EBD – Lição 01: Fé – O Ponto de Partida de uma Vida com Deus | 4° Trimestre de 2023 | JOVENS

EBD |4° Trimestre De 2023 | CPAD – Revista Jovens – TEMA: A Prova da Vossa Fé – Vencendo a Incredulidade para uma Vida Bem-Sucedida  | Escola Bíblica Dominical | Lição 01: Fé: O Ponto de Partida de uma Vida com Deus

Lição 01: Fé - O Ponto de Partida de uma Vida com Deus | 4° Trimestre de 2023 | EBD - JOVENS

TEXTO PRINCIPAL

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.” (Hb 11.1)

RESUMO DA LIÇÃO

Sem fé é impossível agradar a Deus.

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA – Gl 5.6 A fé que opera por amor
TERÇA – 1 Pe 1.7 A prova da fé
QUARTA – 1 Pe 1.21 A fé e a esperança
QUINTA – At 15.9 Purificando o coração pela fé
SEXTA – Jo 1.12 Fé para se tornar filho de Deus
SÁBADO – 2 Co 5.7 Andando por fé e não por vista

OBJETIVOS

ENTENDER o que é fé salvífica;
EXPLICAR a relação entre fé e vida;
DESTACAR a fé como dom e como fruto do Espírito Santo.

INTERAÇÃO

Prezado (a) professor (a), com a graça de Deus vamos iniciar mais um trimestre, o último do ano de 2023. O comentarista das lições é o pastor Eduardo Leandro Alves, pastor auxiliar da Assembleia de Deus em João Pessoa – PB. Ele é doutor em Teologia e autor da obra A Sociedade Brasileira e o Pentecostalismo Clássico publicada pela CPAD. Depois de apresentar as principais abordagens do trimestre e o comentarista, explique que na atualidade muitos conceitos, teorias e ideologias tem como alvo destruir a fé em Deus e na sua Palavra, por isso, precisamos que a nossa fé esteja alicerçada na Palavra de Deus. As Escrituras Sagradas afirmam que sem fé é impossível agradar a Deus e consequentemente ter um relacionamento saudável com Ele.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor (a), para a primeira aula do trimestre sugerimos que você inicie a lição fazendo a seguinte pergunta: “O que é fé?” Ouça os alunos e em seguida, utilizando o texto abaixo, explique o conceito de fé encontrado no Novo Testamento. “O conceito de fé no Novo Testamento abrange quatro elementos principais. Fé significa crer e confiar firmemente no Cristo crucificado e ressurreto como nosso Senhor e Salvador pessoal (Rm 1.17). Importa em crer de todo o coração (At 8.37) ou seja: entregar a nossa vontade e a totalidade do nosso ser a Jesus Cristo tal como Ele é revelado no Novo Testamento

. A fé salvífica é a única condição prévia que Deus requer do homem para a salvação. A fé não é somente uma confissão a respeito de Cristo, mas também uma ação dinâmica, que brota do coração do crente que quer seguir a Cristo como Senhor e Salvador. A fé inclui obediência a Jesus Cristo e à sua Palavra, como maneira de viver inspirada por nossa fé, por nossa gratidão a Deus pela obra regeneradora do Espírito Santo em nós. É a obediência que provém da fé (Rm 1.5). Logo, fé e obediência são inseparáveis (Rm 16.26)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 1704).

TEXTO BÍBLICO

Hebreus 11.3-6
3 Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
4 Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala.
5 Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus.
6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

INTRODUÇÃO

Graças a Deus por mais um trimestre de estudos bíblicos. Depois de estudar a respeito das Cartas Pastorais, estudaremos sobre a defesa da fé. Veremos questões importantes da apologética cristã na atualidade. A primeira lição será mais conceitual, pois estaremos construindo um alicerce para as demais questões.

I – A FÉ SALVÍFICA

1- Fé. No Novo Testamento, esse termo é encontrado com bastante frequência. Contudo, você sabe o que significa? Segundo o Dicionário Houaiss, “fé é a absoluta confiança (em alguém ou algo); comprovação de algum fato.” Entretanto, o autor da Carta aos Hebreus tem a melhor definição: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem” (Hb 11.1). O substantivo pistis (fé) e o verbo pisteuõ (crer) ocorrem mais de 240 vezes na Bíblia. Essas palavras têm uma grande importância no Cristianismo.

A igreja do primeiro século tratou da questão da fé com muito zelo, pois reconhecia a sua importância. A temática da fé também estava presente nas ações missionárias da Igreja Primitiva, pois os crentes anunciavam a fé em Cristo e faziam um convite ao arrependimento (At 3.19). Na atualidade, a mensagem da Igreja deve ser um chamado à fé salvadora. Pregações que não são cristocêntricas e que não exigem fé e arrependimento, são discursos que podem até produzir uma satisfação momentânea, mas não oferecem a alegria da salvação.

2- Confiança no testemunho que Deus dá. Deus testemunhou da missão redentora de Jesus Cristo logo depois do batismo dEle por João (Mt 3.17). A fé em Jesus Cristo é necessária para obtermos a salvação e a vida eterna (Jo 3.15,16,18). A salvação é pela graça, entretanto é necessária a fé salvífica, que é um dom de Deus (Ef 2.8). O Espírito Santo é o único capaz de convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). Nossa fé precisa estar firmada em Cristo e no seu sacrifício redentor (1 Co 15.3-11).

3- Crer mesmo não vendo. A fé é a confiança irrestrita em Deus e na sua Palavra. Tomé, ao saber da ressurreição de Jesus, não acreditou. Disse que para crer era preciso ver o sinal dos cravos nas mãos de Jesus, mas o Salvador o repreende dizendo: “Porque me vistes, Tomé, crestes; bem-aventurado os que não viram e creram! (Jo 20.29).

PENSE! Como anda a sua fé em Deus?
PONTO IMPORTANTE! Arrependimento e fé são essenciais para a salvação.

SUBSÍDIO 1

Prezado (a) professor (a), inicie o tópico apresentando o conceito de fé encontrado na revista. Procure ressaltar que “a fé inclui uma sincera dedicação pessoal e fidelidade ao Senhor, que se expressam na confiança, amor, gratidão e lealdade para com Ele. A fé, no seu sentido mais elevado, não se diferencia muito do amor. É uma atividade pessoal de sacrifício e de abnegação para com o Pai e o Filho. Explique que a nossa fé em Deus precisa crescer e se fortalecer. Nós temos fé em uma Pessoal real e única o que nos leva a crescer, em confiança e obediência capaz de gerar uma dedicação pessoal e amorosa.”

II- A FÉ E A VIDA

1- Fé e milagres. Você crê em milagres? Qual seria o real propósito de Jesus ter operado tantos milagres? João afirma que os muitos sinais, milagres, realizados pelo Mestre tinham como objetivo levar as pessoas a crerem que Ele era o Cristo (Jo 20.31). João deixa evidente que, mais importante que os sinais, é a mensagem da cruz. É preciso pregar o Evangelho, mostrando que Jesus ainda realiza milagres, mas o seu maior feito em nosso favor foi e é a sua morte vicária.

2- Andar com fé. O crente, que experimentou o milagre do Novo Nascimento, não está mais debaixo do jugo do pecado e não anda mais segundo aquilo que ele pode ver, com os seus olhos naturais (2 Co 5.7). O cristão não vive mais na prática do pecado, segundo o curso deste mundo, e também não teme mais a morte. Pois, para nós que cremos em Cristo a morte é apenas uma passagem para a vida eterna com Deus. Enfrentar o desconhecido pode até causar um receio, mas não medo, pânico. Graças a Deus, nós podemos desfrutar da mesma confiança que Paulo tinha na vida eterna. A fé, plantada pelo Senhor em nossos corações, nos leva a crer que a morte e a ressurreição de Jesus são reais, ainda que não tenhamos visto (1 Pe 1.8).

3- A fé e a volta de Jesus. A esperança da salvação eterna, de habitar junto a Deus no Céu, é resultado de uma fé genuína em Jesus e nas Escrituras Sagradas. O crente aguarda a sua completa salvação crendo que, em breve, Jesus voltará para buscar a sua Igreja. Não sabemos o dia e nem a hora da sua vinda, mas temos fé de que Ele voltará (Mt 24.36). Porém, será que quando vier o Filho de Deus, encontrará fé na Terra? (Lc 18.8) Vivemos tempos trabalhosos, em que muitos estão vivendo uma grande frieza espiritual e não esperam mais a vinda de Jesus.

Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você. Ajude-nos 🙏 . Não leva nem 30
segundos. Basta clicar em qualquer ANÚNCIO e você estará colaborando para que esse blog continue trazendo conteúdo exclusivo e de edificação para a sua vida.

SUBSÍDIO 2

Prezado (a) professor(a), explique que o Cristianismo é a interpretação da existência que, como um sistema completo de super naturalismo, posiciona-se como a antítese do naturalismo ateísta. Um monoteísmo radical é também uma antítese polar do politeísmo. Ensinar que Deus é auto subsistente, pessoal, vivo, ético, dinâmico e soberano, é da mesma forma a antítese polar do panteísmo e do deísmo. Contudo, uma vez que a fé cristã defende a trindade da Divindade, ela deve ser fortemente diferenciada de tal espécie de monoteísmo como judaísmo ou islamismo. Estruturada sobre as atividades misericordiosas da revelação e da redenção, ela postula a criação do homem conforme a imagem divina; sua apostasia, sua culpa, sua predileção; mas sua possibilidade de perdão através dos milagres da encarnação, expiação e ressurreição – três elementos da divindade da história que têm seu ponto central em Jesus Cristo.”

III- FÉ: DOM E FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

1- A fé e os dons de curar. A Declaração de Fé das Assembleias de Deus define que “o dom da fé se distingue da fé salvífica e da fé como fruto do Espírito; trata-se de uma fé especial usada num momento específico.” Para o crente receber os dons que estão relacionados em 1 Coríntios 12, é necessário ter fé. Sem fé não recebemos nada da parte de Deus. Em seu ministério terreno, ao visitar algumas cidades, Jesus não pôde realizar muitos milagres. Sabe por quê? Devido à incredulidade do povo: “E não fez ali muitas maravilhas por causa da incredulidade deles” (Mt 13.58). Há uma necessidade urgente em nossos dias de avivarmos a nossa fé colocando-a em ação. O Cristo revelado nos Evangelhos permanece o mesmo. Precisamos buscar a Deus em oração, jejum e leitura da Palavra a fim de experimentarmos uma fé viva, capaz de produzir boas obras, pois a fé sem as obras é morta (Tg 2.17).

2- A fé como fruto do Espírito. O saudoso pastor Antônio Gilberto definiu de forma simples, porém profunda, a questão da fé como fruto do Espírito. Ele afirma que “diferentemente do dom da fé, a fé como fruto do Espírito cresce dentro de nós.” Fé e amor também caminham juntos. Sua fé em Jesus é evidenciada mediante suas ações, ou seja, seus frutos. Partindo do princípio de que a fé é a nossa confiança inabalável em Deus, ela pode ser comparada como o tronco de uma árvore e o amor é um dos seus frutos. Amor, fidelidade a Deus e paz são atributos de quem tem fé no Cristo ressurreto.

pdf todas as revista EBD

3- Fidelidade. A fé produz novidade de vida e fidelidade, pois o servo de Deus é fiel ao seu Senhor, à sua igreja, liderança e família. Tomemos como exemplo Timóteo e Tito que, embora fossem ainda jovens, foram fiéis ao Senhor e a Paulo, cuidando da igreja com dedicação e amor. Infelizmente vivemos em um mundo em que as pessoas já não tem mais temor a Deus e são infiéis. Só quem já experimentou o Novo Nascimento pode viver de modo fidedigno nesse mundo tenebroso. O desejo de Deus para a sua vida é que você tenha fé diante das tribulações. No mundo temos tribulações, mas podemos ter a certeza de que não estamos sozinhos, Cristo está conosco em todo o tempo (Mt 28.20).

CONCLUSÃO

Diante das situações adversas, tendemos a esfriar na fé, mas nesses momentos precisamos nos voltar para o Senhor. Talvez você esteja enfrentando um tempo difícil, mas peça que o Pai revigore a sua esperança em suas promessas. A fé em Deus é fundamental para que você vença o mundo (1 Jo 5.4). Então, busque ao Senhor e peça mais fé.

HORA DA REVISÃO

1- O que é fé de acordo com Hebreus 11.1? “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem” (Hb 11.1).
2- Segundo a lição, o que é necessário para se obter a salvação? A fé em Jesus Cristo.
3- Quem é capaz de convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo? O Espírito Santo.
4- Segundo o Evangelho de João, qual o propósito dos sinais realizados por Jesus? Levar as pessoas a crerem que Jesus era o Cristo.
5- Como a Declaração de Fé das Assembleias de Deus define o dom da fé? “O dom da fé se distingue da fé salvífica e da fé como fruto do Espírito; trata-se de uma fé especial usada num momento específico.”

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088-69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL: