Lição 4-Perseverando Na Fé

 

Lucas 18.1-8

A perseverança é uma qualidade daquele que persiste que tem constância nas suas ações e não desiste diante das dificuldades.

 

Perseverar é conquistar seus objetivos devido ao fato de manter-se firme e fiel a suas ideias e propósitos .Jesus disse que No mundo tereis aflições Mas tem de bom animo. Tiago 1:12 Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

. O Senhor emprega esta parábola para encorajar o seu povo a orar com Fe e fervor, e perseverar nesse particular.

 

Ha um povo no mundo que é o povo de Deus, que é a igreja de cristo, que são os seus eleitos, um povo de sua escolha, um povo escolhido. E o Senhor tem um cuidado especial em tudo o que faz por eles; isto se deve ao fato de serem seus escolhidos. O Senhor assume uma responsabilidade em relação àqueles que Ele escolhe.  Os escolhidos de Deus enfrentam muitos transtornos e oposição neste mundo; ha muitos adversários que lutam contra eles; Satanás é o seu grande adversário.  O que e desejado e esperado é que Deus os preserve e os proteja,e que a sua Mao opere neles; que Ele assegure o interesse da igreja no mundo e a sua graça em cada coração. Jesus assegura que Deus Pai, por fim, será misericordioso.

Para conosco: Ouvi o que diz o injusto juiz, como ele reconhece ter sido vencido pela importunação constante, e Deus não fará justiça aos seus escolhidos.

 

 

 

Uma das exortações bíblicas mais urgentes em nossos dias é a perseverança na fé. Marcos 13:13 Todos odiarão vocês por minha causa; mas aquele que perseverar até o fim será salvo. Por isso devemos estar perseverando e em constante oração, um dos objetivos dessa parábola é nos incentivar a perseverar na fé. E que como a viúva persistente deveu orar sempre sem desanimar

 

I-INTERPRETANDO A PARABOLA DO JUIZ INIQUO

 

 

Alguns leitores desta parábola ficam surpresos com o fato do

Juiz injusto que atende a viúva ser comparável a Deus que

Atende nossas orações. E tem levado muitos a fazer interpretações equivocadas sobre a bondade de Deus, o amor e a justiça de Deus, porem devemos levar em conta o propósito que levou Jesus contar essa parábola. O fato é que Jesus quer que aprendamos desta comparação que: se um juiz injusto e ímpio atende relutantemente uma pessoa

Por pura importunação, quanto mais nosso Deus e Pai, bom, justo e misericordioso não desejará irá atender seus filhos apressadamente? A lição fica mais forte justamente pelo contraste. Se um homem mal consegue fazer o que alguém lhe pede, quanto mais um Deus bom atenderá seus filhos? E Que quanto mais perseveramos na fé, maior numero de resposta de oração obter.

 

-Ao estudar esta parábola, vamos procurar vê-Ia em seu contexto oriental. O “tribunal” não é um prédio sofisticado, mas uma tenda que costumava ser levada de um lugar para outro ao longo do itinerário percorrido pelo juiz.

O juiz. Obviamente não era um juiz judeu. Todas as disputas comuns entre os judeus eram levadas diante dos anciãos e não diante dos tribunais públicos. Se, sob a lei judaica, apresentava-se um assunto para ser arbitrado, o tribunal não podia ser constituído por um só homem. Havia sempre três juízes, um eleito pelo demandante, outro pelo defensor e outro eleito independentemente. O juiz da parábola era um desses magistrados pagos escolhidos por Herodes ou pelos romanos. Esses juízes eram muito famosos. A não ser que a pessoa que tivesse requerendo algo tivesse influências e dinheiro para comprar o veredicto não podia ter esperança de que sua causa se solucionasse. Dizia-se que pervertiam a justiça por um prato de carne. O povo fazia jogos de palavras com seu título. Oficialmente eram chamados de juízes de proibições ou castigos, mas popularmente eram conhecidos como juízes ladrões.

É fundamental lembrar que Jesus utiliza O contraste entre o juiz e o Pai, pois, de outro modo, se conclui que é preciso “argumentar” com Deus ou “suborná-lo” para que responda a nossa.

Orações! Deus não é como esse juiz, pois é um Pai amoroso, que atenta para todas as.

Nossas súplicas, sendo generoso em suas dádivas e se preocupando com nossas necessidades,

Pronto a supri-Ias quando clamarmos. Deus responde às orações para sua glória e para nosso bem e nunca se aborrece quando o buscamos.

 

A Viúva: é o caso típico de alguém muito desamparada Apesar de Deus

Haver instruído seu povo a cuidar das viúvas, naquela época, muitas vezes eram difíceis essas mulheres se sustentarem (Dt 14:28,)

Pelo costume oriental, mulheres não iam ao fórum. O fato de esta

Viúva comparecer pessoalmente no tribunal mostra o quanto ela é

Desamparada – não tem ninguém para lutar por ela. A igreja

Sempre se preocupou com viúvas (At 6.1-6) Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.

Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Pró-coro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.

 

 

 

A única arma que possuía era a insistência, e ela usou-a até o fim.

A viúva precisava superar três obstáculos.  Em primeiro lugar, pelo fato de ser.

Mulher, praticamente não existia perante a lei. Na sociedade palestina do tempo de

Jesus, as mulheres não pleiteavam suas causas. Em segundo lugar, uma vez que era.

Viúva, não tinha um marido para representaria no tribunal. Por fim, era pobre e, nem.

Que quisesse, não poderia pagar suborno. Não é de se admirar que as viúvas pobres

Não recebessem o amparo legal que lhes era devido!A viúva. Simboliza todos os pobres e indefesos. Era óbvio que ela, sem recursos de nenhum tipo, não podia ter esperança em obter justiça de tal juiz. Mas tinha uma arma, a arma da insistência.

 

O texto central da parábola trata da perseverança na oração, fato destacado já no primeiro versículo de Lucas 18. “E contou lhe também uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer”. Através da perseverança ela atraiu a atenção do juiz, demonstrando que, na persistência demonstramos confiança, na solução de uma causa. Ela demonstra um coração decidido e uma disposição muito grande, tanto que o texto usa a expressão (molesta) para indicar a perseverança da viúva diante do juiz. O juiz só ajudou a viúva por medo de que ela o “molestasse” – expressão que significa, literalmente, “deixar com um olho roxo” – ou seja, que acabasse com sua reputação. A fé é uma marca na vida dessa mulher, que mesmo diante do desprezo do juiz manteve-se firme e perseverante, crendo na solução de sua causa. A falta de perseverança e fé tem impedido muitas pessoas de experimentarem uma resposta para as causas da sua vida. (Esta viúva é um retrato dos servos de Deus que confia em sua ação por intermédio da fé Hebreu 11:1) Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.

 

 

II-A BONDADE DE UM DEUS JUSTO

 

 

 

Mateus 7:11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? Deus é tão bom que faz muito mais do que pedimos (Efésios 3:20  Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera)

A bíblia esta cheia de texto que nos mostra a bondade de Deus

 

Os atributos morais de Deus expressam o seu caráter, e geralmente são dividido em bondade, santidade e justiça. Tratam de características divinas presentes no relacionamento de Deus com suas criaturas. A bondade faz parte da essência de Deus. (Salmos 34:8

(Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.)

 

 

 

O juiz desta parábola é iníquo ou seja é mau, perverso, malévolo.já o nosso Deus ele é justo.(Salmos 7.10-11 Deus é o escudo que me cobre, o salvador dos corações retos. Deus é o justo juiz! Deus que demonstra, a cada dia, seu extremo zelo)

O clamor por justiça chega a Deus: (Tg 5.4 Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.)

 

 

. Os Salmos e muitos textos bíblicos nos ensinam sobre o juízo final que resolverá

toda injustiça. Contudo, nem sempre teremos que esperar até o fim

dos tempos.
Deus opera em todas as coisas em todo o tempo, fazendo com que tudo coopere para a realização de seus propósitos. No instante em que lhe fazemos um pedido

de acordo com sua vontade (ver 1 jo 5:14, 15), Deus começa a trabalhar. Talvez não o

vejamos operando no momento, mas um dia a resposta virá.

 

Nós vemos nessa parábola uma pobre viúva pedindo justiça,mas o que Jesus esta ensinando é sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer . se não orarmos, desanimaremos! O termo esmorecer descreve um cristão que perde o ânimo e fica desalentado a ponto de desejar desistir.

 

 

 

 

 

lll-A PERCEVERANÇA DA VIUVA É UMA IMAGEM PARA NOS.

 

Nos vivemos em constante luta contra o pecado por isso é essencial uma vida de oração não devemos desistir de perseverar na oração e na suplica.vemos que a oração é prescrita como um remédio para que ninguém esmoreça nos difíceis dias vindouros – os dias do cerco de Jerusalém, os dias que precederão a segunda vinda de Jesus e todos os outros dias desesperadores. Quando Jesus fosse levado da terra, a Igreja seria como a viúva na parábola. Mas a oração seria o seu meio de suporte e alívio.

 

Esta parábola nos a diverte a não esmorecer, Esmorecer: literalmente significa ceder ao mal. Perder o ânimo,tornar-se covarde, cansar-se. O juiz  Resolveu atender: não por amor ao certo, mas por estar cansado de ver as lamúrias da mulher. sua única arma era a importunação,a persistência. a referencia do juiz a sua continua vinda indica,que ele estava convencido de que ela nunca pararia de importunado ate que seu pedido fosse atendido,Não haja nada de profundo ali,ela simplesmente não pararia de pedir até que seu caso fosse tratado de forma justa.

Assim como a viúva é desamparada, assim também é a igreja,está, aparentemente desamparada, num mundo de pecado. A igreja só depende de Deus, e por isso deve orar a ele, para que logo

venha e execute sua justiça. A igreja ora: Maranata!E. A medida da fé e confiança na oração:  A medida de nossa fé pode ser aquilatada pela frequência, intensidade e confiança nas orações.

Devemos alem de orar também precisamos perseverar não desistir, não parar,crendo que Deus é galardoado aos que os buscam, (Hebreus 11:6  Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoado dos que o buscam.

 

Somos exortados a persevera na fé.Jesus no final do versículo 8 faz uma pergunta,achara Fe na terra? A pergunta sugere uma forte negativa: Não, não achara; Ele mesmo prevê isto.E predito que, quando Cristo vier para defender a causa do seu povo, ele achara apenas pouca fe em comparação com o que se poderia esperar. Isto é Em geral,Ele encontrara apenas poucas pessoas boas, poucas que sejam realmente verdadeiramente boas. Muitas tem a forma e o aspecto de piedade, mas poucas tem Fe,são sinceras e honestas; Ele encontrara pouca fidelidade entre os homens; faltam os fieis, Salmos 2.1,2. Mesmo ate o fim dos séculos ainda haverá ocasião para a mesma queixa. O mundo não ficara melhor, não enquanto estiver se tratando deste período. Este período é mau, e será mau, e o pior de todos será aquele que antecedera a vinda de Cristo; os últimos tempos — –serão os mais perigosos. Em particular, o Senhor encontrara poucos que tenham Fe no tocante a sua vinda. Quando vier fazer justiça aos seus escolhidos.

Conclusão: que nos possamos continuar perseverando até a volta de cristo, como vimos nesta parábola que nos ensina sobre a oração e a persistência,é um modelo para nos de persistência e fé.Jesus bem nos disse que no mundo tereis aflições mas fiquem firmes ,tendes bom animo.