Esboço Para Pregação em Joel 2.12-17 “O Arrependimento Verdadeiro”

Esboço Para Pregação Impactante em Joel 2.12-17 – Tema: “O Arrependimento Verdadeiro” [Só aqui você encontra os melhores Esboço de Pregação]

O Arrependimento Verdadeiro

Texto Base: Joel 2:12-17 ” 12- Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
13- E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
14- Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o Senhor vosso Deus?
15- Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene.
16- Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento.
17- Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?

OBJETIVO: Praticar o arrependimento verdadeiro.

Introdução

Confiados na graça, corremos o risco de pensar que Deus não dá muito valor ao arrependimento. Para alguns parece tão simples esta questão. Pensam: sou fraco mesmo, não consigo dizer não aos meus erros, mas, depois falo com Deus, digo a Ele que estou arrependido e tudo está certo, tudo fica bem. Quando pecamos, sem dúvidas, devemos levar urgente o nosso problema a Deus e demonstrar arrependimento, afinal, sem isto não há perdão de pecados. Mas isto não deve ser feito de forma leviana. Deus sabe se o arrependimento é verdadeiro ou não, não adianta se aproximar dele de maneira falsa. Portanto, é importante observar neste texto alguns pontos relacionados ao verdadeiro arrependimento.

1- É da vontade de Deus (v. 12a)

1.1. O primeiro destaque no texto é que o arrependimento verdadeiro é da vontade de Deus.
1.2. Depois do profeta falar do castigo divino e da dureza que é enfrentá-lo no dia do acerto, como se vê em Joel 2:11, apresenta ao povo de Deus o convite que ele mesmo faz: “Convertei-vos a mim” (12a).
1.3. Não só aqui, mas em várias partes da Bíblia podemos notar que é da vontade de Deus que haja arrependimento verdadeiro por parte de quem peca, seja o pecador membro de seu povo ou não.
1.4. É da vontade de Deus que os perdidos cheguem ao arrependimento verdadeiro para serem salvos (2 Pedro 3:9). Também que os salvos se arrependam e permaneçam na comunhão (Apocalipse 2:5, 16; 3:3, 19).
1.5. Se você tem andado fora da vontade de Deus, saiba que é da vontade dele que você se arrependa.

2- Deve mudar o interior além do exterior (vS. 12b-13a)

2.1.Outro destaque sobre o arrependimento verdadeiro é que ele deve mudar o interior além do exterior.
2.2. Vejam que não estou dizendo que não deve mudar o exterior, mas que ele deve ir mais longe.
2.3. O texto fala em manifestações exteriores de arrependimento como Jejuns, choro e pranto (O povo é convidado a se converter a Deus lançando mão destas práticas – o exterior é importante! – v.12b).

2.4. Arrependimento envolve mudança de comportamento, portanto deve ser notado pelos outros. Deve ser visível pela prática religiosa, ou pelas novas atitudes, que realmente há um pesar pelo erro cometido.
2.5. Contudo o exterior não é o principal. É possível fazer cara de triste, demonstrar sofrimento, até reparar os erros, dependendo do caso, sem, contudo estar verdadeiramente arrependido (v.13a).

Frase ilustrativa: Pois, o coração sincero naturalmente se manifesta no rosto, mas o rosto enganoso não revela o coração.

2.6. O verdadeiro arrependimento vai além do exterior. Não fica só no rasgar as roupas (isto era sinal de arrependimento para o povo de Deus no A.T.), mas deve ser algo que atinge o nosso coração, emoções.
2.7. O arrependimento verdadeiro mexe por dentro e é ele que devemos buscar pois Deus não aceita outro.

3- Traz vantagens para o arrependido (vs. 13b-14)

3.1. Vemos também, aqui neste texto, que o arrependimento sincero traz vantagens ao arrependido.
3.2. Deus, completo em si, não necessita do arrependimento de ninguém (As vantagens são só nossas).
3.3. O profeta, naquela ocasião, sabendo que o povo merecia o castigo de Deus, não ousa nem afirmar que eles terão alguma vantagem no acerto de contas se viesse a se arrepender. Ele apenas diz: “Quem sabe…”
3.4. É como dissesse: Não merecemos nada, mas o Senhor… (v.13b), ele é até capaz de nos abençoar no meio de toda esta desgraça que estamos passando por causa dos nossos pecados (v.14).
3.5. O grande beneficiado pelo arrependimento é o arrependido (Veja 1 João 1:9).
3.6. No Antigo Testamento eles diziam, como aqui, talvez nos dê uma bênção, pelo Novo Testamento sabemos que, com certeza, Deus tem bênçãos para os arrependidos. Sendo preciso arrependa-se!

4- É assunto importante e urgente (vs. 15-17)

4.1. Ainda vejo no texto que a questão do arrependimento verdadeiro é assunto importante e urgente.
4.2. O profeta estava falando de um castigo que poderia vir a qualquer momento sobre o povo (Daí o chamado ao arrependimento verdadeiro, pois só este os poderia livrar da condenação).

4.3. A importância e a urgência podem ser vistas nos versículos 15-17 no apelo para que:
a) Dessem o alarme, tocando a trombeta. Trombeta era usada anunciar a eminência do perigo.
b) Fosse promulgado um santo jejum (Jejum, aqui, é uma tentativa de demonstrar arrependimento).
c) Fosse convocada uma assembleia solene.
d) Reunissem o povo todo.
e) Ajuntassem os anciãos.
f) Que reunissem até as crianças e os bebês para pedir clemência.
g) Até os noivos dessem um tempo em suas festividades de casamento.
h) Os sacerdotes chorassem diante de Deus clamando por misericórdia.

4.4. Estamos em situação um tanto quanto diferente, mas o arrependimento verdadeiro continua sendo assunto importante e urgente (O acerto com Deus pode ocorrer a qualquer momento).
4.5. Com certeza isto não é assunto para se deixar para mais tarde, pois as consequências serão eternas.

Conclusão

Deus deseja que todos pratiquem o arrependimento verdadeiro e nos convida a isto por sua Palavra. Ele não tem nenhuma vantagem com isto. As vantagens são todas nossas mesmo. O encontro com Deus é inevitável. Cedo ou tarde ficará claro se nosso arrependimento é real ou não. O assunto é sério e merece a nossa análise profunda e a tomada de decisões urgentes. Se você ainda não se arrependeu de seus pecados e aceitou a Jesus como seu salvador, a minha palavra é: Faça isto ainda agora, arrependa-se verdadeiramente, pois só assim será salvo, e Deus quer a sua salvação. Se você já fez esta decisão mas tem pecados escondidos, ou que foram confessados de forma leviana, sem arrependimento verdadeiro, confesse-os e deixe-os para que você tenha verdadeira comunhão.

Só AQUI você encontra os melhores esboço de pregação impactante e esboço de pregação edificante sobre todos os temas, esboço de pregação expositiva, esboço de pregação textual, esboço de pregação temático, esboço para pregação, esboço de pregação motivacional, esboço de pregação sobre salvação, Esboço De Pregação, esboço de pregação sobre família, esboço de pregação sobre fé, esboço de pregação sobre libertação, esboço de pregação evangélica, esboço de pregação sobre Paulo, esboço de pregação para jovens, esboço de pregação sobre tempestade, estudo bíblico, estudo bíblico completo, estudo bíblico sobre fé, estudo bíblico para jovens, estudo bíblico evangélico, estudo bíblico online, temas para estudo bíblico, estudo bíblico grátis, sermão, sermões biblico.

SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DOMINICAL

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BIBLIA ONLINE