SUBSÍDIO EBD Lição 11: O Avivamento e a Missão da Igreja | 1º Trimestre de 2023 – Subsídios Escola Biblica Dominical das Lições Bíblicas Adultos CPAD: TEMA: AVIVA A TUA OBRA – O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus
LEITURA BÍBLICA
VERSÍCULO CHAVE
E disse-lhes: Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura (Marcos 16.15 NAA).
Quando o avivamento chega, a igreja se torna ousada para pregar a Palavra. Cada crente se torna um embaixador, um ministro da reconciliação. Quando o avivamento vem, a igreja cresce em graça, em conhecimento e em número.
I – A MISSÃO DE UMA IGREJA AVIVADA
O avivamento promovido pelo Espírito Santo move e leva a igreja a evangelizar e a fazer missões entre os povos. Evangelização e missões são dois lados de um só assunto – de um mesmo trabalho para Deus (At 1.8; 5.42; 8.4; 13.1 -4). E este trabalho é a atividade principal de uma igreja avivada, um fato patente no livro de Atos dos Apóstolos, mas também na história subsequente da igreja, sempre que ela é reavivada.
1- Termos relacionado a missão da Igreja.
A) Evangelho (Mc 16.15). Essa palavra vem de duas palavras gregas, eu, advérbio, “bem”, e, angelia, que significa “mensagem, notícia, novas”. Assim, a palavra euangelion quer dizer “boas novas, boas notícias, notícias alvissareiras”. Os seres humanos são pecadores e precisam se reconciliar com Deus (Rm 3.23; 5.12). Não existe um meio de salvação sem Jesus (At 4.12; Jo 14.6). O evangelho é o meio que Deus usa para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16; 1Co 15.2). Só por meio do Evangelho é que o ser humano conhece a salvação na Pessoa de Jesus.
B) Evangelização. É o ato de comunicar as boas novas de salvação a todas as pessoas por meio de palavras e ações.
C) As missões. O trabalho do missionário é a evangelização entre as pessoas de cultura diferente da nossa. A palavra MISSÃO significa Tarefa que deve ser feita por alguém a mando de outra pessoa; encargo, incumbência. Existem missões transculturais (em outras nações) e missões nacionais (em nossa própria pátria).
‘Vão’ (gr. poreuthentes) Significa, literalmente, ‘tendo ido’. Jesus toma por certo que os crentes irão, quer por vocação, por lazer, ou por perseguição. O único imperativo nesse trecho bíblico é ‘façam discípulos’ (gr. mathêteusate), que inclui batizá-los e ensiná-los continuamente.
Marcos 16.15 também registra esse mandamento: ‘Tendo ido por todo o mundo, proclamem (anunciem, declarem e demonstrem) as boas novas a toda a criação’ (tradução literal)” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1ª Edição. RJ: CPAD).
2- A igreja avivada e a pregação.
A pregação do Evangelho aos gentios, era uma prioridade para a igreja primitiva. Vemos isso através dos seguintes exemplos:
✓ A pregação de Pedro (Atos 2),
✓ a pregação de Filipe aos samaritanos e o Eunuco (Atos 8),
✓ a pregação de Pedro na casa de Cornélio (Atos 10),
✓ as viagens missionárias do apóstolo Paulo (Atos 13 em diante).
3- Quatro compromissos de uma igreja avivada em relação a evangelização.
Mateus 28.19,20 apresenta o imperativo evangelístico de Cristo à sua igreja, com quatro determinações verbais:
(1) Ir. No sentido de mover-se ao encontro das pessoas, a fim de comunicar a mensagem salvífica do evangelho;
(2) Fazer discípulos. Com o sentido de “estar com” as pessoas e torná-las seguidoras de Cristo;
(3) Batizar. É o ato físico que confirma o novo discípulo pela sua confissão pública de que Jesus Cristo é o seu Salvador e Senhor;
(4) Ensinar as doutrinas da Bíblia, com o objetivo de aperfeiçoar e preparar o discípulo para a sua jornada na vida cristã.
(1) DOSE DE CONHECIMENTO
MISSÃO
O conceito de “missão” no contexto bíblico teológico é “enviar” e vem da palavra grega apóstolos. Esse vocábulo é usado no Novo Testamento para designar os doze apóstolos: “e escolheu doze deles, a quem deu o nome de apóstolos” (Lc 6.13). É também usado para os enviados como embaixadores ou missionários da Igreja (2 Co 8.23; Fp 2.25). A Igreja Ortodoxa Grega desde o princípio usava o vocábulo apóstolo para designar seus missionários. Já os nossos termos linguísticos “missão” e “missionário” vem do latim “mitto”, que quer dizer enviar, mandar (Pr. Esequias Soares).
II – O RESULTADO DO AVIVAMENTO PARA A IGREJA
1- Na Inglaterra.
No século XVIII, o avivamento na Inglaterra tirou a igreja das cinzas do desanimo para um estupendo crescimento numérico. Multidões se acotovelavam nas praças para ouvir os servos de Deus.
2- Estados Unidos.
Nos Estados Unidos, cerca de dois milhões de pessoas converteram-se a Cristo no avivamento que varreu o país nos idos de 1857 a 1859.
3- País de Gales.
No avivamento do País de Gales, em 1904, em apenas seis meses, cerca de cem mil pessoas converteram-se ao evangelho e foram agregadas as igrejas.
4- Coreia do Sul.
Na Coreia do Sul, ainda hoje os ventos do avivamento enchem igrejas com dezenas de milhares de membros comprometidos com a santidade e com o trabalho.
Sempre que o avivamento vem, a igreja se fortalece, e multidões são atraídas e transformadas pelo evangelho.
(2) DOSE DE CONHECIMENTO
Avivamento e ação social: equilíbrio. O avivamento espiritual, que é tanto a causa como o produto de uma Igreja Viva, precisa abranger a igreja como um todo, se não queremos um organismo aleijado ou disforme. Não se pode falar de um avivamento que priorize apenas um aspecto da totalidade do ser humano como, por exemplo, o destino de sua alma, em detrimento de seu bem-estar físico e social.
Não nos interessa uma comunidade apenas voltada para o futuro, em prejuízo do hoje, pois isso implica em negligenciar as necessidades imediatas e urgentes do ser humano. O homem vive na dimensão do aqui e agora. Tem fome, frio, doença, sofre injustiças; enfim, tem mil motivos para não ser feliz.
Nossa missão, pois, é socorrer o homem no seu todo, para que não somente usufrua paz de espírito, mas também conserve no corpo e na mente motivos de alegria e esperança. O projeto de Jesus é para o homem todo e para todos os homens. Fugir dessa verdade é desobediência e rebelião contra aquEle que nos comissionou.
Um verdadeiro avivamento trará de volta ao crente brasileiro o amor pelos quase 50 milhões de irmãos pátrios que vivem na pobreza absoluta. O estilo de vida de uma igreja avivada não se presta a esquisitices humanas, mas à formação de personalidades de acordo com o caráter de Cristo, que não negligenciam o amor ao próximo”. (CIDACO, J. A. Um grito pela vida da igreja. RJ: CPAD)
As necessidades sociais das pessoas As necessidades sociais das pessoas podem ser:
✓ psicológica (desequilíbrio emocional; depressão, doenças psicossomáticas),
✓ econômica (desemprego, pobreza, miséria),
✓ educacional (analfabetismo),
✓ física (abrigo, alimento, roupas, enfermidades), e
✓ espiritual (idolatria, pecado).
O evangelho integral, no entanto, não se limita apenas ao atendimento espiritual da pessoa, mas implica em atendê-la em suas necessidades gerais — psicológica, econômica, educacional, física e espiritual (Tg 1.27; 2.1-17).
Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”
SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL:
Lições Adultos – EDITORA BETEL
SUBSÍDIO EBD Lição 11: O Avivamento e a Missão da Igreja | 1º Trimestre de 2023 – Subsídios Escola Biblica Dominical das Lições Bíblicas Adultos CPAD: TEMA: AVIVA A TUA OBRA – O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus