EBD – Lição 08: Abraão e Sara – A Semente de um Povo | 1° Trimestre de 2023 | ADOLESCENTES

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2023 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 08: Abraão e Sara – A Semente de um Povo

LEITURA BÍBLICA

Gênesis 11.26-31; 12.1-7

A MENSAGEM

“Assim aconteceu o que as Escrituras Sagradas dizem: ‘Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou’. E Abraão foi chamado de ‘amigo de Deus’”. Tiago 2.23

Devocional

Segunda » Nm 23.19
Terça » Hb 6.13-15
Quarta » Sl 105.7-11
Quinta » Js 21.45
Sexta » Gl 3.7
Sábado » Gl 3.29

Objetivos

APRESENTAR a história de Abraão e Sara;
DESTACAR a promessa que Deus fez a esse casal;
MOSTRAR que devemos crer em Deus pois Ele é fiel.

Ei Professor!

Vivemos tempos difíceis para a fé cristã. Uma das dificuldades é a incredulidade no poder de Deus. A presente lição toca em um fato da história de Abraão e Sara que demonstra o poder de Deus operando o impossível. A gravidez de Sara, na velhice, foi um milagre do Criador. Você, enquanto professor, crê em ações sobrenaturais de Deus em nossos dias? Há propostas teológicas que descartam essa crença, limitando as manifestações extraordinárias aos tempos dos apóstolos. A Bíblia, por sua vez, nunca fez tal restrição. Ao contrário, a Bíblia testifica que Deus não mudou, por isso podemos e devemos crer no seu poder. Ele ainda faz milagres! Creia nesta verdade! Ensine esta verdade!

Ponto de Partida

A fim de apresentar a lição, pergunte aos alunos quem pode contar um relato de um acontecimento extraordinário operado por Deus: pode ser uma cura, uma visão, sonho, livramento etc. Após o compartilhamento dos alunos, conte você mesmo alguns testemunhos pessoais que mostram o poder de Deus na sua vida. Em seguida, aponte que a presente lição abordará um milagre operado por Deus: o fato de uma mulher ser mãe aos 90 anos de idade, quando seu marido estava com 100 anos. Para enriquecer o estudo do tópico três, busque na História da Igreja e junto ao pastor Local, testemunhos de milagres operados por Deus. Compartilhe com os alunos e estimule a fé de cada adolescente de forma que creiam no poder de Deus.

Vamos Descobrir

Muitos anos depois do dilúvio, Deus escolheu um dos descendentes de Sem, filho de Noé, para cumprir seus planos. Este homem se chamava Abrão. Ele creu no Senhor quando foi chamado para sair de sua terra e ir para um Lugar distante. Será que você, quando adulto, se ouvisse Deus lhe chamando para uma missão, noutra terra, aceitaria? Abrão aceitou e viveu grandes desafios.

Hora de Aprender
I- ABRÃO E SARAI

1- Abrão, um descendente de Sem. Dentre os filhos de Sem, filho de Noé, havia um homem chamado Terá (Gn 11.10,26). Ele morava em um lugar onde as pessoas adoravam a outros deuses (Js 24.2). Este homem teve três filhos: Abrão, Naor e Harã (Gn 11.27).

2- A chamada de Abrão. Em certa ocasião, Deus apareceu a Abrão e o chamou. Deus ordenou que ele saísse de sua terra, do meio de seus parentes, e fosse para uma terra que o Senhor mostraria (Gn 12.1). Nessa jornada, Deus prometeu fazer de Abrão uma grande nação, abençoá-lo, fazê-lo importante e uma benção para todos os povos (Gn 12.2). Aos 75 anos de idade, o patriarca saiu da terra de Harã, junto com sua mulher Sarai, o sobrinho Lá e todos seus bens (Gn 12.4). Em sua jornada, Abrão chegou à terra de Canaã. Ali, Deus se apresentou a ele e disse: “[…] Eu vou dar esta terra aos seus descendentes” (Gn 12.7)

3- Sarai, mulher de Abrão. Abrão casou-se com uma mulher chamada Sarai, mas ela era estéril (Gn 11.29,30). O texto bíblico não registra qualquer oposição de Sarai em peregrinar junto com Abrão pela terra de Canaã. Ela estava ao lado de seu marido cumprindo a vontade de Deus.

I – AUXÍLIO DIDÁTICO

ABRAÃO – Iniciou sua vida em Ur dos Caldeus, na Mesopotâmia. Dali, Tera, seu pai, mudou-se com a família para Harã. Tanto Ur como Harã eram centros de adoração da lua. O nome de seu pai, Terá, provavelmente significa ‘Ter é (o divino) irmão’. Acredita-se que “Ter” seja uma variação dialética para o deus lua e era especialmente popular no distrito de Harã como foi confirmado pelos registros assírios. Mas Abraão foi convocado pela voz de Deus a deixar o seu cenário pagão, para ir a uma terra divinamente prometida à sua semente.

Após sua chegada à Palestina, Abraão passou muitos dias principalmente nas proximidades de três centros no sul, Betei, Hebrom (Manre) e Berseba. Aparentemente, ele havia entrado em Canaã pelo lado leste, assim como Jacó em seu retorno de Padã-Arã, atravessando o Jordão nas proximidades de Sucote, parando primeiro para adorar a Deus fora de Siquém (Gn 12.5-7). Entretanto, nas proximidades de Betei, Abraão construiu o seu segundo altar (Gn 12.8; 13.3) e invocou o nome do Senhor Jeová.

Depois de uma curta peregrinação no Egito por causa da fome, Abraão retornou ao local do altar, nas proximidades de Betei” (PFEIFFEX, Charles F; VOS, Hward F.; REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, p. 11)

II- A PROMESSA DE UM HERDEIRO

1- A promessa de um filho. Quando chamou a Abrão, o Senhor prometeu que ele seria pai de uma grande nação (Gn 12.2). Lembre-se de que sua esposa, Sarai, era estéril. Assim, a questão era: como Abrão seria pai? Deus, porém, não é homem para mentir (Nm 23.19). Passados os anos, Deus continuou a prometer a Abrão que lhe daria uma grande descendência (Gn 13.15,16; 15.6,18). Contudo, o pai da fé chegou a pensar que seu herdeiro seria um empregado de sua casa (Gn 15.2,3). Para que não houvesse dúvidas, o Senhor disse que um filho de Abrão seria seu herdeiro (Gn 15.4). Então, Abrão creu e, por isso, foi aceito diante de Deus (Gn 15.6). Nesse mesmo dia, Deus fez uma aliança com Abrão (Gn 15.9-21).

2- O plano equivocado de Sarai e Abrão. Como a mulher de Abrão não lhe dava filhos, eles fizeram uso de um costume da época, e chamaram uma escrava, de nome Agar, para se deitar com Abrão. Assim, Agar engravidou e teve um filho (Gn 16.1-4). Ao saber que estava grávida, Agar passou a desprezar a Sarai. Essa disputa só criou problemas no lar do patriarca (Gn 16.4,5). Furiosa, Sarai passou a maltratar Agar, que fugiu. Mas o Anjo do Senhor apareceu a ela e prometeu abençoar seu filho (Gn 16.6-12). Agar voltou para casa. Meses depois, o menino nasceu e foi chamado Ismael (Gn 16.15,16).

3- Novos nomes para Abrão e Sarai. Deus chamou Abrão aos 75 anos (Gn 12.4). Quando Ismael nasceu, ele tinha 86 anos (Gn 16.16). Aos 99 anos, Deus mais uma vez aparece ao patriarca e com ele fez a aliança da circuncisão (Gn 17.7,11). O Senhor reafirmou a promessa de dar um filho a Abrão. Este filho seria de Sarai (Gn 17.15,19). Abrão duvidou por causa de sua idade e da velhice de sua esposa, que tinha 90 anos (Gn 17.17). No entanto, Deus mudou o nome de Abrão para Abraão, que significa “pai de muitas nações” (Gn 17.5). Sarai, a partir daquele dia, passou a ser chamada de Sara (Gn 17.15).

II- AUXÍLIO DIDÁTICO

“AGAR – Mulher nativa do Egito e que pertencia a Sarai, esposa de Abrão. Sarai não conseguia conceber filhos, portanto deu Agar como esposa a Abrão, esperando poder ter um filho através dela (Gn 16). As tábuas de Nuzu revelam que essa prática era muito comum e alguns dos contratos matrimoniais especificavam que uma mulher estéril deveria providenciar uma outra mulher para seu marido, com a finalidade de procriação.

]Depois de ter concebido, Agar passou a olhar Sarai com desprezo. Sarai, com o consentimento de Abrão, tratou rudemente a Agar, que fugiu para o deserto e foi encontrada pelo anjo do Senhor ao lado de uma fonte, e dele recebeu instruções para voltar. Ela recebeu a promessa de que seu filho teria muitos descendentes. Ismael nasceu depois de seu regresso.

Mais tarde […] quando desmamou Isaque, Sara exigiu que Abraão mandasse Ismael embora. De acordo com as tábuas de Nuzu, esse ato era proibido e talvez essa fosse a razão pela qual Abraão demonstrava tanta relutância em expulsar Ismael, até receber permissão do próprio Deus. Agar e Ismael foram despedidos apenas com um pouco de pão e um odre de água. Novamente o anjo apareceu e prometeu um brilhante futuro para o seu filho” (PFEIFFEX, Charles F; VOS, Hward F.; REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, p. 39).

III- O NASCIMENTO DE ISAQUE

1- Para Deus não há impossíveis. Sara também duvidou que poderia ser mãe aos 90 anos. Diante dessa dúvida, o Senhor perguntou: “Será que para o Senhor há alguma coisa impossível? […]” (Gn 18.14). Crianças, adolescentes, jovens e adultos cristãos devem alimentar no coração uma fé viva sobre essa convicção (Já 42.2).

2- O nascimento de Isaque. O ventre de Sara foi abençoado e ela ficou grávida. Nasceu o menino e foi chamado de Isaque, conforme Deus havia dito (Gn 17.19,21.1). O milagre foi marcado por alegria e celebração. Sara disse finalmente tinha motivos para rir (Gn 21.6,7). Quando Isaque foi desmamado, Abraão deu uma grande festa (Gn 21.8). Para muitos, talvez, desmamar um filho fosse algo natural; mas para Abrão e sua casa era motivo de regozijo (Sl 116.12).

3- A descendência que abençoaria toda a terra. Mas como em Abraão seriam abençoados todos os povos do mundo (Gn 12.3)? O filho da promessa foi um só, Isaque. Contudo, de Isaque nasceria Jacó. De Jacó, as doze tribos de Israel. Das doze tribos, da casa de Judá viria o Salvador (Mt 1.1,2). A promessa de Deus a Abraão foi cumprida por completo em Jesus Cristo. Por meio dELe todos podem ser salvos (1 Tm 2.3,4). Todo homem pode ser feito filho de Deus por meio da fé em Jesus Cristo (Jo 1.12), pois Ele derramou seu sangue por todos (2 Co 5.19).

III- AUXÍLIO DIDÁTICO

“ISAQUE – O nome dado por Deus antes do nascimento da criança (Gn 17.19) significa ele ri’, aquele que ri’, ou simplesmente ‘riso’ […]. Isaque nasceu (provavelmente em Gerar) de Abraão e Sara quando estes tinham a idade de 100 e 90 anos, respectivamente. Ele foi o primeiro a ser circuncidado no período normal, quando tinha oito dias de idade (Gn 21.4), em reconhecimento à promessa da aliança […].

Nada é conhecido sobre os dias da infância de Isaque. Em seguida, vemo-lo grande e forte o suficiente para carregar a madeira para o fogo do altar subindo a montanha, não sabendo que ele mesmo seria colocado no altar.

A experiência de ter sido amarrado como uma vítima de sacrifício e então liberto pela intervenção divina deve ter afetado profundamente toda sua vida. Isaque tinha 37 anos de idade quando a sua mãe morreu em Hebrom” (PFEIFFEX, Charles F; VOS, Hward F.; REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, p. 989).

CONCLUSÃO

A jornada de Abraão é marcada pela fé. Ele creu em Deus e o Senhor cumpriu sua promessa e lhe deu Isaque. Deus é fiel. Por meio do descendentes de Abraão, toda terra foi abençoada, com a vinda de Jesus Cristo.

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

VAMOS PRATICAR

1- Marque a alternativa correta de acordo com a lição
a) Quantos anos Abrão tinha quando Deus o chamou para sair da terra de Harã?
( ) 25 anos ( ) 50 anos (X) 75 anos ( ) 80 anos

b) Sarai não podia dar filhos a Abrão, pois…
( ) Era muito jovem.
( ) Fez um voto de não ter filhos.
(X) Era estéril.
( ) Abrão nunca desejou ter um filho

Pense Nisso

Na jornada da vida passamos por momentos de provação da nossa fé. Somos desafiados a crer. Independente e nossas emoções e circunstâncias, devemos, assim como Abraão, crer em
Deus. O que tem desafiado sua fé hoje? Creia, insista, persevere. Nunca duvide das promessas de Deus

SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL:

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BÍBLIA ONLINE

SUBSÍDIOS EBD – CPAD

ESBOÇO DE PREGAÇÃO

EBD ADOLESCENTES | 1° Trimestre De 2023 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 08: Abraão e Sara – A Semente de um Povo