EBD | 1° Trimestre De 2026 | Editora Jovens Betel | TEMA: O SERMÃO DA MONTANHA – As Bem-Aventuranças do Reino | Escola Bíblica Dominical | Lição 02: Bem-Aventurados em Cristo
VERSÍCULO DO DIA
“Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja esperança está posta no Senhor, seu Deus”, Salmos 146.5
Texto de Referência: Lucas 6.20-22
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Reconhecer que a felicidade do cristão não está em princípios humanos;
Identificar a natureza das bem-aventuranças segundo o ensino de Jesus;
Ressaltar os aspectos que definem a felicidade à luz do Reino de Deus.
VERDADE APLICADA
A verdadeira felicidade, ou bem-aventurança, não depende de recompensas terrenas, mas de vivermos segundo os princípios do Reino de Deus.
MOMENTO DE ORAÇÃO: Ore para que possamos ser bem-aventurados todos os dias da nossa vida.
LEITURA SEMANAL
Seg | Mt 5.3 Bem-aventurados os pobres de espírito.
Ter | Mt 5.4 Bem-aventurados os que choram.
Qua | Mt 5.5 Bem-aventurados os mansos.
Qui | Mt 5.6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça.
Sex | Mt 5.7 Bem-aventurados os misericordiosos.
Sáb | Mt 5.8 Bem-aventurados os limpos de coração.
INTRODUÇÃO
As Bem-Aventuranças apresentadas por Jesus confrontam o conceito de felicidade propagado pelo mundo (Mt 5-7). Esse fato nos leva a ver que o Sermão da Montanha traz uma mensagem que se mantém atual ainda hoje. São ensinamentos profundos e influentes, que apresentam os fundamentos do Reino de Deus. Ao falar aos Seus discípulos e à multidão que O seguia, Jesus revela a visão transformadora da vida cristã, cujas características incluem humildade, justiça, amor e obediência a Deus.
Ponto-Chave
“Todos somos pecadores e incapazes de nos justificar perante Deus, mas a justiça divina é oferecida gratuitamente pela fé em Jesus Cristo.”
1- AS BEM-AVENTURANÇAS SÃO TRANSFORMADORAS
As Bem-Aventuranças são transformadoras porque redefinem o conceito de felicidade e sucesso à luz do Reino de Deus. Em vez de valorizar riquezas, poder ou conforto terreno, Jesus proclama bênçãos sobre os pobres, os que choram, os humildes e os perseguidos por Sua causa, prometendo-lhes consolo, plenitude e recompensa eterna.
1.1. A recompensa por nos alegrar em Cristo. Segundo o Bispo Abner Ferreira (Ser Relevante: 50 devocionais baseados no Sermão da Montanha. RJ: Ed. Betel, 2022, p.46): “Quando nos alegramos no Senhor, as circunstâncias são mudadas. Quando passamos a caminhar com Cristo, encontramos a alegria de ficar livres do pecado”. No Sermão da Montanha, Jesus enfatiza que devemos nos alegrar diante de situações que, humanamente, são consideradas fracassos, mas que garantem a recompensa que nos aguarda no Céu (Mt 5.12).
1.2. Um caminho de bênçãos. As Bem-Aventuranças foram proferidas por Jesus no Sermão da Montanha, constituindo um conjunto de bênçãos preparadas para todos que buscam viver de acordo com os princípios do Reino. Jesus afirmou que os bem-aventurados serão consolados; herdarão a terra; serão fartos; alcançarão misericórdia; verão a Deus; serão chamados filhos de Deus, possuirão o Reino dos Céus e lá terão grande galardão (Mt 5.3-11).
Refletindo
“As Bem-Aventuranças nos ensinam claramente como a cultura do mundo está em total desarmonia com a cultura do Reino de Deus.” Bispo Abner Ferreira
2- A MENSAGEM DO MESTRE
O Sermão da Montanha desafia os valores mundanos e nos convida a viver com esperança e confiança em Deus, mesmo em meio às adversidades. Ao internalizar as verdades proferidas por Jesus, somos transformados em pessoas que priorizam a justiça, a misericórdia e a dependência de Deus, impactando o mundo ao nosso redor com o Amor e a Graça do Reino. Assim, somos exortados a abraçar a ética do Reino e a confiar que, ao viver Suas verdades, experimentaremos a plenitude da vida que Ele nos promete.
2.1. As Beatitudes apontam para o Reino de Deus. As Bem-Aventuranças apontam diretamente para o Reino de Deus ao revelarem os valores e as prioridades do Governo Divino (Lc 6.20-22; Mt 5.3-12). Jesus proclamou que os pobres, os famintos, os que choram e os perseguidos por Sua causa são bem-aventurados não por suas circunstâncias terrenas, mas porque pertencem ao Reino onde Deus reinará plenamente, proporcionando justiça, consolo e recompensa eterna aos que a Ele amam e obedecem. Essa mensagem transforma a perspectiva humana, mostrando que a verdadeira felicidade está na comunhão com Deus e na confiança em Suas promessas, em vez de nas riquezas ou no sucesso oferecidos pelo mundo.
2.2. A natureza das Beatitudes. A natureza das Beatitudes é, ao mesmo tempo, espiritual e contracultural, pois reflete os valores do Reino de Deus em oposição às prioridades do mundo. Elas são promessas de bênçãos futuras para aqueles que vivem em comunhão com Deus, apesar de circunstâncias adversas, como: pobreza, fome, luto e perseguição. As Bem-Aventuranças revelam o coração do Senhor, que exalta os humildes, consola os aflitos e recompensa os fiéis, convidando Seus filhos a adotar uma postura de dependência, justiça e amor. Essa natureza transformadora desafia os padrões humanos e oferece uma visão de felicidade ancorada nas promessas e na Presença de Deus.
3- A DIDÁTICA DE JESUS NO SERMÃO DA MONTANHA
A didática de Jesus no Sermão da Montanha é marcada por autoridade, simplicidade e profundidade espiritual, que cativa tanto intelectuais quanto pessoas comuns. Ele utilizou uma linguagem acessível, com parábolas e metáforas, a exemplo das expressões “sal da terra” e “luz do mundo”, para transmitir verdades espirituais complexas de maneira marcante (Mt 5-7).
3.1. A transformação do caráter. Jesus nos desafia a repensar nossas prioridades por meio de ensinos práticos e éticos, como amar os nossos inimigos. Sua abordagem é direta, centrada no coração e na obediência, incentivando uma transformação interna que se reflete em ações justas, que apontam para a realidade do Reino. A estruturação dada por Ele às Bem-Aventuranças mostra uma didática eficaz, que evidencia Sua sabedoria única. Com isso, o Mestre nos leva a considerar Suas Palavras como uma oportunidade de cultivar um caráter condizente com verdadeiros discípulos do Mestre.
3.2. A aplicabilidade do Sermão. Os ensinamentos de Jesus são intencionais e de aplicação prática, pois oferecem princípios atemporais para a vida cristã ao abordar tópicos como o perdão e a oração, desafiando os crentes a viverem segundo os princípios do Reino dos Céus. Sua mensagem é direta e relevante ainda hoje, uma vez que nos orienta nas decisões diárias, nos ensina a cultivar relacionamentos saudáveis e nos inspirar a ter uma postura de integridade e compaixão em um mundo marcado pelo egoísmo.
SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
As Bem-Aventuranças apresentam o Sermão da Montanha com uma visão sóbria, porém deslumbrante, da ação do Reino dos Céus entre o povo de Deus. Mais do que uma mera introdução formal, as Bem-Aventuranças resumem a essência da mensagem, explicando-nos, em poucas palavras, como o Reino impacta as vidas daqueles que a Ele respondem positivamente. O caráter desta vida do Reino viola os valores que a maioria das pessoas consideram importantes, pois a bênção de Deus repousa sobre as pessoas mais incomuns e improváveis: os pobres de espírito, aqueles que choram, os mansos, os perseguidos. Cada Bem-Aventurança descrita por Jesus é resultado da qualidade do caráter de uma pessoa e das atitudes que ela põe em prática. (Bispo Abner Ferreira. Sermão da Montanha: A ética, os valores e a relevância dos ensinos de Jesus Cristo. RJ: Editora Betel, 2022, p.30).
CONCLUSÃO
No Sermão da Montanha, Jesus traz à tona um dos maiores anseios da humanidade: a felicidade, que é alcançada quando se vive os preceitos do Reino de Deus. Com autoridade e clareza, Ele apresenta um caminho de humildade, justiça, amor e obediência que desafia os valores mundanos e nos convida a construir nossa vida sobre a rocha firme de Suas Palavras. Essa mensagem não é apenas um ideal elevado, mas uma orientação prática que nos capacita a refletir Seu caráter e promover reconciliação e esperança em um mundo decaído.
Complementando
Em contraste com este caos que o mundo atravessa, com a alteração dos padrões éticos e morais vistos em nossa sociedade, em Seu ensino no conjunto das Bem-Aventuranças, Jesus apresenta princípios de caráter e de conduta para aqueles que desejam desenvolver tais beatitudes.
Eu ensinei que:
O Sermão da Montanha ressalta que cada Bem-Aventurança é uma característica do caráter de quem vive os princípios e valores do Reino.
Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você. Ajude-nos 🙏 Se desejar apoiar nosso trabalho e nos ajudar a manter o conteúdo exclusivo e edificante, você pode fazer uma contribuição voluntária via Pix: 346.994.088.69 (CPF) Seja um parceiro desta obra “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” Lucas 6:38
SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL: