Esboço para Pregação em 2 Reis 5 ” Deus Cura…”

Esboço de Pregação Impactante em 2 Reis 5 – Tema: “ Deus Cura…” [Só AQUI você encontra os Melhores Esboço de Pregação]

Deus cura…

Texto Base: 2 Reis 5
Objetivo: Respeitar a soberania de Deus ao pedir por cura.

Introdução

Iniciar lendo o texto todo e, depois de orar pedindo a orientação de Deus, perguntar ao povo: Quantos aqui acreditam que Deus cura? (Certamente todos vão responder que acreditam).
Continuar dizendo: Realmente Deus cura. A Bíblia toda mostra isto (Pode citar alguns exemplos) e também nós, na atualidade, testemunhamos isto (Pode citar alguns exemplos). Que Deus cura quase ninguém duvida, só mesmo aqueles que não acreditam em Deus, mas poucos têm parado para observar como é que Deus age em relação à cura e, alguns, acabam desrespeitando a soberania de Deus, procurando controlá-lo, utilizá-lo ao seu bel prazer, com objetivos de cura. Vejamos nesta história envolvendo o profeta Eliseu e Naamã algumas informações sobre cura divina.

1- Quem Ele quiser

1.1. O primeiro destaque que observo neste texto é que Deus cura quem ele quiser e não a todos.

1.2. Deus não cura a pessoa por ser boa ou má, por ser crente ou descrente, ou por qualquer outro motivo que possamos imaginar. Ele cura quem ele quiser curar. Veja Naamã, ele era:
a) Um estrangeiro. Não pertencia ao povo de Deus, era da Síria (5:1).
b) Comandante do exército da Síria, que oprimia o povo de Israel (5:2).
c) Levava pessoas de Israel para serem escravos na Síria (Ele mesmo tinha uma escrava capturada em Israel – 5:2).
d) O texto mostra que ele era um idólatra, como o restante de seu povo, e, mesmo depois de convertido (ele se converteu com a cura recebida – 5:17), iria acompanhar seu rei em cultos idólatras (5:18).

1.3. Aos olhos humanos Naamã não possuía boas credenciais para ser curado, não merecia a cura divina. Mas Deus o curou, enquanto outros leprosos de sua época, que pertenciam ao povo de Israel, não foram curados (Lc 4.27). Isto porque Deus cura quem ele quiser. Ele é soberano!

2- Onde Ele quiser

2.1. Outro destaque que observo no texto é que Deus cura onde ele quiser.

2.2. Naamã era de outro país, estava longe de Samaria, a capital de Israel. Mas poderíamos levantar a pergunta: Deus não poderia ter curado Naamã sem ele sair da Síria? A resposta seria sim! Então porque não curou? Porque Deus cura onde ele quiser! Não somos nós que determinamos o lugar.

2.3. Vemos em nossos dias pessoas estabelecendo lugares fixos onde Deus deve operar, como: templos, grutas, montes, cidades… (Deus é criativo e opera onde quiser operar, não vive se repetindo).

2.4. Deus não necessita de lugar especial, cura em qualquer lugar. Nesta ocasião escolheu Samaria, para onde foi Naamã buscar a cura (5:3-7). Lugar que mais tarde seria odiado pelos judeus.

2.5. Não existem locais santos, ou especiais para a cura, o Deus que cura é especial e cura onde quiser!

3- Quando Ele quiser

3.1. Também vejo aqui que Deus cura quando quiser e não quando queremos, como alguns pensam.

3.2. Morava em Samaria o profeta Eliseu. O homem pelo qual Deus fez o maior número de milagres registrados no Antigo Testamento (Creio que só a Jesus são atribuídos mais milagres na Bíblia).

3.3. A presença de Eliseu na cidade não era garantia de cura para ninguém. Veja a reação do rei de Israel quando recebeu a carta do rei da Síria com a ordem para que Naamã fosse curado (5:6-7).

3.4. Certamente o rei conhecia os milagres feitos por meio de Eliseu, mas também sabia que ninguém obrigava Deus a nada, por isso ficou desesperado. Não sabia se Deus queria curar naquela ocasião.

3.5. Muitos em nossos dias marcam dias e horas para que Deus cure. Inventam ocasiões especiais como tarde da bênção, dia da libertação, como se pudessem manipular Deus. Mas a Bíblia mostra que Deus é soberano, não está sob nosso controle, e cura quando quiser! Não tem hora nem dia.

4- Como Ele quiser

4.1. O texto ainda mostra que Deus cura como quiser.

4.2. Naamã tinha uma ideia errada de como Deus deveria curar (ele conhecia pouco o Deus verdadeiro). Ele pensava que Deus deveria agir, pelo profeta, dentro de certo ritual. Veja 5:11.

4.3. Quando o profeta apresentou a Naamã a forma de Deus, para aquela ocasião, pois cada caso é um caso, Naamã ficou tão indignado que quase foi para casa sem a cura (Explicar 5:9-14).

4.4. Aos olhos humanos Deus escolheu um método absurdo para curar o leproso, mas funcionou. Funcionou como funcionaria qualquer outro, pois poderoso é Deus e não o método empregado.

4.5. Quantos tentam manipular Deus procurando palavras mágicas e gestos que o façam curar. Fuja disto! Isto é limitar Deus. Ele é criativo e utiliza vários métodos, segundo aquilo que ele determina.

5- Por quanto Ele quiser

5.1. Também se percebe no texto que o preço da cura é determinado por Deus. Ele cura por quanto ele quiser e não por quanto nós lhe oferecemos, ou profetas determinam. (Com Deus não se negocia).

5.2. Naamã partiu da Síria para Israel pronto para pagar um alto preço pela sua cura. Ele era muito rico e podia pagar. Certamente pensava em comprar o “serviço” de Deus com os 350 Kg de prata, 70 Kg de ouro, mais 10 mudas de roupas finas, como nos informa em 5:5 a versão bíblica conhecida como Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

5.3. O profeta, certamente orientado por Deus, não aceitou nada como pagamento pela cura (5:16). Deus cura por quanto Ele quiser e, neste caso, não exigiu absolutamente nada de volta.

5.4. Na ocasião em que Jesus curou 10 leprosos, foi requerido deles que se apresentassem ao templo (Lc 17:14), provavelmente, para oferecer a oferta determinada pela lei (KV 14), mas o importante é ver que está no poder de Deus determinar o “preço”. Ninguém se atreva a tentar comprar a cura ou, como Geasi, a querer se passar por Deus e cobrar pelas curas que Ele efetua (5:20-27).

5.5. Está em Deus o fazer o preço, se assim o desejar, pois ele é o dono da cura!

Conclusão

Para concluir quero destacar:
a) A Bíblia e a experiência cristã nos mostram que devemos crer na cura divina.
b) Está claro que Deus é fonte de cura e devemos clamar pela cura que vem dele.
c) Em última instância toda cura vem de Deus, mesmo aquelas que recebem a ajuda de medicamentos (É ele quem capacita os seres humanos a agirem em favor da cura).
d) Mas, Deus não é um instrumento de cura a ser manipulado por nós. Ele é soberano! Deus cura sim, quem ele quiser, onde quiser, quando
quiser, como quiser e por quanto quiser.

Confiados na misericórdia dele e no sacrifício de Jesus, que nos purifica de todo pecado, e não em merecimentos ou possíveis métodos de manipular sua vontade, é que devemos continuar clamando por cura, para nós, quando necessitarmos, e para os outros, respeitando sempre a vontade e soberania dele.

Só AQUI você encontra os melhores esboço de pregação impactante e esboço de pregação edificante sobre todos os temas, esboço de pregação expositiva, esboço de pregação textual, esboço de pregação temático, esboço para pregação, esboço de pregação motivacional, esboço de pregação sobre salvação, Esboço De Pregação, esboço de pregação sobre família, esboço de pregação sobre fé, esboço de pregação sobre libertação, esboço de pregação evangélica, esboço de pregação sobre Paulo, esboço de pregação para jovens, esboço de pregação sobre tempestade, estudo bíblico, estudo bíblico completo, estudo bíblico sobre fé, estudo bíblico para jovens, estudo bíblico evangélico, estudo bíblico online, temas para estudo bíblico, estudo bíblico grátis, sermão, sermões biblico.

SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DOMINICAL

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BIBLIA ONLINE