Esboço de Pregação em 1 Samuel 16.1-13 “As Aparências Podem Enganar”

Esboço de Pregação Impactante em 1 Samuel 16.1-13 – Tema: “As Aparências Podem Enganar” [Só AQUI você encontra os Melhores Esboço de Pregação]

As Aparências Podem Enganar

Texto Base: 1 Samuel 16.1-13
Objetivo: Tratar bem a todos, Independentemente das Aparências.

Introdução

Não é novidade para ninguém que as aparências podem enganar.

Ilustração: Certa vez um homem com roupas muito simples e calçando sandálias de borracha, tipo Havaianas, e carregando um saco de estopa nas mãos, como se fosse sua mala de viagens, entrou em uma agência de automóveis e caminhões no centro de Curitiba. Dirigiu-se ao setor de veículos novos e perguntou a um vendedor qual era o preço de determinado caminhão que estava em exposição.

O vendedor, achando que não havia nenhuma chance de venda, e querendo fazer uma brincadeira com um de seus colegas, apontou para outra mesa e disse: Fale ali com aquele jovem, ele vai dar o preço e mostrar em detalhes o caminhão para o senhor. Ele dirigiu-se para a outra mesa e foi atendido pelo rapaz que, mesmo não acreditando que faria uma venda, atendeu-o bem por pura misericórdia.

Qual não foi a surpresa de todos os vendedores, e o lamento daquele que não o atendeu, depois de alguns minutos de exame no caminhão, ao ouvirem o homem falar, ao mesmo tempo em que despejava sobre uma mesa um monte de dinheiro de dentro do saco de estopa que ele trazia nas mãos: Vou levar! As aparências são importantes, mas também são perigosas, pois podem nos enganar.

Ilustração: Foi feito um teste em uma estação de metrô nos Estados Unidos para que fosse verificada a importância que as pessoas dão à aparência. Um certo homem se apresentava aos outros usuários do metrô, vestido normalmente, e pedia-lhes dinheiro para a passagem dizendo que havia esquecido a sua carteira em casa. Depois de certo período ele contabilizou o dinheiro que havia arrecadado e mudou um pouco a estratégia.

Apenas acrescentou ao seu vestuário uma gravata. Com sua nova aparência conseguiu arrecadar, em um período igual ao anterior, quase o dobro do que havia arrecadado anteriormente. Era o mesmo homem e o mesmo engano, mas as pessoas reagiam de forma diferente. Isto mostra que a aparência é importante, mas também perigosa, pode ajudar, mas pode enganar!

1- Podem enganar até os servos de Deus

1.1. Podem, inclusive, enganar servos de Deus do porte de Samuel, como vemos neste texto.

1.2. Contar o que Samuel foi fazer naquele lugar (1-5): Separar Davi para ser Rei.

1.3. A aparência de Eliabe enganou Samuel (vs. 6 e 7). (Ele pensou: Certamente, este é o escolhido.) Afinal:
a) A aparência de Eliabe era de rei;
b) A altura de Eliabe parecia ser apropriada para um rei;
c) Mas ele não tinha um coração apropriado para ser rei.

1.4. Antes de julgarmos qualquer pessoa pela sua aparência, seja ela bonita, seja ela feia, lembremos que ela pode enganar.

1.5. Absalão, filho de Davi, era um homem de muito boa aparência, contudo era uma verdadeira serpente. (Não devemos esquecer ainda que a Bíblia afirma que o próprio Diabo se transforma em anjo de luz, para que possa enganar o povo de Deus.

1.6. Cuidado com as aparências, não julgue por elas, pois podem enganar até os servos de Deus.

2- Podem enganar até aos familiares mais achegados

2.1. As aparências podem enganar inclusive os próprios pais, eles são os familiares mais achegados.

2.2. Aos olhos dos pais, normalmente, seus filhos são os melhores, os mais belos, os mais sábios, os perfeitos que nunca cometem erros (Este é um ideal de nossas mentes, mas não é a verdade).

Ilustração: Isto me faz lembrar de uma triste cena entre duas distintas senhoras que discutiam na entrada do colégio por causa dos filhos que haviam brigado na hora do recreio. Uma dizia para a outra, ao ouvir a acusação contra o seu filho: Isto é mentira, conheço bem meu filho e sei que ele não faz isto! Pobre mãe… Não podia aceitar que longe dela seu filhinho querido era outra pessoa bem diferente.

2.3. Também os pais ficam surpresos por perceberem as vitórias dos filhos que eles menos esperavam.

Ilustração: Lembrar da história do “Patinho Feio”, o qual era rejeitado até por seus familiares. De fato ele não era um patinho feio era um cisne que, no futuro, viria a ser muito bonito.

2.4. Jessé, o pai de Davi já sabia o que Samuel iria fazer. Provavelmente foi chamando os filhos segundo aquilo que ele pensava fosse o mais indicado para ser rei (Fez uma passarela diante de Samuel – v. 8-10).

2.5. Mas um ele não apresentou (Parece que, aos olhos de Jessé, este não tinha chances).

2.6. Samuel teve que perguntar se havia mais algum – vs. 11 e 12. Sim, havia, e este era o escolhido!

2.7. Aquele, por quem ninguém dava nada; que estava lá cuidando de um trabalho rotineiro quando se desenrolava um ato tão importante para Israel; era o escolhido de Deus para ser rei!

2.8. Cuidado com as aparências elas podem enganar até mesmo os próprios pais!

3- Podem enganar a todos, menos a Deus

3.1. Como podemos ver neste texto as aparências podem enganar a todos. Inclusive as aparências de Samuel enganaram o rei Saul e a liderança da cidade de Belém. Ele foi até lá com aparência de quem ia somente sacrificar a Deus, mas ele foi, de fato, separar uma pessoa para ser rei (1-3).

3.2. Os políticos sabem hoje que as aparências enganam e usam e abusam deste expediente.

3.3. Artistas e personalidades marcantes sabem disso e vivem duas vidas uma falsa e uma verdadeira.

3.4. Membros de igrejas sabem disso e enganam suas igrejas e seus pastores, como se isto tivesse algum valor. Pastores enganam as suas igreja. Maridos enganam esposas, esposas enganam maridos, etc.

3.5. De fato as aparências podem enganar a todos, mas não podem enganar a Deus. (Se possível, colocar no retroprojetor uma figura de pessoa com aparência santa e sombra de demônio).

3.6. O Senhor não vê como o ser humano vê. Ele vê o coração (v.7).

3.7. O Senhor vê os pensamentos, os sentimentos, as intenções, a Ele ninguém pode enganar!

3.8. Deixemos então a Ele a incumbência de julgar a cada um de nós, e estejamos limpos diante dele, pois Ele nos conhece muito bem.

Conclusão

Estejam atentos! Tratem a todos da mesma maneira, não pode haver acepção de pessoas entre nós. Lembre-se que todas as pessoas são importantes diante de Deus e que, mesmo aqueles que, aparentemente, não possuem muitas chances de virem a ser alguém importante, Deus pode separá-lo como uma pessoa especial, assim como fez com o rei Davi. Tratem todos com igualdade, com amor, com paciência e tolerância. Lembrando sempre, que Deus conhece também a nós, muito além das nossas aparências!

Só AQUI você encontra os melhores esboço de pregação impactante e esboço de pregação edificante sobre todos os temas, esboço de pregação expositiva, esboço de pregação textual, esboço de pregação temático, esboço para pregação, esboço de pregação motivacional, esboço de pregação sobre salvação, Esboço De Pregação, esboço de pregação sobre família, esboço de pregação sobre fé, esboço de pregação sobre libertação, esboço de pregação evangélica, esboço de pregação sobre Paulo, esboço de pregação para jovens, esboço de pregação sobre tempestade, estudo bíblico, estudo bíblico completo, estudo bíblico sobre fé, estudo bíblico para jovens, estudo bíblico evangélico, estudo bíblico online, temas para estudo bíblico, estudo bíblico grátis, sermão, sermões biblico.

SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DOMINICAL

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BIBLIA ONLINE