Esboço de Pregação em Rute 2.12 [ Sob As “Asas” do Todo Poderoso ]

Esboço de Pregação Impactante em Rute 2.12 – Tema: ” [ Sob As “Asas” do Todo Poderoso ]” Só AQUI você encontra os Melhores Esboço de Pregação

Sob as “asas” do Todo Poderoso

Texto Base: Rute 2.12 “O Senhor retribua a você o que você tem feito! Que seja ricamente recompensada pelo Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio!”
Objetivo: Buscar em Deus a solução para seus problemas da vida.

INTRODUÇÃO

Fazer a leitura de Rute 2:12, pedir que os ouvintes permaneçam com as bíblias abertas e, antes de orar, destacar o título da mensagem: Sob as “Asas” do Todo Poderoso. Vivemos em um mundo no qual, mais cedo ou mais tarde, temos que enfrentar dificuldades. Algumas delas podemos enfrentar com nossas próprias habilidades e capacidades naturais, mas outras, são verdadeiros desafios para os quais não estamos preparados (Vão além de nossas forças). Não são poucas as ocasiões na vida em que nos deparamos com um verdadeiro beco sem saídas.

Rute, a personagem de destaque deste livro, estava em uma situação destas. (Contar a respeito da situação dela – Sem sogro (1:3), sem marido (1:4, 5), sem filhos (4:5), sem povo (1:15), sem alimentos (1:6), sem nada (1:7) – viajou a pé, certamente, com pouco mais do que a roupa do corpo). Para Rute só sobrou a sogra, que estava numa situação tão difícil que mudou até o nome, de Noemi, que significa agradável, para Mara, que significa amarga, mais condizente com sua condição (1:20).

Foi nesta situação terrível, sem ter para onde correr, que Rute tomou a decisão mais importante da vida: correu para debaixo das “asas” do Todo Poderoso. Agora, observando a experiência dela, podemos descobrir, nós também, um pouco do que é possível encontrarmos sob as “asas” do Altíssimo.

1- Podemos encontrar a proteção necessária (2:8, 9, 21, 22)

1.1. Em primeiro lugar percebemos que, sob as “asas” do Todo Poderoso, Rute encontrou proteção.
Explicar o significado de asas: Não quero que imaginem que Deus tem asas. Isto é uma figura de linguagem que aparece no texto original, em hebraico, para dizer que Rute foi buscar refúgio em Deus. Jesus utilizou uma figura semelhante ao dizer: “Jerusalém, Jerusalém! Que
matas os profetas e apedrejas os que foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintainhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Mateus 23:37). Ou seja, ele estava dizendo: quantas vezes eu quis abrigá-los e vocês não quiseram. A maior parte do povo de Jerusalém fez a escolha errada e não quis estar debaixo das “asas” de Deus, mas Rute, sentindo-se fragilizada, buscou nelas a proteção para a sua vida!

1.2. Falar dos possíveis perigos na viagem que fez, apenas em companhia da sogra, de Moabe até Belém.

1.3. Falar dos perigos que enfrentava ao sair, em Belém, para colher cevada (2:8, 9 e 21, 22).

1.4. Ela tinha tudo para ser molestada em uma época como aquela: Viúva, jovem, bonita, estrangeira, sem pai, sem mãe, sem irmãos, trabalhando nos campos de cevada. Mas ninguém colocou as mãos nela (Ela estava debaixo das “asas” do Todo Poderoso e não existe outro lugar tão seguro como este!)

Ilustração: Muito interessante foi o que aconteceu com uma missionária brasileira em Portugal. Em uma noite, após realizar estudos na casa de alguém interessado no Evangelho, voltou para casa já bastante tarde. A rua onde morava estava deserta, mas quando estava abrindo a porta de sua residência levou um grande susto ao ouvir uma voz atrás de si que perguntou: Que horas são? Ainda assustada, olhando o relógio, respondeu: É meia noite menos um quarto (maneira típica dos portugueses responderem: é quinze para meia noite).

Nisto o estranho, vindo de não se sabe de onde acrescenta de forma sinistra: Está quase na hora da morte. Ao que a missionária, treinada e acostumada a falar do plano de salvação em todos os momentos, aproveitando a deixa, lhe pergunta: E o senhor esta pronto para morrer? Ouvindo isto o homem deitou a correr em meio à noite escura e a missionária ficou pensando no que é que havia acontecido. Na verdade ela estava sob a proteção do Todo Poderoso!

1.5. Se você deseja, ou necessita, proteção de verdade, é para Deus que você deve correr. Ele é Todo Poderoso e, sendo da vontade dele, não há inimigo, humano ou espiritual, que possa tocar em você!

2- Podemos encontrar melhores condições de sobrevivência (2:14-20)

2.1. Vemos também que sob as “asas” do Todo Poderoso podemos encontrar, além da proteção, melhores condições de sobrevivência.

2.2. Rute é um exemplo de como Deus faz isto providenciando, na hora certa, aquilo que realmente precisamos. Ler o texto 2:14-20 e destacar:
a) Conseguiu comida de sobra para aquele dia (vs.14 e 18).
b) Conseguiu colher onde ninguém que não fosse por ordem do dono colhia (v.15).
c) Conseguiu um presente sem saber (v.16).
d) Conseguiu colher quase vinte e cinco quilos de cevada em um dia, sem ter plantado nada (v.17).
e) Poucos dias depois recebeu ainda mais uns vinte quilos (3:15).

2.3. Não quero dizer que ela não teve dificuldades, o texto mostra que ela estava em uma situação muito difícil, mas mostra também que sob as “asas” do Todo Poderoso, encontrou melhores condições.

2.4. Se você deseja melhores condições de vida e ainda não está sob as “asas” do Todo Poderoso, não perca mais tempo, corra para debaixo delas, pois este é o lugar certo para quem quer viver bem!

2.5. Assim como Rute nós também podemos encontrar melhores condições de sobrevivência sob as “asas” do Todo Poderoso. Isto acontece, pelo menos, por dois motivos:
a) Porque Deus providencia para os seus aquilo que necessitam (Caso de Rute e tantos outros).
b) Porque Deus ensina os seus a estarem contentes com o que recebem (Filipenses 4:11-13 – Caso de Paulo e tantos outros em toda a história do cristianismo).

2.6. Seja com muito ou pouco, debaixo das “asas” de Deus podemos viver como Davi que disse no Salmo 63:7, pela informação do título quando ele estava em um deserto: “Porque tu me tens sido auxílio; à sombra das tuas asas eu canto jubiloso”. Não perca a chance de ter uma vida melhor mesmo em meio às dificuldades!

3- Podemos encontrar os meios para uma mudança total (2:20)

3.1. Vemos, ainda, na história de Rute, que sob as “asas” do Todo Poderoso podemos encontrar os meios para uma mudança total em nossas vidas. Veja como era e como ficou a situação dela:

3.1.1. A história começou com Rute: Sem Deus, sem povo, sem parentes, sem marido, sem filhos, sem comida, dependente da misericórdia dos outros. Humanamente falando, sem saída!

3.1.2. A história terminou com Rute: Com Deus (1:16), com um novo povo – sendo comparada com as famosas Raquel e Lia que deram origem ao povo de Judá (4:11), com um bom marido (4:10), com um filho (4:13), dona de muitos bens (2:1). Totalmente vitoriosa!

3.2. Foi sob as “asas” do Todo Poderoso que ela encontrou os meios para uma mudança total em sua vida. É sob as “asas” do Todo Poderoso que muitos têm encontrado os meios para mudar as próprias vidas. É sob as “asas” do Todo Poderoso que nós também podemos encontrar estes meios!

3.3. Não espere mais nada, não busque em outro lugar. Quer mudar a situação? Corra para Deus! Assim como Rute o seu bisneto, o rei Davi, quando em dificuldades corria se esconder sob as “asas” do Todo Poderoso. Ele diz no Salmo 57:1: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.” (Deve ter aprendido com Rute).

Assim como eles, nós também podemos buscar este refúgio seguro. Debaixo das “asas” do Todo Poderoso há lugar para quem quiser se abrigar. Se não fosse assim, Deus não estaria nos convidando para si mesmo como o faz por meio de seu Filho Jesus que diz: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei (Mateus 11:28). Creio que este convite não é só para quem ainda não creu em Jesus, mas sim para quem está cansado e sobrecarregado. Como está você? Busque refúgio em lugar seguro e eficaz. Corra, agora
mesmo, para debaixo das “asas” do Todo Poderoso, por meio de nosso Senhor e Salvador Jesus!

Só AQUI você encontra os melhores esboço de pregação impactante e esboço de pregação edificante sobre todos os temas, esboço de pregação expositiva, esboço de pregação textual, esboço de pregação temático, esboço para pregação, esboço de pregação motivacional, esboço de pregação sobre salvação, Esboço De Pregação, esboço de pregação sobre família, esboço de pregação sobre fé, esboço de pregação sobre libertação, esboço de pregação evangélica, esboço de pregação sobre Paulo, esboço de pregação para jovens, esboço de pregação sobre tempestade, estudo bíblico, estudo bíblico completo, estudo bíblico sobre fé, estudo bíblico para jovens, estudo bíblico evangélico, estudo bíblico online, temas para estudo bíblico, estudo bíblico grátis, sermão, sermões biblico.

SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DOMINICAL

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BIBLIA ONLINE