[ Mitologia Grega ] O Que é Mitologia Grega ?

O Que é Mitologia Grega ? [ Mitologia Grega ] A mitologia grega nada mais é do que o estudo de um conjunto de mitos e lendas dos gregos antigos que compreende vários deuses, heróis, titãs, centauros, ninfas e muitos outros.

Mitologia Grega

O mais interessante é que, mesmo tendo se originado da união das mitologias dórica e micênica, 700 a.C., com o início do cristianismo, todas essas narrativas passaram a ser consideradas como ficções e alegorias.

O fato é que na Grécia Antiga a religião poderia ser considerada politeísta, visto que os gregos adoravam e seguiam vários deuses.

Já quanto às fontes da mitologia grega, não existem escrituras sagradas, tais como a Bíblia dos cristãos, porém as principais bases foram documentadas no século VIII a.C. por de escritores e filósofos.

Essas obras, tais como a Teogonia de Hesíodo e a Ilíada e a Odisseia de Homero, são referência até dias de hoje quando o assunto é mitologia grega.

Os Gregos eram politeístas, isto é, adoravam vários deuses, acreditando que esses deuses tinham forma humana, embora fossem mais belos e poderosos que os homens, imortais e possuidores de poderes mágicos.

Os deuses gregos revelavam também qualidades e defeitos semelhantes aos dos seres humanos: apaixonavam-se, sofriam, conheciam aventuras e desventuras e os Gregos falavam deles como se fossem pessoas: contavam a história da sua vida, as suas lutas, sentimentos…

O conjunto das histórias maravilhosas da vida dos deuses e heróis gregos chama-se mitologia.

Para os Gregos, os deuses eram descendentes da terra – Gaia – e do céu – Urano – e tinham grandes semelhanças com os homens.

O Monte Olimpo é o ponto mais alto de toda a Grécia, com uma altitude de 2 917m. Na antiga Grécia, foi considerado a casa dos deuses importantes. Segundo reza a história, a entrada para o Olimpo fazia-se através de um portão feito de nuvens, isto talvez se possa atribuir ao fato de o cume da montanha, devido à sua altitude, estar sempre coberto de nuvens.

Na Teogonia, por exemplo, é tratada de forma bem completa a origem dos deuses e suas histórias. Já na Ilíada e a Odisséia são narrativas que descreve mitos, ou seja, os grandes acontecimentos que envolvem deuses e heróis.

Todos esses mitos criados serviam para passar mensagens às pessoas e também para ajudar na preservação da memória histórica do seu povo. Isso porque na época, não havia ainda uma explicação científica para a maioria dos fenômenos naturais que aconteciam, tampouco para os acontecimentos históricos.

Sendo assim, os mitos eram criados também como uma forma de justificar fatos políticos, naturais, históricos, econômicos e sociais da época, tudo através de histórias e narrativas que eram comumente difundidas através da literatura oral, ou seja, falada.

Sendo assim, a mitologia grega e seus mitos são uma excelente forma que temos nos dias de hoje de entender melhor a história civilizatória da Grécia Antiga. Isso porque essas histórias são ricas em dados econômicos, psicológicos, artísticos, culturais e políticos do seu tempo.

Gregos

Romanos

Deuses – simbologia

Zeus

Júpiter

Pai dos deuses, filho de Cronos e de Reia. A esposa de Zeus foi sua irmã Hera. É designado também por Padre, Tonante e Jove. Era representado como homem forte e barbado, de aspecto majestoso, com um raio na mão sobre uma águia.

Afrodite

Vénus

Filha de Zeus e Dione. É a deusa do amor e da beleza. Hefesto recebeu-a como esposa, mas esta, incapaz de lhe ser fiel, procurou o amor de Ares,  de quem teve Eros. Amou também Hermes, Dioniso, Anquises (de quem teve Eneias) e Adonis.

Ares

Marte

Deus da guerra, presente em todos os combates. Era representado como um guerreiro completamente armado, acompanhado por um galo. Fiel apaixonado de Vênus.

Apolo

 

Deus das Artes. O deus mais venerado depois de Zeus. Identifica-se com o Sol – daí ser chamado também Febo (brilhante) – e o ciclo das estações do ano..

Artemis

Diana

Filha de Zeus e da irmã de Apolo. Deusa da caça e da castidade é representada num coche, tirada por corças, armada de arco e flechas com setas e uma meia-lua sobre a cabeça.

Atena

Minerva

Deusa da Sabedoria e da guerra justa possuía uma disposição pacífica, representando a preponderância da razão e do espírito sobre o impulso irracional. Deusa protectora de Atenas e outras cidades da Ática. Acredita-se que ela era originalmente a deusa-serpente de Creta. Imagem guerreira, com capacete, lança, escudo e couraça.

Eolo

Deus dos ventos

Poseídon

Neptuno

Deus dos mares era filho de Cronos, deus do tempo, e Reia, deusa da fertilidade e irmão de Zeus e Hades. É representado como um homem forte, de barbas brancas, com um tridente na mão e acompanhado de golfinhos e outros animais marinhos.

Hefestos

Vulcano

Deus do fogo. Patrono dos ferreiros e dos artesãos em geral, é responsável, segundo a lenda, pela difusão da arte de usar o fogo e da metalurgia. Era geralmente representado como um homem de meia-idade, barbado, vestido com uma túnica sem mangas e com um gorro sobre o cabelo desgrenhado.

Heróis Gregos

Além dos vários deuses, a quem adoravam e veneravam, existem ainda muitas histórias sobre heróis gregos que realizavam as mais destemidas façanhas e se embrenhavam nas mais empolgantes aventuras.

Aquiles

Era o guerreiro mais forte dos gregos. Filho de um homem (Peleu) e da deusa Tétis. Quando nasceu sua mãe mergulhou-o nas águas de um rio que protegiam todas as partes do seu corpo banhadas pelas águas. Mas como a mãe lhe pegou pelo calcanhar foi só esta parte do corpo que era vulnerável. Morreu no assalto a Troia, trespassado por uma flecha que se cravou no seu calcanhar.

Hércules

Herói grego muito forte enfrentou doze dificuldades, conhecidas pelos doze trabalhos de Hércules.

Jasão

Chefiou a expedição dos argonautas em busca do “velo de ouro” tendo enfrentado imensos perigos e aventuras.

Perseu

Filho de Zeus, casou com Andrômeda. Na sua viagem de regresso da Etiópia transformou os seus companheiros em pedra ao mostrar-lhes a cabeça da Górgona.

Édipo

Rei de Tebas decifrou o enigma da esfinge. Sem o saber matou o pai e casou com a própria mãe. Mais tarde, quando soube o que fizera, cegou-se a si próprio para não contemplar o horror que cometera.

Teseu

Venceu o Minotauro que era o monstro que existia no labirinto de Creta, com a ajuda de Ariadne.

Ulisses

…..

Animais e monstros mitológicas

Centauro

Metade homem, metade cavalo.

Ciclopes

Criaturas gigantes com um olho no meio da testa

Minotauro

Metade touro, metade homem guardava o labirinto de Creta

Pégaso

Cavalo alado

Lendas mitológicas

Ariadne

Dédalo construiu o labirinto de Creta, onde vivia o Minotauro (metade monstro metade homem).Exigia sacrifícios humanos cujas vítimas eram raparigas atenienses. Teseu entrou no labirinto com a ajuda do fio de Ariadne, tendo morto o Minotauro.

Narciso

Ao beber água de uma fonte viu a sua imagem refletida e apaixonou-se por si próprio. Não podendo satisfazer a sua paixão morreu de desgosto e o seu corpo transformou-se na flor que ficou com o seu nome.

Sísifo

Foi condenado pelos deuses a transportar uma pedra às costas para cima de um monte. Quando chegava lá acima a pedra escorregava-lhe dos ombros e rolava até ao sopé do monte. Sísifo tinha de  ir buscar outra vez. Estava condenado a fazer isto eternamente.

Tântalo

Foi condenado pelos deuses a ficar eternamente com fome e sede. Estava acorrentado a uma árvore e os frutos desciam até estar ao seu alcance, mas quando estendia as mãos para apanhá-los, os frutos fugiam. Do mesmo modo, o lugar onde estava ficava inundado de água e quando tentava beber a água escapava-se do seu alcance.

O fato é que os gregos antigos costumavam enxergar vida em quase tudo aquilo que os rodeava e, por isso, buscavam uma explicação para tudo. Com isso e uma imaginação fértil esse povo acabou criando diversos personagens e criaturas míticas de todos os tipos.

A mitologia grega conta com heróis, deuses poderosos, ninfas, centauros e titãs que permeavam o mundo, influenciando a vida das pessoas. Sendo assim, segundo os gregos antigos, bastava interpretar os sinais da natureza para poder atingir os objetivos propostos.

Com isso, os gregos sempre consultavam seus oráculos a fim de saber o que estava acontecendo e o que estava para acontecer no seu futuro. A pitonisa, que era uma espécie de sacerdotisa, tinha uma grande importância nesse contexto, pois sempre buscava explicações mitológicas para esses acontecimentos.

Outro ponto importante é que os gregos acreditavam que agradar as divindades era algo imprescindível para que fosse possível obter bons resultados na sua vida material. Sendo assim, era comum que, por exemplo, um trabalhador do comércio tivesse como objetivo satisfazer o deus Hermes a fim de conseguir um bom resultado no seu trabalho.

O fato é que a mitologia grega exerceu e ainda exerce uma grande influência tanto na cultura como também na literatura e nas artes da civilização ocidental.

Nela, poetas e artistas tem se inspirado desde os tempos antigos até os dias de hoje, descobrindo sempre temas mitológicos que apresentam grande relevância e significado no seu contemporâneo.

Não bastasse isso, o patrimônio da mitologia grega ainda influencia na ciência e também em tradições modernas neopagãs

[ TEG ]

mitologia grega deuses,

mitologia grega zeus,

mitologia grega livro,

mitologia grega medusa,

mitologia grega nomes,

mitologia grega mitos,

mitologia grega poseidon,

mitologia grega Afrodite,

mitologia grega resumo,

mitologia grega personagens,

mitologia grega historias,

mitologia grega atena,

mitologia grega pdf,

mitologia grega hades,

mitologia grega cronos,

mitologia grega lenda,

mitologia grega hercules,

mitologia grega apolo,

mitologia grega desenhos,

mitologia grega centauro,

mitologia grega minotauro,

mitologia grega ares,

mitologia grega e romana,

mitologia grega tattoo,

mitologia grega titãs,

outro nome para mitologia grega,

mitologia grega filosofia,

mitologia grega deus da guerra,

mitologia grega criaturas,

mitologia grega filmes,

mitologia grega todos os deuses,

mitologia grega monstros,