SUBSÍDIO EBD LIÇÃO 9: O AVIVAMENTO PENTECOSTAL NO BRASIL | 1° TRIMESTRE DE 2023 – ADULTOS CPAD

SUBSÍDIO EBD Lição 09: O Avivamento Pentecostal no Brasil | 1º Trimestre de 2023 – Subsídios Escola Biblica Dominical das Lições Bíblicas Adultos CPAD: TEMA: AVIVA A TUA OBRA – O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

LEITURA BÍBLICA

Atos 19.1-7

VERSÍCULO CHAVE

E, quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo veio sobre eles, e tanto falavam em línguas como profetizavam (Atos 19.6 NAA).

Como surgiu o termo pentecostalismo? Quem foram os primeiros missionários pentecostais que chegaram em terras Brasileiras? Qual é a mensagem pentecostal? Nesta oportunidade buscaremos à luz da Bíblia e da História as respostas para essas perguntas.

I – O MOVIMENTO PENTECOSTAL

O Movimento Pentecostal é assim chamado porque resgatou a plenitude da experiência de Atos 2, ocorrida durante a festa judaica de Pentecostes. Os dons do Espírito, os chamados “sinais”, foram prometidos por Jesus (Mc 16.17-20). Além do episódio de Atos 2, vemos o derramamento do Espírito Santo em várias partes do livro de Atos.

Em alguns casos, os dons do Espírito Santo são frisados: línguas e profecias, principalmente (At 10.45-46). O termo “pentecostalismo” deriva da experiencia do Dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos de Cristo num cenáculo de Jerusalém. O pentecostalismo é definido como um movimento religioso com ênfase na espiritualidade e que saiu do protestantismo tradicional.

1- O surgimento do pentecostalismo no livro de Atos. A expressão “pentecostalismo” procede do vocábulo grego pentekosté que significa quinquagésimo. O Pentecostes era a segunda das três principais festas judaicas (Lv 23) e recebe esse nome por ser comemorado cinquenta dias após a Páscoa (Lv 23.16). Foi durante o Pentecostes que os quase 120 que oravam no cenáculo receberam o batismo com o Espírito Santo (At 1.3; 2.1-13).

2- O movimento pentecostal a partir de 1901. Em 1901, o pentecostalismo que conhecemos hoje teve seu início e, em 1906, na Rua Azuza, em Los Angeles, USA, um pastor negro, William Seymour, homem piedoso e de vida santa, começou a orar pelas pessoas e o Espírito Santo manifestava-se poderosamente, com sinais e prodígios e a manifestação de línguas espirituais como em Atos dos Apóstolos.

A) A ênfase do movimento pentecostal. É um movimento que enfatiza a experiência dos discípulos de Cristo no Dia de Pentecostes como uma manifestação que não ficou restrita ao passado, ou seja, enfatiza a atualidade da doutrina do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais”.

3- O que é ser pentecostal? Pentecostal é aquele que acredita na atualidade do batismo com o Espírito Santo com a evidência inicial de falar em outras línguas. Durante um tempo essa verdade foi negligenciada por muitos cristãos, mas no início do século XX a igreja passa por um grande avivamento nesse sentido.

II – O MOVIMENTO PENTECOSTAL NO BRASIL

1- Pentecostalismo no Brasil. O movimento pentecostal da Rua Azuza influenciou Daniel Berg e Adolf Gunnar Vingren, que vieram ao Brasil, chegando a esta terra em 1910. Em 1906 a igreja Missão de Fé Apostólica, localizada na rua Azusa, Califórnia, e pastoreada por William Seymour, começou a influenciar todo os Estados Unidos com sua mensagem pentecostal, inclusive dois imigrantes suecos: Daniel Berg e Gunnar Vingren. Berg e Vingren, em 1911 fundaram no Brasil “a Missão da Fé Apostólica” que mais tarde se chamaria Assembleia de Deus e que viria a ser a maior denominação evangélica do Brasil.

2- As fases do pentecostalismo no Brasil. O pentecostalismo brasileiro pode ser dividido em três fases onde o foco da mensagem variou durante o tempo:

1ª fase (1910 – 1950), ênfase no Batismo com o Espírito;
2ª fase (1950 -1970), ênfase em cura divina;
3ª fase (1970 – dias atuais), ênfase em expulsão de demônios.

A) 1ª fase (1910 – 1950): Começou com a vinda do missionário italiano Louis Francescon, que fundou a Congregação Cristã no Brasil (1910) e trabalhou entre os italianos nos Estados do Sul e Sudeste brasileiro, e com Daniel Berg e Gunnar Vingren, que fundaram a Assembleia de Deus (1911) nos Estados do Norte e Nordeste. Neste período a mensagem era centrada no Batismo com o Espírito Santo, em uma separação total do mundo (Rm 12.2) e na prática de uma vida moral e espiritual.

B) 2ª fase (1950 – 1970): Começou na década de 1950 com a chegada de dois missionários norte-americanos que fundaram a Igreja do Evangelho Quadrangular (1951), pois tinham por objetivo alcançar o maior número de pessoas possível, usando o rádio para este fim. Neste período, também foram fundadas a Igreja Evangélica Pentecostal o Brasil para Cristo (1955) e a Igreja Pentecostal Deus é Amor (1962), sendo que a mensagem principal deste período era a cura divina.

C) 3ª fase (1970 – dias atuais): Esta fase também é chamada de neopentecostalismo, e seus principais representantes são a Igreja Universal do Reino de Deus (1977), Igreja Internacional da Graça de Deus (1980), Igreja Apostólica Renascerem Cristo (1986) e Igreja Mundial do Poder de Deus (1998), onde a mensagem enfatizada é a expulsão de demônios e, principalmente, a prosperidade financeira.

3- A experiência pentecostal na vida dos fundadores da Igreja Assembleia de Deus no Brasil.

A) A experiência pentecostal de Daniel Berg. Em 25 de março de 1902, o jovem sueco Daniel Berg, com 18 anos e crente batista, desembarcou em Boston, nos Estados Unidos. Depois de sete anos, retornou à Suécia e conheceu a nova doutrina do batismo com o Espírito Santo por meio do pastor Lewi Pethrus que fora seu amigo de infância. Quando retornou aos Estados Unidos, em Chicago, ele recebeu a promessa pentecostal em 15 de setembro de 1909.

B) A experiência pentecostal de Gunnar Vingren. Em 19 de novembro de 1903, o jovem sueco Gunnar Vingren chegou a Kansas City (EUA). Era crente batista e trabalhava como evangelista na Suécia. Recebeu o batismo com o Espírito Santo em novembro de 1909 numa conferência em Chicago.

III – A MENSAGEM PENTECOSTAL

O Movimento Pentecostal no Brasil, principalmente sob o trabalho de evangelização das Assembleias de Deus, prega a seguinte mensagem: Jesus salva, Jesus batiza no Espírito Santo, Jesus cura e Ele breve voltará. Essa mensagem é conhecida como a pregação completa do Evangelho.

1- Jesus Salva. Pregar o Evangelho sempre foi prioridade no Movimento Pentecostal porque nossos primeiros pais sempre tiveram o entendimento de que o ser humano está perdido em delitos e pecados (Rm 1.18-32; Ef 2.1,2). Logo, se ele não se arrepender a tempo (Jo 3.16-19), certamente receberá a devida condenação no juízo de Deus (Mt 25.41-46). Sabedores disso, os missionários pentecostais não mediram esforços para anunciar a única chance para o pecador ser livre do pecado: arrepender-se e reconhecer que Jesus Cristo é o único e exclusivo salvador (At 2.38).

2- Jesus Cura. Jesus Salva, uma bênção que ocorre na esfera espiritual da vida do ser humano. Entretanto, por intermédio do exercício dos dons espirituais na vida do crente, e com o objetivo de mostrar que o Evangelho de Cristo é uma mensagem de poder (Hb 2.1-4), e não apenas teoria doutrinária, existe uma bênção que ocorre no corpo físico da pessoa: a cura divina. Esta mensagem pentecostal está fundamentada biblicamente em Isaías 53 (vv.4,5) e ao longo do ministério de Jesus os quatro Evangelhos e do ministério dos apóstolos (Atos dos Apóstolos e Cartas Apostólicas). Jesus Cristo que tem poder para salvar a alma do pecador, tem poder para curar as enfermidades do corpo.

3- Jesus Batiza no Espírito Santo. Uma vez que o pecador está salvo em Cristo, há uma promessa gloriosa acerca do Batismo no Espírito Santo dirigida para ele: “essa promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar” (At 2.39).

A partir do Batismo no Espírito Santo, conforme narrado nos Atos dos Apóstolos, com a evidência do falar em línguas (At 2.4; 8.14-7; 10.44-46), abre-se uma porta gloriosa para os dons espirituais (1Co 12.1- 11) para que, a partir desse crente batizado, e dos demais, haja uma igreja viva, orgânica e capacitada pelo Espírito a pregar o Evangelho ao pecador com poder, sinais e maravilhas (At 3.1-10; vv.11-21; 1 Co 2.4,5).

4- Jesus Breve Voltará. Uma vez apresentada a Salvação, o Batismo no Espírito Santo e a Cura Divina, a mensagem pentecostal apresenta a esperança de que breve Jesus virá (Ap 3.11). Consciente de que Nosso Senhor pode voltar a qualquer momento, o pentecostal procura viver de maneira santa, cheio do Espírito Santo, uma vida devocional ungida, a fim de pregar o Evangelho completo até que nosso Senhor arrebate a sua Igreja e distribua galardões aos santos (1Co 3.10-14; Ap 3.12).

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL:

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BIBLIA ONLINE

SUBSÍDIOS EBD – CPAD

SUBSÍDIO EBD LIÇÃO 9: O AVIVAMENTO PENTECOSTAL NO BRASIL | 1º Trimestre de 2023 – Subsídios Escola Biblica Dominical das Lições Bíblicas Adultos CPAD: TEMA: AVIVA A TUA OBRA – O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus