EBD – Lição 02: As Maravilhosas Obras de Deus | 3° Trimestre de 2023 | PECC

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 3° Trimestre De 2023 | TEMA: DOUTRINAS BIBLICAS – Fundamentos da Verdades | Escola Biblica Dominical | Lição 02: As Maravilhosas Obras de Deus

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Nesta lição, você tem uma grande oportunidade para refutar as teorias falsas sobre a criação do Universo. Os cientistas têm procurado explicar as origens de todas as coisas existentes, inclusive a do homem, para provar que Deus não existe. Teorias como Big-Ben ( O Universo surgiu de uma explosão cósmica) e a Teoria da Evolução (o homem é produto da evolução espontânea de bactérias), diariamente entram em contradição no mundo científico. Seria como dizer que um edifício foi construído espontaneamente, do nada, só porque alguém conseguiu refazer o seu projeto. Na verdade, as obras de Deus somente podem ser estudadas e analisadas porque são sábias, inteligentes, exatas e grandiosas. Basta olhar a complexidade da obra de Deus no Universo e no átomo. Por isso, os céus e a terra proclamam a Glória de Deus.

PALAVRAS-CHAVE

Majestade • Propósito • Providência

OBJETIVOS

Descrever a atividade de Deus na criação, na preservação e no governo do mundo.
Explicar as razões pelas quais os crentes sofrem enquanto a iniquidade parece impune.
Amar mais a Deus por compreender melhor as Suas obras.

PARA COMEÇAR A AULA

Você pode começar a aula mostrando aos alunos uma ilustração do Universo, para provar a grandeza da criação de Deus. Pode ser facilmente encontrada na internet, ou num livro. Explique que o nosso sol é uma estrela que faz parte de uma galáxia, a Via Láctea, que contém mais de cem bilhões de estrelas, semelhantes ao Sol, e que no Universo inteiro, os cientistas afirmam a existência de mais de cem bilhões de galáxias. Essas informações impressionantes somente confirmam a existência do Deus Soberano, o Criador dos céus e da terra.

LEITURA COMPLEMENTAR

A Soberania Divina e a Liberdade Humana. Paulo assevera que Deus “faz todas as coisas segundo o conselho de Sua vontade” (Ef 1.11), e também afirma que Deus opera em nós “tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Fp 2.13). Ele confere-nos discernimento quanto às situações da vida e guia-nos por meio de Seu Santo Espírito. Ele adverte-nos quanto às consequências do fracasso e procura conquistar-nos gentilmente. Contudo, não tira a nossa liberdade, visto que não nos impõe Sua vontade à força. Dentro da experiência da salvação, Ele dá início à Sua admirável realização, colocando-se do lado de fora de nosso coração e batendo; mas nós é que devemos abrir-Lhe a porta (ver Apocalipse 3.20). Além disso, o Espírito Santo vem habitar em nós. Ele mantém o controle sobre as nossas vidas por todo o tempo em que nos mantivermos submissos ao Seu senhorio. Livro: “Doutrinas Fundamentais da Bíblia” (ICI, São Paulo, 2013, pág. 51).

TEXTO ÁUREO

“Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra.” 1Cr 29.11

VERDADE PRÁTICA

A soberania do governo de Deus deve ser o fundamento para a nossa vida de fé e vitória.

DEVOCIONAL DIÁRIO

Segunda – Gn 1.1 O Criador do Universo é Deus.
Terça – S119.1 Toda a criação glorifica ao Senhor.
Quarta – SI 93.2 O governo de Deus é eterno.
Quinta – Dt 28.1 Deus cuida do Seu povo.
Sexta-At 17.28 A natureza subsiste em Deus.
Sábado -Jo 3.3 Deus faz novas criações.
Hinos da Harpa: 526 – 511 – 369

LEITURA BÍBLICA

1 Crônicas 29.11-14
11 Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos.
12 Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força.
13 Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome.
14 Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos te damos.

AS MARAVILHOSAS OBRAS DE DEUS
INTRODUÇÃO
I- A OBRA DA CRIAÇÃO
1
– O ato criativo Gn 1.2
2– A glória do Criador SI 19.1
3– Novos atos Jo 3.3
II- O GOVERNO SOBERANO
1
– Soberania SI 115.3
2– Governo 1Co 29.11,12
3– Preservação At 17.28
4– Delegação SI 115.16
III- PROVIDÊNCIA DIVINA
1
– A providência Rm 8.28
2– Propósito Sl 84.11
3– Concordância 1Co 12.6
4– No cotidiano Dt 28.1-14
APLICAÇÃO PESSOAL

INTRODUÇÃO

Nesta lição, estudaremos que Deus criou e mantém-se ativo em Sua criação, provendo tudo quanto é necessário para conduzir-nos ao Seu reino. Contudo, Ele permite que tomemos as nossas próprias decisões e que arquemos com a responsabilidade pelas escolhas que fazemos. Analisaremos como Ele governa a Sua criação.

I- A OBRA DA CRIAÇÃO

1- O ato criativo. Deus é o Criador de tudo o que existe. A primeira obra de Deus foi a criação do Universo (Gn 1.2). Mediante o exercício do Seu poder de criar, trouxe à existência o Universo inteiro, o visível e o invisível. Isso inclui os sistemas do Universo material (sol, lua, estrelas, planetas, cometas etc.) e também todas as ordens de seres, incluindo os demais seres espirituais. Esses atos criativos são considerados conjuntamente no grande processo da criação (Gn 1; 2; SI 33.6).

2- A glória do Criador. A eterna grandeza e majestade do Criador estão provadas no fato de que Ele já existia antes de todas as coisas. Exibe a Sua sabedoria, o Seu poder e o Seu interesse pelas Suas criaturas (Rm 1.18-20). Ele fez tudo para a Sua glória (SI 19.1; Is 43.7; 48.11; Ap 4.11). Por isso, o Senhor de toda a criação tem direito de exigir que Suas criaturas lhe sejam obedientes, prestando-lhe adoração e serviço.

A doutrina da Criação é fundamental para a nossa fé, pois jamais poderíamos nos entregar aos cuidados de alguém, com vistas à nossa eterna salvação, cujo poder fosse menor que o do Criador revelado nas Escrituras. A verdadeira felicidade nos é outorgada somente quando procuramos glorificar a Deus. Fomos criados com esse expresso propósito, e essa é a grande chave para a nossa felicidade.

3- Novos atos. Os atos criativos de Deus não se limitam àquilo que Ele fez no passado. Deus purifica os corações daqueles que se arrependem de seus pecados e aproximam-se Dele confiadamente (Jo 3.3; 2Co 5.17; Gl 6.15; SI 51.10) Quando uma pessoa volta-se para Deus em busca de salvação, nasce de novo e torna-se uma nova criatura, ou uma nova criação. Desse modo, os atos criativos de Deus incluem a criação espiritual, que tem lugar quando uma pessoa aceita a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal.

II- O GOVERNO SOBERANO

O governo divino inclui a manutenção ou preservação de Sua criação.

1- Soberania. O supremo Criador do Universo governa soberanamente sobre tudo quanto Ele criou. A palavra supremo significa “o mais elevado em posição e autoridade, o mais elevado em grau ou qualidade”. Deus é superior, de todas as maneiras, a tudo quanto existe. A palavra soberano significa “estar livre de qualquer controle ou poder externo e ter a capacidade de fazer o que bem quiser”. A Sua soberania manifesta-se na direção da Sua vontade (Ef 1.11). Vejamos os seguintes aspectos:
a) Ele tem o direito de nos governar (Mt 20.15; Ez 18.4).
b) Ele faz aquilo que lhe parece melhor (SI 115.3; Dn 4.35).
c) Há um propósito em tudo quanto Deus faz (Rm 8.28; Is 48.11).

2- Governo. São as atividades divinas com o objetivo de concretizar os Seus propósitos (1Co 29.11,12). Deus governa o mundo físico por meio de leis que Ele mesmo estabeleceu, assim como das leis dos homens (autoridade delegada, segundo Romanos 13.1,2) e mediante as operações do Espírito Santo. Ele usa todas as formas de influência, como as circunstâncias, os motivos, a instrução, a persuasão e a força do exemplo.

3- Preservação. Deus age continuamente cuidando do Universo (At 17.28; Hb 1.3; SI 104). Deus não seria realmente soberano se qualquer coisa existisse ou acontecesse fora de Sua vontade e de Seu poder (Nm 9.6; Sl 145.14- 16). Precisamos reconhecer que tudo quanto Deus criou depende Dele de modo absoluto. Nenhuma criatura tem a capacidade de continuar a existir por si mesma. Isso inclui as pessoas e os animais, bem como a proteção daqueles que são santos e justos (Pv 2.8; SI 36.6; Dt 1.30,31; SI 31.20; 34.15,17,19; Is 43.2). É mediante a palavra do Seu poder que todas as coisas, bem como o Universo inteiro, são mantidas ou sustentadas (Hb 1.3).

4- Delegação. Deus outorgou a cada porção de Sua criação certas propriedades que são necessárias à sua preservação. Ele dotou cada criatura de certas características naturais, que lhe são próprias. Cada ser cresce, desenvolve-se, amadurece e reproduz-se de acordo com a sua espécie (Gn 1.24,25). No mundo físico, Deus atua através das leis físicas, às quais denominamos de “leis da natureza”. No mundo intelectual, Deus opera através da capacidade que deu ao homem de pensar, de sentir e de tomar decisões (SI 115.16).

III- PROVIDÊNCIA DIVINA

É indispensável que aprendamos o propósito, os elementos e os efeitos da providência de Deus.

1- A providência. O conceito, refere-se às atividades divinas mediante as quais Ele conserva, cuida e governa tudo quanto criou (Rm 8.28). Ele prevê e planeja as coisas com antecedência. Ele tem o poder de cumprir o Seu propósito final na criação para estabelecimento de Seu reino, sob o governo de Jesus Cristo. Deus está pessoalmente envolvido no mundo que Ele criou e faz tudo quanto existe mover-se conforme intencionou. Ele capacita e impulsiona o homem a agir como agente moral responsável, dotado de liberdade de escolher entre o certo e o errado.

2- Propósito. Há diversos propósitos na providência de Deus, a saber: a) A felicidade e o bem-estar de Seu povo (Sl 84.11; At 14.17); b) O desenvolvimento espiritual, mental e moral de Seu povo. Deus tem educado o Seu povo para entender a Sua vontade, a maneira santa de viver e, através do perdão, a reconciliação entre o pecador e Ele próprio. c) A manifestação da Sua própria glória (Ef 1.11-14). Ao reconhecermos o cuidado de Deus e o adorarmos como maravilhoso Criador, então nós lhe prestamos honra e glória.

3- Concordância. Sem a concordância de Deus, nenhuma força ou pessoa poderia continuar a agir ou mesmo a existir (At 17.28; 1Co 12.6). O poder de Deus exerce fortíssima influência sobre toda a criação e poder do homem, embora sem destruí-lo e sem furtar-lhe a liberdade. Esse é um profundo mistério: Deus outorgou ao homem poderes naturais que podem ser usados para o bem ou para o mal. Porém, se esses poderes naturais são usados de maneira má, somente o homem é o responsável, pois Deus não é o causador dos maus atos dos homens (Jr 44.4; Tg 1.13,14).

Ele confere discernimento nas situações da vida e guia por meio de Seu Santo Espírito, mas sem tirar a nossa liberdade, visto que não nos impõe Sua vontade à força. O Espírito Santo mantém o controle sobre as nossas vidas por todo o tempo em que nos mantivermos submissos ao Seu senhorio.

4- No cotidiano. A providência divina está presente nas experiências pessoais diárias. Deus abençoa aqueles que lhe pertencem (Lv 26.3-13; Dt 28.1-14). Em Sua benevolência, adia o julgamento do ímpio a fim de dar-lhe a oportunidade de arrepender-se (Rm 2.4; 2Pe 3.9). Por isso, a prosperidade dos ímpios é apenas temporária e, no tempo certo, Deus haverá de julgar a iniquidade deles (SI 37.16-22; 73.1-28; MI 3.13-4.3). Ele permite que o crente passe por lutas e provas, tendo em mira o seu desenvolvimento espiritual (Sl 94.12; Hb 12.5-13; 1Co 16.9; Tg 1.2-12).

APLICAÇÃO PESSOAL

Cientes da grandeza do Criador, devemos entregar a nossa vida completamente em Suas mãos. Servi-lo e adorá-lo de todo o nosso coração é o nosso dever. Pela fé em Sua providência, a ansiedade ou medo não devem fazer parte do cotidiano.

GOSTOU DO SITE? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

RESPONDA

1) Quem é o autor de toda a Criação? R. Deus
2) Que meios Deus usa para governar o Universo? R. As Leis físicas, os homens, e as ações do Espírito.
3) Qual o principal propósito da Criação? R. A glória de Deus.

VOCABULÁRIO

Concordância: Ato de concordar. Acordo, harmonia, consonância.
Cotidiano: De todos os dias; diário. Que sucede ou se pratica habitualmente.
Delegação: Ato ou efeito de delegar. Comissão que dá a alguém o direito de agir em nome de outrem; mandato.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 3° Trimestre De 2023 | TEMA: DOUTRINAS BIBLICAS – Fundamentos da Verdades | Escola Biblica Dominical | Lição 02: As Maravilhosas Obras de Deus