SUBSÍDIO EBD LIÇÃO 8: O AVIVAMENTO ESPIRITUAL NO MUNDO | 1° TRIMESTRE DE 2023 – ADULTOS CPAD

SUBSÍDIO EBD LIÇÃO 8: O AVIVAMENTO ESPIRITUAL NO MUNDO | 1º Trimestre de 2023 – Subsídios Escola Biblica Dominical das Lições Bíblicas Adultos CPAD: TEMA: AVIVA A TUA OBRA – O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

LEITURA BÍBLICA

Ezequiel 37.1-10

VERSÍCULO CHAVE

Porei em vocês o meu Espírito, e vocês viverão. Eu os estabelecerei na sua própria terra, e vocês saberão que eu sou o SENHOR. Eu falei e eu o cumprirei, diz o SENHOR.” (Ezequiel 37.14 NAA)

Através do capítulo 37 do livro do profeta Ezequiel, vemos a promessa de Deus de restauração nacional e reavivamento espiritual do povo escolhido, Israel. Além do povo Judeu, o mundo precisa da ajuda divina para desfrutar de um avivamento.

I – EXEMPLOS DE AVIVAMENTO NA HISTÓRIA

Contando a partir da Reforma Protestante, no século 16, a maioria dos historiadores identifica seis ondas de avivamentos especiais ou “Despertamentos” na igreja em todo o mundo, com muitos grandes nomes e eventos associados a cada um deles:

Ano: 1727 – O Grande Despertamento.

Theodore J. Frelinghuysen (1691-1747), Gilbert Ten-nent (1703-1764), Jonathan Edwards (1703- 1758), George Whitefield (1714-1770) e John Wesley (1703-1791) estão associados ao Primeiro Grande Despertamento, ocorrido a partir de 1727, na América do Norte.

Ano: 1800 – Segundo Grande Despertamento.

Começou por volta de 1800. Enquanto o primeiro limitou-se essencialmente aos presbiterianos e congregacionais, esse atingiu todas as denominações, especialmente os batistas e os metodistas, que tiveram um crescimento vertiginoso e tornaram-se os maiores grupos protestantes da América do Norte. Um nome forte associado a esse despertamento é Charles G. Finney (1792-1875), que acreditava que o avivamento poderia ser produzido pelo uso de técnicas que incluíam apelos insistentes e carregados de emoção, aconselhamento pessoal dos decididos e séries prolongadas de reuniões evangelísticas. Esse segundo despertamento resultou, tanto na América como na Europa, no surgimento das grandes sociedades bíblicas, de missões, das escolas dominicais, reformas sociais, abolição do comércio de escravos, prisões reformadas e inúmeras instituições de benevolência abertas.

Ano: 1830 – O renascimento.

O terceiro Despertamento ou “renascimento”, de 1830, influenciou grandemente a América do Norte e muitos países, principalmente a índia e o Ceilão. Os Plymouth Brethren começaram a surgir com John Nelson Darby naquela época, em resultado da desilusão com o denominacionalismo e a hierarquia clerical.

Ano: 1857 – O terceiro Despertamento.

O despertamento seguinte é também chamado de Terceiro Grande Despertamento. Começou a partir de 1857, no Canadá, e se espalhou pelo mundo, principalmente na América e Austrália. Nomes significativos dessa época incluem Dwight L. Moody, Ira D. Sankey, William e Catherine Booth (fundadores do Exército da Salvação), Charles Spurgeon e James Caughey. Hudson Taylor deu início à China Inland Mission (Missão para o Interior da China), e Barnardo fundou os seus famosos orfanatos. As conferências de Keswick deram início ao Movimento da Santidade na Grã-Bretanha, incentivando um estilo de vida de santidade, unidade e oração.

Ano: 1880-1903 – Novo Renascimento.

O Despertamento seguinte (1880-1903) tem sido descrito como “um período de esforço e sucesso evangelístico incomuns”, e algumas vezes considerado como “ressurgimento” das ondas de despertamentos anteriores. Moody, Sankey e Spurgeon são outra vez notáveis. Outros nomes incluem Sam Jones, J. Wilber Chapman e Billy Sunday, na América do Norte, Andrew Murray, na África do Sul, e John McNeil, na Austrália. A Faith Mission começa em 1886.

Ano: 1900 a ?? – Avivamentos Pentecostais.

O último Grande Despertamento (1900 em diante) tem suas raízes no Movimento da Santidade que se havia desenvolvido no século 19. Trata-se os movimentos de avivamentos pentecostais na América do Norte e na Europa, por causa de um anseio por mais poder e maior derramamento do Espírito Santo com a evidência do falar em outras línguas, num movimento Restauracionista, promovendo um retorno à Igreja primitiva.

DOSE DE CONHECIMENTO

Outros casos de avivamento.
Vários avivamentos aconteceram nos Estados Unidos e na Europa antes e depois da Rua Azusa (em Los Angeles, Estados Unidos entre 1906 e 1910). Em verdade, a Rua Azusa transformou-se em poderosa fogueira divina, onde centenas e milhares, de todos os pontos da América, atraídos pelos acontecimentos, iam ver o que se passava, eram batizados com o Espírito Santo, e levavam para suas cidades essa chama viva – o batismo com o Espírito Santo.

Quem levou a mensagem pentecostal a Los Angeles, foi uma senhora metodista, que, por sua vez, a recebeu na cidade de Houston, quando aí fora visitar seus parentes. Outros exemplos de avivamentos aconteceram na Suécia em 1858, e 1740 na Inglaterra. Na América do Norte, podem-se mencionar os avivamentos nos Estados de Nova Inglaterra em 1854, e na cidade de Moorehead, em 1892, seguidos dos de Galena, Kansas, em 1903, e Orchard e Houston, em 1904 e 1905 respectivamente.

II – AVIVAMENTO NO PAÍS DE GALES

O País de Gales ou simplesmente Gales é um país constituinte do Reino Unido. Faz fronteira com a Inglaterra a leste, com o Mar da Irlanda ao norte e a oeste, e com o Canal de Bristol ao sul.

1- Avivamento de oração de 1859 no País de Gales. O País de Gales experimentou avivamento em escala local diversas vezes em sua história. Houve a chamada “bênção de 1739”, “o grande avivamento” de 1762, e mais visitações de Deus em 1791, 1817, 1840 e 1848. Chegando a meados do século 19, muitos cristãos piedosos em Gales sentiam necessidade de novo e poderoso despertar.

Oravam em particular, às vezes nos cultos domésticos e nos cultos congregacionais: “Não tornarás a vivificar-nos, para que teu povo se alegre em ti? “(Sl 85.6) A notícia do poderoso avivamento no País de Gales descrevia-o como “um poderosíssimo despertar”, “fogo celestial” e “dedo de Deus”. “Verdadeiramente, este é o maior derramar do Espírito […] jamais experimentado em nossa nação e nosso país.” Foi maravilhosamente como se a nação tivesse nascido em um único dia (Is 66.8).

2- O Reavivamento de 1904. Onde começou a série de avivamentos poderosos de 1904, com suas maravilhosas colheitas? Os historiadores geralmente referem-se ao que começou no vilarejo de Loughor, no sul do País de Gales, como ponto de fusão. Evan Roberts foi instrumento de Deus no lançamento desse reavivamento de 1904. Evan Roberts começou em 1891, como menino de treze anos, a ter fome e sede e orar por dois motivos principais:

1) para que Deus o enchesse de seu Espírito e

2) para que Deus enviasse o avivamento a Gales.

Talvez Roberts tenha feito o maior investimento no banco de orações de Deus para o avivamento que o Senhor desejava muito enviar. Talvez seja por isso que a onda internacional de avivamento começou em Gales — por meio de Evan Roberts.

A Vida de Evan Roberts

Nascido em Loughor, no País de Gales, Evan Roberts foi o mais novo dos dois filhos de Henry e Hannah Roberts. Criado em um lar calvinista metodista, ele foi uma criança séria que frequentava a igreja regularmente e memorizava as Escrituras à noite. Da idade de 11 a 23 anos, ele trabalhou nas minas de carvão ao lado de seu pai.

Evan Roberts, evidentemente, era um jovem que passava horas orando a cada semana, ambas as orações pessoais e as realizadas nos encontros de oração. Diversos estudos de caráter têm notado seu zelo incomum e caráter caloroso. Ele era humilde. Uma explosão, quando ele ajudava seu pai na mina, chamuscou sua Bíblia. Ele a lia diligentemente. O avivamento seguiu um período de oração e interesse em vários trimestres.

Mas a centelha parecia voar de Roberts. Evan teve uma visão de uma foto de um cheque com 100.000 de almas salvas. Dentro de poucos meses, em Outubro de 1904, era este o caso. Os números de conversões foram narrados diariamente no Western Mail, o jornal nacional do País de Gales. Jornalistas famosos, pregadores, e até mesmo o futuro Primeiro Ministro Lloyd George, atestaram a autenticidade do avivamento e a de Evan Roberts. Evan Roberts morreu em 1951 na idade de 73 anos.

A MENSAGEM DE EVAN ROBERTS

Os quatro “pontos” de sua mensagem eram:
1- Confesse todo pecado conhecido, recebendo perdão através de Jesus Cristo;
2- Remova qualquer coisa em sua vida sobre a qual você tem dúvidas ou se sente inseguro;
3- Esteja pronto a obedecer ao Espírito Santo imediatamente;
4- Confesse publicamente o Senhor Jesus Cristo.

III – O AVIVAMENTO DOS ÚLTIMOS DIAS

“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne… (Joel 2.28; Atos 2.17).

1- O significado dos últimos dias. Os últimos dias começaram com a primeira vinda de Cristo e o derramamento inicial do Espírito sobre o povo de Deus, e terminarão com a segunda vinda do Senhor (Mc 1.15; Lc 4.18-21; Hb 1.1,2).

2- Avivamento nos últimos dias. A) Os sinais dos últimos dias.
➢ Estes últimos dias serão assinalados pelo poder do Espírito Santo (Mt 12.28).
➢ Os últimos dias abrangem a investida do poder de Deus, através de Cristo, contra o domínio de Satanás e do pecado. Mesmo assim, a guerra apenas começou; não chegou ao fim, pois o mal e a atividade satânica ainda estão fortemente presentes (Ef 6.10-18). Por isso, somente a segunda vinda de Jesus aniquilará a atividade do poder maligno e encerrará os últimos dias (1 Pe 1.3-5; Ap 19).
➢ Os últimos dias serão um período de testemunho profético, conclamando todos a se arrependerem, crerem em Cristo e experimentarem o derramamento do Espírito Santo (At 1.8; 2.4,38-40; Jl 2.28-32).

B) A profecia de avivamento sobre toda a carne.
Foi o profeta Joel, no Antigo Testamento, a quem Deus revelou sobre o derramamento do Espírito nos últimos tempos (Jl 2.23-32). “Sobre toda a carne” (Joel 2.28,29). Isso fala de algo da parte de Deus para todos, em todos os países, povos e raças do mundo. Também de imparcialidade.
➢ “Vossos filhos e vossas filhas”: Para a família, o lar; também, sem distinção de sexo.
➢ “Vossos jovens e vossos velhos”: Sem distinção de idade, pois Deus quer usar a todos, de um modo ou de outro.
➢ “Servos e servas”: Não há discriminação social. Deus abençoa os que são pequenos em si mesmos, mas elevados no Senhor (Sl 115.13; Hb 8.11). Este manancial está a fluir desde o Dia de Pentecostes. Não é apenas para o futuro, mas também para os dias atuais.

c) Futuro profético (Atos 2.16-20).
A vinda do Espírito Santo no Dia de Pentecostes para dotar os crentes de poder, não se limita aos tempos atuais, mas adentra o futuro profético. Os sinais sobrenaturais esboçados nos vv. 19 e 20, bem como em outras passagens correlatas, aguardam cumprimento futuro. A efusão do Espírito terá a sua plenitude durante o Milênio no reinado do Messias, como prediz Isaías 32.15-17. É justo crer que no reino do Messias, o Espírito será amplamente derramado (Zc 12.10; Ez 39.29).

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL:

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BIBLIA ONLINE

SUBSÍDIOS EBD – CPAD

SUBSÍDIO EBD LIÇÃO 8: O AVIVAMENTO ESPIRITUAL NO MUNDO | 1º Trimestre de 2023 – Subsídios Escola Biblica Dominical das Lições Bíblicas Adultos CPAD: TEMA: AVIVA A TUA OBRA – O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus