Mateus 13:23: Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
OBJETIVOS
I – Esclarecer o significado da parábola do semeador.
II- Evidenciar a importância de obedecer ao Evangelho.
II- Ressaltar a obrigatoriedade de se anunciar o Evangelho.
A parábola do Semeor
Esta narrativa destaca a responsabilidade dos discípulos em anunciar o evangelho do filho de Deus,, independentemente da circunstância, boa Semente da palavra de Deus deve ser semeada isto é anunciada.
Um propósito da parábola do semeador foi prevenir os discípulos.quanto ao triste fato de a pregação da palavra DO todo poderoso que não produziu colheita 100% em todos os ouvintes
Devemos observar que a semente é a mesma, em todos os quatro casos, mas que o tipo de solo e sua preparação prévia é que são diferentes. Neste último caso, 0 solo bom representa o homem que acolhe a mensagem do reino dos céus no próprio coração .esse da fruto e um produção 100 outro sessenta e outro trinta..
Há duas interpretações básicas sobre estas palavras: 1. Jesus quis mostrar que os crentes comprovam o discipulado mediante diversas qualidades, alguns produzindo mais fruto do que outros, dependendo da qualidade da a citação da palavra e dos esforços envidados continuamente.
- Jesus quis indicar somente a diferença na produção: e que alguns têm
mais capacidade do que outros, e . Naturalmente, produzem mais do que estes.
- INTERPRETAÇÃO DA PARABOLA DO SEMEADOR
Temos aí uma imagem que qualquer pessoa da Palestina era capaz de compreender. Nós podemos imaginar um homem na Palestina andando pelo campo, tirando a semente da sacola que estava em seu ombro.
E espalhando a por toda parte. E nessa imagem formada em nossas mentes. Eu imagino Jesus falando aquele povo,
Olha La vocês estão vendo esse semeador que vai Semeando suas sementes no campo! Vemos-nos que Jesus partiu de algo que podia ver neste momento,para
abrir suas mentes a uma verdade que ainda eles não tinha visto jamais. –
O próprio Jesus interpretou essa parábola, a semente é a palavra ( pregação do reino)
A parábola do semeador é uma descrição das vária resposta ao ouvir a palavra de Deus e, retrata as reações que Jesus encontrou no seu
próprio Ministério. a parábola adverte contra ouvir superficial mas também alimenta a expectativa do ouvir real e produtivo
a)O Semeador é Jesus ainda que Não especificamente mencionado, mas se compararmos com a parábola do trigo e do joio
(Matheus 13.37 .E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem;), -nós vemos que “quem semeia a boa semente é o filho do homem”
Dessa forma, podemos concluir que o Semeador nesta parábola tem referência imediata com Jesus. Contudo, podemos entender, extensão, ser qualquer pessoa que fielmente proclama a mensagem do Evangelho nos nossos dias.
- B) o segundo elemento dessa palavra é a semente, semente é, seleção de qualquer substância ou grão que se semeia ou que se lança a terra para fazer germinar. A semente é a palavra (Lucas 8.11. Este é o significado da parábola: A semente é a palavra de Deus.)
E Por que comparar a palavra de Deus, com a semente?
Porque a palavra é viva e eficaz.Palavra de Deus tem vida que pode ser concedida aqueles que creem. Vamos ler
(Hebreus 4:12)Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
- C) Jesus mostrou que o ato de ouvir representa um solo fértil, para a mensagem do reino. se aqueles a quem pregamos o evangelho produzirem frutos, mostrar a que a semente que plantamos vingou raízes em seu corações.o solo, Os lugares onde pode cair a semente significa as personalidades ou características daqueles que recebem a semente( coração)
Ao descrever o tipo ideal de solo Jesus destaca o melhor perfil de ouvinte pelo mas também a importância de ouvir a palavra e conservá-la no coração viva, a fim de dar fruto com perseverança (Lucas.8,15 E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.)
As pessoas que ouvem a Jesus, São comparado com vários tipos de solos Lucas 8.5-7
A parábola do semeador também relata de que forma o evangelho será recebido no mundo. nela aprendemos três verdades:
- a) a conversão e a frutificação espiritual Dependem de como a pessoa se porta diante da palavra de Deus (MC 4.14)
- b) haverá diferentes reações ante o evangelho. Da parte do mundo, ouviram, mas não entenderão (marcos 4.15)
Creram, mas desviaram (mc 4.16-19) uns perseveraram e frutificaram em diferente proporção. (mc 4.20)
- c) os inimigos da palavra de Deus são: Satanás, os cuidados deste mundo, as riquezas e os prazeres pecaminosos desta vida(lc 8.14)
II-A IMPORTANCIA DE OUVIR O EVANGELHO
Jesus contou frequentemente histórias sobre o acontecimento do dia a dia, que ele usava para ilustrar verdades espirituais. Para ele, a parábola do semeador é fundamental para o entendimento das outras parábolas, esta história fala de um agricultor que lançou semente em vários lugares,com diferentes resultados dependendo do tipo do solo.
Tipos de solos, Jesus ilustra 4 tipos de solos .4 tipos de ouvintes
Algumas sementes caíram junto ao caminho. O solo duro e compacto da estrada impediu que as sementes penetrassem, fazendo com que ela ficasse na superfície, ficando exposta para as aves que vieram e as
comeram.
Aplicação: Existe aquele ao pé do caminho que seus corações passíveis, que se torna assim pela presença ou pela pressão da vida. Não recebem realmente a verdade. e o maligno arrebata a semente que estava na superfície da terra. Representa aqueles que ouvem e não entende
Algumas das sementes caíram sobre pregais, onde não havia muita Terra, como consequência, .cresceram rapidamente no solo Raso, porém um instante o sol secou sua umidade e as jovens plantas secaram. Solo representa aqueles que ouvem a palavra e a recebem com grande alegria, quando surgem as dificuldades de as tribulações ou as perseguições por causa da palavra, ela não resistem e imediatamente tropeçam.
Segundo aquele que estão em pedregais cheio de pedras, seus corações são superficial responde com entusiasmo emocional, mas falha em firmar suas raízes em profundo arrependimento,,assim vivem vidas fracas, a angústia os atinge, ai definham e morrem, se ofendem e tropeça, ou se perdem
Vamos ver também que Algumas sementes caíram entre espinhos.
Aplicação: esses recebem a mensagem e são salvos, mas A Ilusão deste mundo, a sedução das riquezas, sufoca.
Essas coisas ameaçam a vida espiritual de cada cristão e causa a morte espiritual ,As distrações e conflitos roubam dos novos crentes no tempo necessário para refletir e dirigir a palavra de Deus a fim de crescerem
através dela. Da mesma forma,acontece nos dias atuais, extraindo os crentes de maneira que permaneçam infrutíferos, produzindo nenhuma colheita. Agora Jesus relata que Algumas sementes caíram em Terra Boa.
Estes não só ouvem a palavra,,, mas também entende ,produzem frutos em vários graus, o desafio para cada Cristão é produzir mais frutos e mais fruto
(João 15.2-5 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.)
O fruto é a prova da verdadeira salvação (Mateus 7.16.) Por seus frutos os conhecereis. Porventura se colhem uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
inclui santidade (romanos 6.22. Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
Caráter cristão
Prática de boas obras (Colossenses 1. 10 )Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;
Testemunho Cristão (Romanos 11.3.)
A semente que caiu em terra boa são como os bereanos que foram recomendados por que de bom grado receberam a palavra(atos 17. 11.) Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
Examinando cada dia nas escrituras se estas coisas eram assim
São, verdade, , que aceitam Jesus, em sua palavra e permitiram que ele fizesse a diferença em sua vida (atos 17. 2. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
Jesus mostrou que o ato de ouvir representa um solo fértil para a mensagem do reino se produzirmos fruto, provará que ouvimos. Pregamos o evangelho produzirem frutos, mostrar a que a semente que plantamos ficou raízes em seus corações.
[
O verbo ouvir é usado 19 vezes em Mateus 13. Nós vemos como é importante ouvir a palavra de Deus (Romanos 10: 17 Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo).
.Jesus disse: (lc.8.18) Vede, pois, como ouvis; porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado.
III-O CHAMADO PARA ANUCIAR O EVANGELHO
Esta parábola Jesus descreve como o reino do céu começa.
Ele começa com a pregação da palavra o plantio de uma semente no coração das pessoas, semente é a palavra de Deus os vários tipos de solo representam os tipos de coração os resultados diversos as respostas diferentes da palavra de deus. Jesus ilustra o que se pode esperar da
pregação da palavra, isto é uma pequena porcentagem dos ouvintes acolherá a mensagem entre esses ouvintes haverá o envolvimento de muito frutos.
Nós vemos que Jesus ,Não descreveu uma era de grandes colheitas, mas sim em tempo em que a palavra seria rejeitada , o mestre não se deixou-se enganar pelas grandes Multidões que o seguiam ,ele sabia que a
maior parte das pessoas não produziria fruto.
O maior serviço que qualquer Cristão pode, realizar é semear a boa semente da palavra de Deus (Eclesiastes.11.6) Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas.
Isso não apenas com os seus lábios, testemunho pessoal
Devemos semear a palavra em todas as qualidades de terra ,o cristão Semeia a palavra sem observar o vento, nuvem (Eclesiastes 11.4. Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.) (2 Timóteo 4.2 Prega a Palavra, insiste a tempo e fora de tempo)
Jesus enfatiza que o agricultor não consegue explicar como essa semente cresce, é possível descrever, as etapas do processo de germinação, porém entender completamente esse processo ninguém consegue. O mistério da vida. Homem tenta imitá-lo ,mas não consegue,
Jesus ressalta que tudo o que o agricultor faz é confiar, sabendo que a semente vai germinar, amadurecer e por fim chegará o momento certo da colheita.
Os cristãos precisam desenvolver suas raízes por meio de fé em Cristo, e de estudo da palavra ,cada vez mais profundo ,porque tempos difíceis virão, e somente aqueles que tiverem desenvolvido suas raízes abaixo da superfície sobrevivera
O Semeador
Agora imagine se esse semeador Tivesse deixado a semente guardada, nunca ia produzir safra. Por isso o seu trabalho é importantíssimo e
essencial, Nós vemos que o Semeador nunca é chamado pelo seu nome na história , nem é-nos dito sobre sua aparência ,nem sua personalidade ou sua realizações. ele simplesmente põe a semente no solo depois a colheita depende da combinação do solo com a semente.
Nós Cristão seguidores de Cristo devemos estar ensinando a palavra,quanto mais ela é plantada nos corações dos homens, mais será a colheita .mas a identidade pessoal do pregador ou do professor, não é mais importante do que a semente que a palavra de Deus (1 Coríntios 3.6 -7)Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer;de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.,,
Vemos-nos por aí e é triste, quê o Semeador o pregador o professor seja figura principal,e a semente esquecida.Não devemos exaltar os homens ,mas fixarmos nós completamente no Senhor e na sua palavra.
Semente A palavra de Deus. A palavra de Deus cada conversão é o resultado do assentamento do Evangelho dentro de um coração puro e essa semente
Salva Thiago 1.21. Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
Regenera (1 Pedro 1.23) Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
Liberta (João 8.32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.)
Santifica (João 17.17. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.).
Esta ai os benefícios de ouvir a palavra e também a necessidade de ser pregada,O professor tem que ensinar a palavra, não uma outra semente.muitos pensam que poderiam fazer uma colheita maior se alguma outra coisa fosse plantada , – aí as igrejas começa a experimentar outros meio. Achando que pode conseguir mais adeptos ,elas recorrem a divertimento ,festas vários tipos de para atrair as pessoas , – Jesus disse qual a semente era para plantar,é a palavra de Deus, não é o nosso trabalho analisar o solo. E decidir plantar alguma
outra coisa Esperando receber melhor resultado, para a colheita do Evangelho pode ser pequena , mas Deus nos deu permissão para plantar a palavra – RICHARD BAXTER DISSE: “se conseguimos pregar somente a cristo para nosso povo,teremos pregado tudo a eles”
O evangelho significa boas Novas, uma boa notícia, Jesus noz encarregou de contar as boas novas as pessoas à nossa volta, pois o notícia tão boa que não podemos guardar só para nós
Conclusão: dwight l.Moody Disse : “Usa-me então, meu salvador para qualquer alvo e em qualquer maneira que precisar. Aqui está meu pobre coração, uma vasilha vazia ,enche-me da tua graça”