Lição 11 – A Mordomia das Obras de Misericórdia [ EBD ]

A Mordomia das Obras de Misericórdia Lição 11 Adultos 3° Trimestre de 2019 Escola dominical 

Lição 11 - A Mordomia das Obras de Misericórdia

OBJETIVO GERAL

Mostrar que o cristão tem o privilégio de executar obras de misericórdias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cadatópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

Texto Áureo

“Porque o juízo será sem misericórdiasobre aquele que não fez misericórdia;e a misericórdia triunfa sobre o juízo.”

(Tg 2.13)

Verdade Prática

O cristão tem o privilégio de exercera misericórdia junto aos necessitadoscomo expressão do amor de Deus.

LEITURA DIÁRIA

Segunda – Sl 103.8 Deus é misericordioso

Terça – Tg 4.17 Devemos fazer o bem

Quarta – Tt 3.8 Devemos nos aplicar às boas obras

Quinta – Jn 4.11 Deus teve misericórdia dos animais

Sexta – Ez 33.11 Deus tem misericórdia do ímpio

Sábado – Mt 5.44 Jesus nos ordena a amar o inimigo

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Atos 4.32-35; Lucas 10.30,36,37

Atos 4

32 – E era um o coração e a alma damultidão dos que criam, e ninguém diziaque coisa alguma do que possuía erasua própria, mas todas as coisas lheseram comuns.

33 – E os apóstolos davam, com grandepoder, testemunho da ressurreição doSenhor Jesus, e em todos eles haviaabundante graça.

34 – Não havia, pois, entre eles necessitadoalgum; porque todos os que possuíamherdades ou casas, vendendo-as,traziam o preço do que fora vendido eo depositavam aos pés dos apóstolos.

35 – E repartia-se a cada um, segundoa necessidade que cada um tinha.

Lucas 10

30 – E, respondendo Jesus, disse: Desciaum homem de Jerusalém para Jericó,e caiu nas mãos dos salteadores, osquais o despojaram e, espancando-o,se retiraram, deixando-o meio morto.

36 – Qual, pois, destes três te pareceque foi o próximo daquele que caiunas mãos dos salteadores?

37 – E ele disse: O que usou de misericórdiapara com ele. Disse, pois, Jesus:Vai e faze da mesma maneira.

HINOS SUGERIDOS: 359, 456, 476 da Harpa Cristã

Conceituar a palavra misericórdia;

Discorrer sobre a mordomia da misericórdia cristã;

Pontuar os cuidados na prática das boas obras.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR

Deus usou de misericórdia conosco, por isso, devemos usar de misericórdiacom o próximo. Uma das características marcantes da Igreja Primitiva era oseu altruísmo. Fazer obras de misericórdias era um mandamento levado asério pela igreja. O livro de Atos mostra isso ao narrar a ressurreição de umamulher chamada Dorcas, que era conhecida pelas suas “boas obras e esmolasque fazia” (9.36). As obras de misericórdia, ou obras de caridade, nos mostraa disponibilidade de desprendermo-nos do egoísmo e servir o próximo deliberadamente.Essa é a vontade de Deus!

COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO

Nesta lição, veremos que Deus requer de seus filhos obras de misericórdias como o fruto do amor cristão.Os servos de Deus, portanto, devem expressar a virtude da misericórdia divina. Esse sentimento é o que deve dominar o coração dos cristãos: “Misericordioso piedoso é o Senhor;longânimo e grande em benignidade”(Sl 103.8).

I – SIGNIFICADO DE MISERICÓRDIA

  1. Definição.

A palavra“misericórdia” vem do latim(misericordia) e significa“compaixão suscitada pelamiséria alheia”; “indulgência,graça, perdão”. No AntigoTestamento, o termoestá presente em textos como:“Certamente que a bondade e amisericórdia me seguirão todos os diasda minha vida; e habitarei na Casa doSenhor por longos dias” (Sl 23.6).

  1. Misericordioso.

A palavra “misericordioso”,no grego, tem o sentido de“entranhas de misericórdia ou de bondade”.A expressão indica o sentimento que vem do íntimo, “das entranhas”, do“coração”. Ela mostra que servimos a um Deus de misericórdia, longanimidade e benignidade (Sl 103.8). Essas são qualidades morais de Deus. Quem se identifica com Ele, por meio do Espírito Santo, deve manifestar tais qualidades morais (Gl 5.22).

SÍNTESE DO TÓPICO I

Quem exerce a misericórdia revelaque serve a um Deus misericordioso,longânimo e benigno.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

Ao final da exposição de toda a lição, proponha aos alunos uma atividade prática de obras de misericórdia. As possibilidades são inúmeras: (1) arrecadara limentos para quem precisa; (2) doar sangue; (3) arrecadar roupas para quem precisa; (4) visitar os enfermos no hospital e nas casas; (5) identificara necessidade concreta de um irmão ou uma irmã, e mobilizar uma ação afim de resolver tal necessidade. Enfim,essas são algumas sugestões, mas as necessidades e as possibilidades de fazer a diferença na vida das pessoas são de perder de vista. O importante,que após a aula, seus alunos sintam-se mobilizados a agir. Lembre que na perspectiva cristã, o amor não deve ser demonstrado somente por palavras,mas principalmente, pelas obras. [ A Mordomia das Obras de Misericórdia Lição 11 Adultos 3° Trimestre de 2019 Escola dominical  ]

II – A MORDOMIA DA MISERICÓRDIACRISTÃ

A misericórdia é como o amor, poi sela só tem valor se for praticada. Sobras de misericórdia estão inseridas no contexto das “boas obras” inerentes vida de todos os salvos em Cristo Jesus.

  1. Obras de misericórdia na prática.

Na parábola do Bom Samaritano (Lc10.25-37), Jesus respondeu a um “um doutor da lei” acerca da vida eterna.Ele diz que, diante de um homem assaltado,caído à beira do caminho, três personagens se destacam: primeiro, um sacerdote, que, vendo o homem caído,“passou de largo” (Lc 10.31); depois,um levita, que ignorou o enfermo; por fim,um samaritano, que cuidou do homem,e o levou a uma hospedaria.Veja a pergunta de Jesus ao doutor da Lei: “Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que cai unas mãos dos salteadores?”. O doutor lei respondeu: “O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois,Jesus: Vai e faze da mesma maneira” (Lc10.36,37). Nosso Senhor mostrou que a misericórdia não deve ser apenas um “sentimento”, mas uma ação diretiva:“Vai e faze da mesma maneira”.

  1. Somos criados para as boasobras.

O apóstolo Paulo ensinou aos crentes de Éfeso que a salvação não vem pelas obras, “porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. […] Porque somos […] criados em Cristo Jesus para-as boas obras, as quais Deus preparo upara que andássemos nelas” (Ef 2.8,10).Assim, devemos praticar as boas obras porque somos salvos, e fomos alcançados pela graça de Deus: “[…] os que creem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boa-se proveitosas aos homens” (Tt 3.8).Dentre as boas obras, podemos listar algumas obras de misericórdia:

2.1. Na área das necessidades humanas.

Quem faz obras de misericórdiaem prol dos carentes, necessitados evulneráveis sociais está fazendo aopróprio Cristo (Mt 25.35,36), pois assimas Escrituras afirmam: “E, respondendoo Rei, lhes dirá: Em verdade vos digoque, quando o fizestes a um destes meuspequeninos irmãos, a mim o fizestes”(Mt 25.40).

2.2. Na área das necessidades espirituais.

As necessidades espirituaisdo homem são tão urgentes, que Deusenviou o seu Filho para salvá-lo de suamiséria (Jo 3.16). Esse ato nos lembraquando o profeta Jonas entristeceu-sepor causa da compaixão de Deus pelopovo de Nínive. Eis, porém, o que oSenhor lhe respondeu: “[…] e não heide eu ter compaixão da grande cidadede Nínive, em que estão mais de centoe vinte mil homens, que não sabemdiscernir entre a sua mão direita e asua mão esquerda, e também muitosanimais?” (Jn 4.11). Isso prova, conformeas palavras de Tiago, que “a misericórdiatriunfa no juízo” (Tg 2.13).

2.3. Na área da evangelização edas missões.

As Escrituras Sagradasmostram que a obra de evangelizaçãoe missões é central no Evangelho:“Não dizeis vós que ainda há quatromeses até que venha a ceifa? Eis queeu vos digo: levantai os vossos olhose vede as terras, que já estão brancaspara a ceifa” (Jo 4.35; cf Mc 6.34). Émuito clara a necessidade espiritual domundo. Infelizmente, o investimentona obra missionária ainda é muito pequeno.De um modo geral, gastamosmais com outros empreendimentos eobjetos pessoais do que investimosem missões e na evangelização dasalmas perdidas.

2.4. A falta de misericórdia pelospecadores.

Há uma negligência flagrante,por parte de muitas igrejas, napregação do Evangelho. Isso é faltade misericórdia. A Bíblia mostra queDeus “amou o mundo”, e não um gruposeleto e privilegiado. Ele quer salvar atodos em Jesus Cristo. O nosso Deus éamor, longânimo e misericordioso. Elenão tem “prazer na morte do ímpio”(Ez 33.11). A ordem do Senhor Jesusé muito clara: “Ide por todo o mundo,pregai o evangelho a toda criatura” (Mc16.15; cf. Pv 24.11).

SÍNTESE DO TÓPICO II

As obras de misericórdia podemser executadas nas esferas das necessidadeshumanas, espirituais,evangelização e missões.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO

“[…] Em Efésios 2.10, Paulo serefere às boas obras como indispensáveisà salvação – ‘não como sua razão ou seus meios, no entanto, mascomo sua [necessária] consequênciae evidência’. Tito 2.14 apresenta omelhor comentário: Cristo ‘se deua si mesmo por nós, para nos remirde toda iniquidade e purificar para sium povo seu especial, zeloso de boasobras’. Assim como em Cristo fomospredestinados à adoção (1.4), tambémem Cristo fomos predestinados a fazerboas obras.Em Efésios 2.1-10, o texto terminacom a frase ‘para que andássemos nelas’.Esse parágrafo começa com pessoas‘andando’ (peripateo) na morte dastransgressões e do pecado (2.1-2) eestas terminam ‘andando’ (peripateo)nas boas obras que, antecipadamente,Deus planejou para todos os que foramredimidos em Cristo. Assim o fortecontraste entre uma vida sem Cristoe uma vida em Cristo está completo.É um contraste entre duas formas devida (no pecado ou pela graça), e entredois senhores (Satanás ou Deus)”

(Comentário Bíblico Pentecostal NovoTestamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003,pp.1217-218). [ A Mordomia das Obras de Misericórdia Lição 11 Adultos 3° Trimestre de 2019 Escola dominical  ]

III – CUIDADOS NA PRÁTICA DASBOAS OBRAS

  1. As boas obras devem glorificara Deus.

No Sermão do Monte, Jesusdisse: “Assim resplandeça a vossa luzdiante dos homens, para que vejam asvossas boas obras e glorifiquem o vossoPai, que está nos céus” (Mt 5.16 – grifomeu). Por isso, as obras de misericórdiadevem ser feitas com humildade e sembuscar a glória para quem as pratica.Assim, o Senhor ensinou como devemosajudar o necessitado: “Quando,pois, deres esmola, não faças tocartrombeta diante de ti, como fazem oshipócritas nas sinagogas e nas ruas, paraserem glorificados pelos homens. Emverdade vos digo que já receberam oseu galardão” (Mt 6.2).

  1. As obras de misericórdia sãoobras de amor.

Elas são parte da práticado amor cristão, que, segundo Jesus,deve ser estendido até mesmo ao inimigo(Mt 5.44). Nesse sentido, o apóstoloexpressa esse ensino: “Portanto,se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe decomer; se tiver sede, dá-lhe de beber;porque, fazendo isto, amontoarásbrasas de fogo sobre a sua cabeça”(Rm 12.20). Somente com a graça deDeus, e na força do Espírito Santo, ocristão pode cumprir o mandamentode amar o inimigo.

  1. Obras de quem é salvo.

Tiagodiz que as obras dos salvos devem sera expressão da fé, a qual, sem elas, denada aproveita. Ele exemplifica esseensino referindo-se ao caso de umirmão ou irmã, carentes, sendo despedidosde mãos vazias. Neste caso,nenhum proveito se materializa. Econclui: “Assim também a fé, se nãotiver as obras, é morta em si mesma”(Tg 2.17; cf. 2.14-20; Mt 5.16). SegundoTiago, as boas obras é o testemunho dafé perante os homens.

SÍNTESE DO TÓPICO III

As boas obras devem glorificar aDeus, expressar o seu amor e caracterizaro salvo.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO

“As Obras São a Evidência da Fé[Tiago] (2.14-19). Nesse ponto, Tiago apresenta seu segundo exemplo da necessidade de existir uma consistência entre palavras e obras e, nesse processo, introduz o argumento da inseparabilidade entre a ‘fé’ e as‘obras’ que, necessariamente, deve-se originar dessa consistência. Ele abre essa seção com duas perguntas retóricas (v.14): ‘Meus irmãos, que aproveita [ou, qual é o benefício] se alguém disser que tem fé e não tiveras obras?’ Fica claro que Tiago temem vista dois ‘benefícios’ especia isque deveriam se originar da ‘fé’. O primeiro é apresentado na sua segunda pergunta retórica: ‘Porventura,a fé pode salvá-lo? A fé deveria ser capaz de proporcionar o benefício da salvação àquele que a possui; senão o fizer, então essa fé é, de certo modo, defeituosa (mas não uma falsa fé). Porém, a fé deveria também te ruma segunda finalidade: beneficia-os semelhantes mostrando a bonda dede Deus para com eles (vv.15,16).Essa dupla preocupação por tudo de ‘bom’ que a fé deveria proporcionar representa uma importante lembrança para a nossa cultura individualista. Fe não é apenas salvar a alma individual do julgamento eterno, mas também construir comunidades a fim de mostra-o amor de Deus não só no me iodos próprios crentes, mas também no mundo em que vivem” [ A Mordomia das Obras de Misericórdia Lição 11 Adultos 3° Trimestre de 2019 Escola dominical  ]

(ComentárioBíblico Pentecostal Novo Testamento.Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp.1672-73).

CONCLUSÃO

Não somos salvos pelas boas obras,mas as praticamos porque somos salvos(Mt 5.16). Precisamos testemunharnossa fé ao mundo por meio das boasobras. Logo, devemos realizar as obrasde misericórdias no âmbito materiale espiritual. O nosso Deus amou o serhumano por inteiro. Este tem necessidadeno corpo e na alma. As obras demisericórdias são o testemunho bíblicoda nossa fé.

PARA REFLETIR

A respeito de “A Mordomia das Obras deMisericórdia”, responda:

  • Que significa a palavra “misericórdia”?

A palavra “misericórdia” significa “compaixão suscitada pela miséria alheia”;“indulgência, graça, perdão”.

  • Acerca das obras de misericórdia, além de não ser apenas um “sentimento”,o que ela deve ser?

Uma ação diretiva: “Vai e faze da mesma maneira”.

  • Cite pelos menos duas áreas em que devemos praticar as obras demisericórdia.

Na área das necessidades humanas e das necessidades espirituais.

  • Como as obras de misericórdia devem ser feitas?

As obras de misericórdia devem ser feitas com humildade e sem buscar aglória para quem as pratica.

  • Segundo Tiago, o que são as boas obras?

Segundo Tiago, as boas obras é o testemunho da fé perante os homens.

CONSULTE

Revista Ensinador Cristão – CPAD, nº 79, p.41. Você encontrará mais subsídiospara enriquecer a lição. São artigos que buscam expandir certos assuntos. [ A Mordomia das Obras de Misericórdia Lição 11 Adultos 3° Trimestre de 2019 Escola dominical  ]

SUGESTÃO DE LEITURA

  1. DicionárioBíblicoWycliffe: Uma verdadeira enciclopédiasobre temas que auxiliam acompreender a Bíblia, tais comolocais, nomes, termos teológicose doutrinas importantes.
  2. DicionárioVine: Um estudo exegético e expositivode mais de 6000 termosbíblicos de cunho teológico.
  3. Dicionário doMovimentoPentecostal: Um panorama sobre pessoas,igrejas, instituições e temasdo pentecostalismo brasileiroe mundial.