SUBSÍDIO EBD LIÇÃO 13: AVIVA, Ó SENHOR A TUA OBRA | 1° TRIMESTRE DE 2023 – ADULTOS CPAD

SUBSÍDIO EBD Lição 13: Aviva, ó Senhor, a tua Obra | 1º Trimestre de 2023 – Subsídios Escola Biblica Dominical das Lições Bíblicas Adultos CPAD: TEMA: AVIVA A TUA OBRA – O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

LEITURA BÍBLICA

Habacuque 3.1,2

VERSÍCULO CHAVE

Ouvi, SENHOR, a tua palavra e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia (Habacuque 3.2 ARC).

Veremos alguns detalhes do livro do profeta Habacuque, definiremos o avivamento desejado pelo profeta e apontaremos algumas condições para o avivamento em nossos dias.

I – HABACUQUE, O PROFETA DO AVIVAMENTO

1- O livro de Habacuque.

AUTORHabacuque – O autor deste livro identifica-se como “o profeta Habacuque”(1.1; 3.1).
Significado Seu nome significa “o que abraça ou o que luta” 
Tema Viver pela Fé 
Data Cerca de 606 a.C. 
Destinatários Judá (o Reino do Sul) e o povo de Deus em todos os lugares.
Características de Habacuque1) Curiosidades – faz perguntas honestas ao Senhor (cap. 1). 
2) Fé – revela fé inabalável na soberania divina (2.4; 3.18,19); 
3) Zelo – manifesta zelo pelo avivamento (3.2). 
A mensagem do livro A profecia de Habacuque reafirma que Deus está no controle da história, e que as suas atitudes são sempre justas e corretas.
As três orações de Habacuque1) Habacuque, pedindo a Deus que agisse (1.1- 5). 
2) Habacuque, pedindo juízo (1.12-17). 
3) Habacuque, pedindo avivamento (3.2-1 9).

2- Duas lições do profeta Habacuque.

A) Vivendo pela fé. Habacuque não podia compreender por que Deus parecia não fazer algo contra a maldade que havia na sociedade. Então percebeu que somente a fé no Senhor seria capaz de prover as respostas para as suas perguntas. Habacuque aprende a confiar em Deus, e a viver pela fé da maneira como Deus o requer: independentemente das circunstâncias (Hc 3.17,18).

B) Deus está no controle do mundo. Deus ainda está no controle do mundo, apesar do aparente triunfo do mal. Em vez de questionar os caminhos de Deus, devemos compreender que Ele é totalmente justo e ter a confiança de que Ele está no controle e que um dia o mal será totalmente destruído.

II – CLAMANDO POR UM AVIVAMENTO

O verbo hebraico (hayah) traduzido por “avivar” em Hc 3.2, aparece em diversos textos do Antigo Testamento com o sentido de:

VIVER: quer literal ou figurado,
AVIVAR: conservar em, conservar com, dar, deixar com, guardar em, guardar com, restaurar a, salvar a vida, criar, manter, livrar, proteger, vivificar, sarar, renovar, ressuscitar, renascer, conservar. Este verbo é usado várias vezes nas Escrituras.

É usado no sentido de prosperar (Dt 8.1;1Sm 10.24; SI 22.26 [27]); ou para indicar que um objeto está a salvo (Gn 12.13; Nm 14.38; Js 6.17). O sentido é reviver em Ezequiel 37.5 e 1Reis 17.22 ou curar em Josué 5.8 e 2 Reis 8.8. (Bíblia de Estudo palavra chave -CPAD)

1- Lições da oração de Habacuque.

A) O tempo em que a igreja deve buscar o avivamento (3.2). Habacuque pede que Deus avive sua obra no decorrer dos anos. Ele não pensa apenas nele e na sua geração. O avivamento deve ser o anseio da igreja em todos os tempos, em todos os lugares. As vitórias do passado não são suficientes para a igreja avançar hoje. Os derramamentos do Espírito no passado não são suficientes para encher a igreja do Espírito Santo hoje. Devemos orar pelo avivamento sempre. Devemos nos preparar para o avivamento sempre. Devemos desejar ansiosamente por ele sempre.

B) A base em que a igreja deve buscar o avivamento (3.2). Habacuque pede o avivamento a Deus não confiante na justiça própria ou confiado nos merecimentos do povo de Judá. Ao contrário, ele diz: “[…] na tua ira, lembra-te da misericórdia” (3.2). O avivamento vem quando Deus se volta da Sua ira para a misericórdia. O avivamento acontece quando Deus volta Sua face para o Seu povo em favor misericordioso. O avivamento não é merecimento da igreja; é favor de Deus.

C) A urgente necessidade que a igreja tem do avivamento (3.2). O profeta Habacuque pede avivamento, e não ausência de sofrimento. Pede a manifestação poderosa de Deus no meio do seu povo, e não prosperidade econômica e política para o seu povo. Ele quer Deus, mais do que as bênçãos de Deus.

2- Condições para um avivamento.

• Buscar a Deus;
• Submeter-se à Palavra do Senhor;
• Temer ao Senhor
• Confissão de pecados;
• Arrependimento;
• Mudança de vida.

À semelhança de Habacuque, clamemos a Deus para que a igreja destes últimos dias empenhe-se por uma vida de justiça, pureza e santidade e, assim, venha a desfrutar de um genuíno avivamento (1 Jo 1.9).

(1) DOSE DE CONHECIMENTO

TEODICEIA
A presença do mal e do sofrimento no mundo, coexistindo com a ideia de um Deus bondoso que governa o universo, constitui-se num dos maiores problemas para a inteligência humana. Se Deus é bom, por que ele não acaba com o mal e com o sofrimento? O termo técnico para o estudo desta questão é teodiceia (Deus + justiça), que significa a defesa da bondade e onipotência de Deus diante da existência do mal.

Os teólogos usam o termo teodiceia para descrever o livro de Habacuque: uma justificação da bondade e da justiça de Deus diante do mal. Dois dos atributos de Deus ajudam a explicar a necessidade de uma teodiceia:

Inescrutabilidade: Esta longa palavra significa que Deus está além da nossa capacidade de compreendê-lo. Traduzindo isso nas palavras de Is 55.8-9, lemos: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”

Tentando compreender Deus somos frequentemente como a mulher que buscou a cura tocando a orla do manto de Jesus Cristo (Mt 9.20). Ela conhecia muito pouco da profunda essência da pessoa de Cristo: na realidade ela apenas poderia alcançá-lo tocando as bordas exteriores de sua pessoa. Mas isso era o suficiente.

E os mistérios de Deus tornaram-se suficientes para Habacuque. Parafraseando o profeta: “Embora eu não compreenda o que vejo, confiarei nele” (Hc 3.17-18). Porque muitas das respostas às nossas perguntas a respeito de Deus estão além do nosso alcance no presente, devemos aprender a viver pela fé.

Eternidade: A primeira pergunta feita por Habacuque a Deus foi: “Até quando, Senhor?” (1.2). Foi uma pergunta ditada pela impaciência de Habacuque a respeito do passar do tempo. Mas Deus não está limitado pela coação do tempo como nós estamos. Deus acalmou Habacuque com sua resposta, dizendo que faria algo a respeito do problema da perversidade em Judá durante a vida do profeta. Entretanto, quanto à segunda pergunta de Habacuque:

Por que Deus usaria uma Babilônia perversa para julgar Judá? Deus mostrou ao profeta sua própria perspectiva divina quanto ao tempo: no futuro é tão bom quanto se fosse no presente. Ele disse a Habacuque que registrasse a vinda do julgamento da Babilônia e que o divulgasse por toda a terra — antes que acontecesse (2.3).

Babilônia caiu mais de 60 anos depois de Habacuque haver recebido a revelação do seu julgamento operado por Deus, mas caiu. Quanto mais aprendemos a confiar em Deus, tanto menos seremos coagidos por nossa compreensão terrena do tempo.

(2) DOSE DE CONHECIMENTO

DEUS DE MISTERIOS – A vida é misteriosa. Frequentemente temos mais perguntas que respostas. Se isso não fosse suficiente, Deus é misterioso. O Salmos 145.3 diz: “Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável” (NAA). Habacuque não conseguiu desvendar tudo, mas compreendeu que o Senhor governa todas as situações.

Ele pode levantar um exército estrangeiro para disciplinar seu próprio povo. Portanto, o que fez Habacuque? Ele considerou a grandeza de Deus e rompeu em louvor. Você, com toda certeza, pode reconhecer isto: ‘Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28).

A expressão “todas as coisas” incluem as situações confusas e difíceis em sua vida. Você é capaz de reconhecer o suficiente para louvar este Deus misterioso com humildade e reverência em todas as circunstâncias!

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL:

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BIBLIA ONLINE

SUBSÍDIOS EBD – CPAD

SUBSÍDIO EBD Lição 13: Aviva, ó Senhor, a tua Obra | 1º Trimestre de 2023 – Subsídios Escola Biblica Dominical das Lições Bíblicas Adultos CPAD: TEMA: AVIVA A TUA OBRA – O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus