EBD – Lição 04 – Uma Promessa, uma Esperança | 1° Trimestre de 2024 | ADOLESCENTES

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2024 | Tema: A História da Salvação | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 04 – Uma Promessa, uma Esperança

Lição 04 - Uma Promessa, uma Esperança | 1° Trimestre de 2024 | EBD ADOLESCENTES

LEITURA BÍBLICA

Gênesis 3.14,15; Isaías 7.14; 9.6

A MENSAGEM

“Todos os profetas falaram a respeito de Jesus, dizendo que os que creem nele recebem, por meio dele, o perdão dos pecados.” Atos 10.43

Devocional

Segunda » Nm 24.17
Terça » At 3.22
Quarta » Mq 5.4
Quinta » Jr 23.5
Sexta »Is 53.2
Sábado » Ml 4.2

CONHECER as profecias do Antigo Testamento sobre a vinda do Messias;
ENTENDER alguns detalhes preditos acerca do nascimento de Jesus;
ANALISAR o porquê da vinda do Messias ser fonte de grande esperança.

Ei Professor!

Ponto de Partida

Vamos Descobrir

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2024 | Tema: A Historia da Salvação | Lição 04: Uma Promessa, Uma Esperança | Escola Biblica Dominical | CPAD

Hora de Aprender
I – UMA GRANDE PROMESSA

1- A promessa no Éden. Depois que Adão e Eva pecaram houve muita expectativa sobre o que Deus faria. Será que Ele destruiria o primeiro casal? Deus tinha dito que, se comessem da fruta proibida, morreriam. Porém, ao invés disso, o Senhor fez a promessa da vinda do Salvador. Ele disse que o ventre da mulher seria canal para dar uma semente ao mundo — um bebê— que iria esmagar a cabeça da Serpente (Gn 3.15). Diante dessa palavra, uma luz acendeu na escuridão da desesperança humana.

3- A promessa e os Profetas. O último dos profetas do Antigo Testamento também falou sobre o aparecimento do Messias, comparando tal episódio ao nascimento do sol: “Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas” (Ml 4.2a ARC). Na linguagem profética, Jesus é apresentado como um sol que ilumina a todos, cujos raios trazem vida àqueles que se abrigam nele — “debaixo de suas asas” (Ml 4.2).

I – AUXÍLIO TEOLÓGICO

II – PROFECIAS SOBRE O SALVADOR

2- O nascimento em Belém. O lugar determinado para o Messias nascer era uma terra pertencente à família real, na região da tribo de Judá: Belém (Mq 5.2). A cidade era pequena e essa escolha mostra uma característica própria de Deus que, em regra, se utiliza de instrumentos frágeis para realizar seus mais nobres projetos. Como Belém, você pode ser pequeno, pobre ou desprezado. Mas não se sinta inferior a ninguém, pois Deus pode ter um plano muito especial para você.

II – AUXÍLIO TEOLÓGICO

III – UMA GRANDE ESPERANÇA

2- A Verdadeira Libertação. A promessa de libertação estava associada ao Messias: “Tu arrebentaste as suas correntes de escravos (…); acabaste com o inimigo que os dominava” (Is 9.4). Jesus trouxe a esperança de restauração ao mundo perdido. A fonte de todo o problema de Israel e do mundo não era a subjugação política do império romano, mas, o império do mal e do pecado. Jesus veio fisicamente a este mundo (o campo de batalha do pecado) para destruir as obras do mal (1 Jo 3.8). O mal foi humilhado na cruz do calvário. Agora, os homens podem ter liberdade para servirem ao Senhor.

III – AUXÍLIO DIDÁTICO

Em Isaías 61.1,2 temos um grande anúncio profético: “O Senhor Deus me deu o seu Espírito, pois ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres. Ele me enviou para animar os aflitos, para anunciar a libertação aos escravos e a liberdade para os que estão na prisão. Ele me enviou para anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo, que chegou o dia em que o nosso Deus se vingará dos seus inimigos. Ele me enviou para consolar os que choram”. Vamos entender a importância desse texto: “Essa profecia messiânica foi mencionada por Cristo na sinagoga de Nazaré – mas somente em parte. Ele fechou o livro depois de ter lido a proclamação do favor do Senhor e não fez menção do ‘dia da vingança do nosso Deus’ (ver Lc 4.17-21). O incidente é significativo por várias razões. [Mas, especialmente, porque] foi uma declaração pública de Jesus de Nazaré de que Ele era o Messias X prometido pelos profetas” (RICHARDS, L. O. Guia do leitor da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.443).

Deus demonstrou sua bondade para com os homens através do redentor, que veio para restaurar a humanidade. Ele, que veio como uma criança pobre, nasceu de uma virgem, em um lugar simples e foi constituído Príncipe da Paz.

Gostou Do site? Ajude-Nos a Manter e melhorar ainda mais este Site. Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra. ( Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )

VAMOS PRATICAR

1- Qual foi a promessa feita ao primeiro casal no Éden? O Senhor fez a promessa da vinda do Salvador. Ele disse que o ventre da mulher seria canal para dar uma semente ao mundo — um bebê— que iria esmagar a cabeça da serpente (Gn 3.15).
2- Qual o significado da profecia de Malaquias que compara o aparecimento do Messias ao nascimento do sol? Jesus, na linguagem profética, é apresentado como um sol que ilumina a todos, cujos raios trazem vida àqueles que se abrigam nele.
3- Qual profecia estudada sobre Jesus na lição mais te impressionou? Resposta pessoal.
4- Quais os títulos que a profecia de Isaías 9.6 menciona? Conselheiro Maravilhoso, Deus Poderoso, Pai Eterno e Príncipe da Paz.

SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL: