EBD – Lição 02: GÊNESIS 2 – A Criação do Ser Humano | 1° Trimestre De 2022 | Pecc

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2022 | Tema: GÊNESIS – O Livro dos Começos | Lição 02: GÊNESIS 2 – A Criação do Ser Humano Escola Biblica Dominical

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Afora a suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.

OBJETIVOS

Ressaltar o valor do ser humano.
Valorizar o casamento.
Refletir sobre a mordomia do planeta.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Em Genesis 2 há 25 versos. Sugerimos começar a aula lendo, com todas as presentes, Genesis 2.4-25 (5 a 7min).

A revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas substitui a leitura da Bíblia. Querido(a) professor(a), homem e mulher foram criados à semelhança do Criador para com Ele manterem comunhão perfeita. Há em cada criatura humana uma porção de vida que nos inclina para Deus, pois Nele temos origem. A Deus também coube definir os dois modos exclusivos de vida humana: a uns fez homens e a outras mulheres para que mutuamente se unam em amor, Assim você deve testificar aos alunos que qualquer outro gênero ou forma de união conjugal é ilícita e contrária à vontade de Deus. Reforce em seus alunos a convicção de que somente a família tradicional atende ao modelo de organização afetiva determinado por Deus.

PARA COMEÇAR A AULA

Professor(a), estimule seus alunos a pensar na responsabilidade que todos temos quanto aos bens que Deus submeteu a nós. Todas as nossas capacidades físicas, espirituais, morais e cognitivas devem convergir para o cumprimento dos cuidados com a criação, o que significa também cuidarmos uns dos outros. Questione: cada um aqui emprega seu discernimento do bem e do mal e seus melhores esforços para a conservação da família e dos filhos da terra e dos mares com todos os seus frutos?

LEITURA ADICIONAL

O homem foi criado de um pó miúdo, como aquele que existe na superfície da terra. A alma não foi criada a partir da terra, como o corpo; portanto, é uma lástima que ela tenha que apegar-se à terra e preocupar -se com assuntos terrenos. Em breve, daremos conta a Deus pela forma como temos empregado as nossas almas; e se for concluído que as temos perdido, ainda que tenha sido para ganhar o mundo, estaremos perdidos para sempre! O néscio deprecia a sua própria alma ao preocupar-se mais com o seu corpo do que com ela.

Depois que Deus formou Adão, colocou-o no jardim. Deste modo, toda a jactância ficou excluída. Somente aquele que nos criou é capaz de nos fazer felizes; aquele que formou os nossos corpos é o Pai de nosso espírito, e ninguém mais além dEle é capaz de prover plenamente para a felicidade do corpo e da alma. Mesmo estando no paraíso, o homem tinha que trabalhar. Nenhum de nós foi enviado ao mundo para estar ocioso. Aquele que criou a nossa alma e o nosso corpo concede-nos algo em que trabalhar, e aquele que nos deu esta terra como habitação concede-nos algo sobre o que devemos fazer. Os filhos e herdeiros do céu, enquanto estão no mundo, têm algo a fazer por esta terra, o que deve ter a sua quota de tempo e preocupação por parte deles. E devem fazê-lo olhando para Deus, servindo-o tão verdadeiramente por meio desta atividade como quando estão de joelhos. Observe que a vocação do agricultor é uma chamada antiga e honrada; ela é necessária até mesmo no paraíso. Além do mais, existe verdadeiro prazer nas tarefas às quais Deus nos chama e naquelas em que Ele nos emprega. Adão não poderia ter sido feliz se tivesse estado ocioso: a Palavra de Deus declara que aquele que não trabalha não tem o direito de comer (2 Ts 3.10)

Livro: Comentário bíblico de Matthew Henry (4° ed-Rio de Janeiro, CPAD, 2004, pp. 6-7). EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2022 | Tema: GÊNESIS – O Livro dos Começos | Lição 02: GÊNESIS 2 – A Criação do Ser Humano Escola Biblica Dominical

Texto Áureo

“Então, deus ao homem do pó da terra e de soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” (Gn 2.7)

Leitura Bíblica Para Estudo

Gênesis 2.4-25

Verdade Prática

O ser humano é a coroa da criação e o que Deus tem de mais importante na face da terra

INTRODUÇÃO
I- A CRIAÇÃO DO HOMEM Gn 1.26-2.7
1
– O método da criação Gn 1.26
2– A constituição humana Gn 2.7
3– Imagem e semelhança de Deus Gn 1.27
II- A CRIAÇÃO DA MULHER Gn 2.18-25
1
– A constatação divina Gn 2.18
2– Tirada do homem Gn 2.21
3– A intimidade do casal Gn 2.24
III- ENSINAMENTOS Gn 1.31-2.15
1
– A satisfação de Deus Gn 1.31
2– Função e propósito do homem Gn 2.8
3– A mordomia cristã do planeta Gn 2.15
APLICAÇÃO PESSOAL

Devocional Diário

Segunda – Gn 2.2
Terça – Gn 2.9
Quarta – Gn 2.16
Quinta – Gn 2.17
Sexta – Gn 2.20
Sábado – Gn 2.22

Hinos da Harpa: 535-10

INTRODUÇÃO

O que é o homem? Essa pergunta ecoa desde os primórdios. Até o relato bíblico a contém (Sl 8.4)

1- A CRIAÇÃO DO HOMEM (Gn 1.26-27)

A criação ocorreu em etapas até chegar no seu ponto culminante: a criação do ser humano. O Sexto dia.

1- O método da criação (Gn 1.26) “Também disse Deus Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar sobre as aves dos céus sobre os animais domésticos, sobre todo a terra e sobre todos as répteis que rastejam pela terra.”

Isso é muito importante e não pode passar despercebido. Para o surgimento da vida marinha, Deus disse: “Produza águas. Para o surgimento da vida animal, disse “Produza a terra: Mas para o aparecimento do homem a linguagem muda radicalmente e adquire solenidade “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Merece destaque o fato de que somente na criação do homem Deus usou a expressão “Façamos [..] conforme”. A diferença na fraseologia é significativa e reveladora da grandeza única do ser humano.

Em Gênesis 2.7 temos o acréscimo: “Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra… Formou-se a tradução do verbo hebraico yetser, que é costumeiramente empregado para o trabalho típico do oleiro ou do artista plástico (Is 64.8). Somos, literalmente, obra das mãos poderosas, cuidadosas e detalhistas de um Deus pessoal. O homem não é um primata evoluído, nem um subproduto do macaco. Foi modelado artesanal e fisicamente por Deus, o qual soprou nele o fôlego da vida

2- A constituição humana (Gn 2.7) “Então formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”

O texto revela que o Senhor Deus formou o homem do pó da terra. O termo “po” no hebraico é afar, usado para a parte mais fina da terra. Viemos da terra e estamos ligados a ela. A palavra hebraica traduzida por homem é adam. É um termo com significado coletivo (humanidade) e não individual (homem).

A constituição humana é composta de duas partes: a parte material e a parte imaterial. Fisicamente falando, somos pó, nada mais. Não temos consistência nenhuma para nos orgulharmos do que somos Não existe no corpo humano qualquer elemento químico que não possa também ser encontrado na terra. No fim, fisicamente, todos seremos reduzidos ao que somos: pó (Sl 90.3; Ec 3.20). Muito embora o nosso corpo seja pó, Deus o modelou de forma sofisticada e complexa, surpreendendo os mais aprofundados estudiosos da anatomia humana.

São duzentos e seis ossos, seiscentos e quarenta músculos e três bilhões de fibras nervosas. No interior dessa joia da engenharia divina, o coração, de duzentos e cinquenta gramas (em média), bombeia sangue através de 96 mil quilômetros de velas, suficientes para, alinhadas, darem duas voltas e meia em torno da Terra E repete-se a operação 40 milhões de vezes ao ano. No corpo em repouso, os cinco litros de sangue são bombeados por todo o organismo em apenas um minuto. Isso, sem falar da complexidade de nossos cérebros, é apenas um pequeno vislumbre da beleza e precisão singulares do corpo humano.

3- Imagem e semelhança de Deus (Gn 1.27) “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem à imagem de Deus o criou: homem e mulher os criou.”

De tudo que existe conhecido na terra, nada se parece mais com Deus do que o ser humano. Por essa no a maior expressão de amor a Deus é servir e amar as pessoas. O ser humano (homem e mulher) foi criado à imagem e semelhança de Deus. O que significam esses dois termos (imagem e semelhança)? Alguns acham que se tratam de duas coisas diferentes, mas no texto original não tem o “e”. Então parece tratar-se de uma espécie de repetição de reforço. Em Gênesis 5.3, os termos aparecem em sequência invertida e em 9,6 aparece apenas a palavra imagem. “Imagem” é uma expressão da realidade, algo que tem uma semelhança, embora não seja exatamente uma cópia. Primeiramente, podemos dizer que não se refere à imagem física, pois Deus é Espírito e não tem corpo físico. O significado é triplo:

1) Personalidade inteligência, sentimento e vontade;

2) Moralidade – a capacidade de fazer escolhas, sendo responsável por elas;

3) Espiritualidade – ser capaz de se comunicar e ter comunhão consciente com o Criador. Essas três coisas são exclusivas do ser humano.

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2022 | Tema: GÊNESIS – O Livro dos Começos | Lição 02: GÊNESIS 2 – A Criação do Ser Humano Escola Biblica Dominical

II- A CRIAÇÃO DA MULHER (Gn 2.18-25)

Deus tomou uma costela do homem e fez a mulher Assim como ele, a mulher também é obra exclusiva do Criador. Apenas mudou-se a “matéria-prima.

1- A constatação divina (Gn 2.18) “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só far-Te-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.”

O homem estava no Éden, no paraíso divino e em estado de felicidade profunda, mas havia uma incompletude nele, ou seja, havia um aspecto da criação de Deus que não estava totalmente completado. Fosse o homem que tivesse dito que se sentia sozinho e incompleto, seria mais compreensível, embora pudéssemos discordar dizendo que ele não deveria sentir-se assim. Mas a constatação da solidão humana é feita pelo próprio Criador: “Não é bom que o homem esteja só”.

O Criador percebeu que o homem precisava de alguém que lhe proporcionasse a companhia ideal. Acima de Adão estava Deus, abaixo dele a criação, mas ao seu lado não havia ninguém. O princípio exposto (não é bom que o homem esteja só) ultrapassa os limites do casamento e alcança toda a unidade familiar, devendo ser observado por todos os seus membros em relação uns aos outros. Família é lugar de companheirismo. Casamento tem muitas finalidades, mas as maiores, certamente, são completude e companhia. No casamento sadio, o “eu” é substituído pelo “nós” e o “meu” pelo “nosso”.

2- Tirada do homem (Gn 2.21) “Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu: tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.”

Tomado de um sono anestésico, o homem é alvo de uma cirurgia e a mulher é criada sem a sua participação ativa Deus é o agente. O homem foi feito a partir do pó, mas a mulher, Deus fez a partir do homem. Ambos, homem e mulher, são iguais perante Deus, possuindo a mesma honra, a mesma dignidade, valor e posição, mas sexos diferentes. Tanto o feminismo como o machismo são deturpações do projeto divino. É sugestivo o fato de a mulher não ser tirada da cabeça nem dos pés. Ao tirar a mulher da costela do homem, Deus evidencia que os dois, no casamento, se complementam. A mulher não é inferior nem mero suporte do homem, mas seu complemento e o centro dos seus afetos. São mutuamente dependentes. Ela deriva dele, mas ele precisa dela (1 Co 11.11-12)

3- A intimidade do casal (Gn 2.24) “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”

O contexto de Gênesis é romântico: todos os animais tinham suas companheiras, apenas o homem não tinha par. Não havia, em toda a criação, ninguém que lhe correspondesse física, emocional e espiritualmente. Deus, então, fez a mulher O quadro de solidão se resolver. Temos, assim, o primeiro casamento consumado. O oficiante é o próprio Criador.

Alguns princípios ficam claros
1
) O casamento é heterossexual e monogâmico;
2) O sexo, no limite do casamento, é puro, santo e prazeroso. Sempre esteve no propósito de Deus. Não é algo imundo, nem sujo. Mais do que isso, é uma ordenança divina (1Co 7.5);
3) Ninguém opta pelo sexo que tem, ou terá. Nossa sociedade tem buscado, fora da Bíblia, fontes para as suas conclusões, desvios e aberrações. Mas o gênero “já vem de fábrica”, é inato: ou é macho ou é fêmea. Quem determina o gênero é a biologia e não a sociedade. O homem não pode ser mulher, nem a mulher pode ser homem.

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2022 | Tema: GÊNESIS – O Livro dos Começos | Lição 02: GÊNESIS 2 – A Criação do Ser Humano Escola Biblica Dominical

III – ENSINAMENTOS (Gn 1.31-2.15)

Estudar a Bíblia apenas para acumular informações foge ao propósito divino. É preciso incutir ensinos e deixar o Espírito gerar mudanças em nossa vida.

1- A satisfação de Deus (Gn 1.31) “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.”

O mundo todo, enquanto criação, é bom. O arquiteto e executor foi meticuloso e cheio de esmero. Cada etapa era acompanhada da avaliação, isso era bom”. Deus avaliou e aprovou seu trabalho. Ao final de tudo, no sexto dia, Deus expressa um superlativo muito bom: A ideia é de alguém que completando ou finalizando um projeto olha para a todo diz “gostei”: O mundo que Deus fez e ao qual nos destinou é maravilhoso. O Deus perfeito não comete erros, tudo é feito conforme a sua vontade e dentro do mais rigoroso senso estético e funcional. Alguém comentou que isso significa que tudo no universo, desde a maior estrela à menor das folhinhas produziu alegria e prazer em Deus. como se fosse uma linda sinfonia Mas lembremos que o superlativo “eis que era muito bom” ocorre depois da criação do ser humano. Era o que faltava. O Deus a quem servimos, Criador dos céus e da terra não é um ser frustrado e melancólico. Cristo nos prometeu um reino. cujo sinônimo é alegria (Rm 14.17).

2- Função e propósito do homem (Gn 2.8) “E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que foi formado.”

O autor de Gênesis apresenta Deus plantando um lindo jardim para Suas novas criaturas (28). Na tradução para o grego, a Septuaginta usa a expressão “paraíso”. Não se tratava de um estado, mas de um lugar físico. Ao colocar lá o homem, Deus lhe deu uma missão dupla: lavrar e cuidar. Ele não ficou criando árvores e frutos todos os dias, constantemente. Quando Deus determinou que o jardim fosse cultivado e se tornasse produtivo, estava dizendo ao homem que ele precisava aprender a agricultura e outras ciências relacionadas ao cultivo a partir das sementes já existentes. O trabalho não é invenção: do diabo como pensam alguns, tampouco deve ser visto como maldição resultante do pecado. Está dentro do propósito de Deus para o homem (2Ts 3.10)., Mas a função do homem não era apenas algo terreno e material. Eles desfrutavam diariamente da presença de Deus e assim o adoravam em um ambiente de indescritível beleza e sossego. Fomos criados por Ele e para Ele, e é Nele que encontramos sentido e finalidade da existência Isso explica o atual vazio e ausência de satisfação e significado no coração humano.

3- A mordomia cristã do planeta (Gn 2.15) “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e a guardar.”

Esse é outro ensinamento implícito, mas claro no relato da criação. Mordomia cristã é como chamamos a responsabilidade de cada cristão em relação à administração dos bens espirituais e materiais a ele outorgados. A Bíblia deixa claro que somos mordomos de Deus na terra. Deveríamos ser mais gratos, valorizar e preservar, sem idolatrar a criação de Deus. Homem e natureza estão ligados. O homem está acima do ambiente, mas não pode viver sem ele e a prova é a sequência sábia da criação de Deus. Primeiro, Deus cria o ambiente; em seguida, coloca o homem ali. A natureza não depende do homem, mas o homem depende da natureza Se acabarmos com a natureza, acabamos conosco mesmos. Deveríamos cuidar melhor do nosso domicílio. Se o mundo pagão cultua a natureza e o mundo antropocêntrico abusa dela, nós somos chamados a protegê-la como a uma irmã que teve o mesmo Pai.

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2022 | Tema: GÊNESIS – O Livro dos Começos | Lição 02: GÊNESIS 2 – A Criação do Ser Humano Escola Biblica Dominical

APLICAÇÃO PESSOAL

Considerando a excelência da criação do ser humano e a sua missão na terra como mordomo e representante de Deus, como temos vivido?

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site. Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja um parceiro desta obra. (“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38)

RESPONDA

Marque C para correto e E para errado nas afirmativas abaixo

1) [E] O mundo foi obra do acaso, sendo depois aperfeiçoada por Deus

2) [C] Ser feita à imagem e semelhança de Deus é uma característica exclusiva do ser humano.

3) [E] O fato de a mulher haver sido criada a partir do homem a tomar inferior a este.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2022 | Tema: GÊNESIS – O Livro dos Começos | Lição 02: GÊNESIS 2 – A Criação do Ser Humano Escola Biblica Dominical