EBD Editora Betel | 4° Trimestre De 2025 | TEMA: PERSONAGENS BÍBLICOS VIRTUOSOS E MARCANTES – Homens e mulheres que permaneceram fiéis a Deus diante das circunstâncias da vida | Escola Biblica Dominical | Lição 01: Jetro – Conselhos sábios aliviam fardos
TEXTO ÁUREO
“Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer”. Êxodo 18.18.
VERDADE APLICADA
É preciso avaliar conselhos e sugestões à luz da Palavra de Deus, em todas as áreas da vida, pois pertencemos ao Senhor.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Conhecer a história de Jetro.
Ressaltar a importância de valorizar o conselho de cristãos maduros.
Identificar os benefícios de boas parcerias na caminhada ministerial
TEXTOS DE REFERÊNCIA
21 E tu, dentre todo o povo, procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta e maiorais de dez.
22 Para que julguem este povo em todo o tempo, e seja que todo negócio grave tragam a ti, mas todo negócio pequeno eles o julguem; assim, a ti mesmo te aliviarei da carga, e eles a levarão contigo.
23 Se isto fizeres, e Deus te mandar, poderás então subsistir, assim também todo este povo em paz virá ao seu lugar.
24 E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro e fez tudo quanto tinha dito.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Êx 2.16-20 Moisés salva as filhas de Jetro dos pastores maldosos.
TERÇA | Êx 2.21-25 Jetro dá a Moisés sua filha Zípora como esposa.
QUARTA | Êx 3.1 Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro.
QUINTA | Êx 4.18 Moisés pede ao sogro para visitar seus irmãos.
SEXTA | Êx 18.1 Jetro ouve falar das maravilhas de Deus ao povo de Israel.
SÁBADO | Nm 10.29 O Senhor prometeu boas coisas a Israel.
HINOS SUGERIDOS: 115, 515, 600
MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que o Senhor da seara mande mais trabalhadores em prol do Reino.
ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1- Conhecendo Jetro
2- Aprendendo a ouvir
3- Rejeitando os maus conselhos
Conclusão
INTRODUÇÃO
O conselho de um crente fiel pode influenciar nossa vida positivamente. Nesta lição, veremos como Jetro ajudou seu genro Moisés na liderança do
povo de Deus no deserto. O conselho positivo de Jetro auxiliou Moisés a diminuir o desgaste e as preocupações diante das muitas causas dos israelitas no caminho para Canaã.
PONTO DE PARTIDA: Jetro aconselha Moisés.
1- O Conhecendo Jetro
Jetro é um nome que em hebraico significa “excelência” ou “excelente” Também chamado Reuel (Êx 2.18; Nm 10.29), Jetro era sacerdote na terra de Midiã e um dos filhos de Abraão com Quetura (Gn 25.1-6; 1Cr 1.32). Era um homem equilibrado, de bom senso e conselheiro. Deu a filha Zípora e Moisés em casamento (Ex 2.21), e eles tiveram dois filhos: Gérson e Eliézer (Êx 2.22; 18.3,4; At 7.29).
1.1. Maior que todos os deuses. Moisés contou a Jetro todas as maravilhas que Deus havia feito ao tirar o povo de Israel da escravidão do Egito. O coração de Jetro se alegrou muito com o bem que o Senhor havia feito aos israelitas; então, bendisse o Senhor, e O reconheceu como maior que todos os deuses, porque sobrepujou os que trataram Israel com soberba (Êx 18.8-11).
Bíblia de Estudo Pentecostal: “Agora sei que o Senhor é maior. A palavra `saber’ ocorre frequentemente no livro de Êxodo. Moisés e os israelitas precisavam saber quem era Deus e conhecer seu grande poder. O relato de Moisés a Jetro, testemunhando das manifestações do poder de Deus e do livramento que Ele operou, levaram Jetro a exclamar: “Agora sei” e, a seguir, participar da adoração ao Senhor. Essas coisas estão registradas para que nós também possamos conhecer e adorar o único Deus verdadeiro”
1.2. Jetro, o bom conselheiro. Jetro foi ao encontro de Moisés no acampamento dos israelitas, no deserto, no monte de Deus, levando consigo a esposa e os filhos de Moisés (Êx 18.1-5). Jetro se preocupou muito com o excesso de trabalho de seu genro ao conduzir tantas pessoas pelo deserto e ainda julgar suas causas. Ele ficou preocupado ao perceber que talvez Moisés não aguentasse aquela carga por muito tempo. Assim, numa demonstração de sabedoria e bom senso, pensando em aliviar o genro daquela árdua tarefa que ele exercia sozinho, Jetro disse: “Não é bom o que fazes. Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti”; Êx 18.17,18.
“Dicionário Bíblico Wycliffe: “Depois do êxodo do Egito, e enquanto os israelitas estavam nas proximidades do monte Sinai (cf. Êx 3.12 com 19.2-3), Jetro trouxe Zípora e seus dois filhos de volta para Moisés (18.1-6). Jetro fez coisas notáveis nessa reunião: (1) iniciou e observou, junto com os líderes de Israel, o sacrifício de ação de graças pela recente libertação do Egito (18.10-12); (2) sabiamente aconselhou Moisés a fazer certas mudanças em seu penoso sistema de julgar as pessoas que, aparentemente, foram adotadas imediatamente (18.13-26). Jetro então retornou à sua própria terra (18.27)”:
1.3. Jetro diz o que fazer. Jetro se mostrou muito sábio e experiente ao orientar Moisés, dizendo que ele precisaria, primeiro, escolher homens capacitados, de caráter reto e tementes a Deus. A esses homens, Moisés deveria ensinar todos os estatutos e leis do seu povo, treinando todos eles conforme os parâmetros de administração e comportamento que Moisés já havia estabelecido. Assim, Jetro nos deixou uma aula completa de boa administração e liderança, aplicável na vida e nos negócios ainda hoje (Êx 18.17-27).
Em Quem é Quem na Bíblia Sagrada, Paul Gardner diz: “Numa grande demonstração de sabedoria, ele aconselhou que seu genro estabelecesse uma liderança compartilhada, na qual Moisés ficaria com a tarefa principal de ir diante de Deus, enquanto outros líderes `capazes; tementes ao Senhor e confiáveis, seriam selecionados para julgar as pequenas causas entre o povo. Somente os casos mais graves e difíceis seriam levados a Moisés (Êx 18.17- 26). Este homem sábio e piedoso reconheceu a grande fidelidade do Senhor e ajudou o povo de Deus a aprender a governar mediante uma liderança descentralizada.
EU ENSINEI QUE:
O coração de Jetro se alegrou muito com o bem que o Senhor havia feito aos israelitas.
2- Aprendendo a ouvir
O sábio Salomão disse que o tolo faz seu caminho reto aos próprios olhos (Pv 12.15); porém, na multidão de conselhos existe segurança (Pv 11.14). Esse é um bom paralelo entre tolos e sábios na condução da própria vida. Quando buscamos ao Senhor em oração e andamos sob a direção do Espírito Santo, Ele nos leva a construir relacionamentos saudáveis, que somam em nossa caminhada nesta terra. Portanto, é preciso saber ouvir e discernir os conselhos prudentes, que nos fazem vitoriosos (Pv 24.6).
2.1. Jetro e Paulo para hoje. Assim como Jetro orientou Moisés, o Apóstolo Paulo também orientou Timóteo sobre a necessidade de contar com homens fiéis, idôneos e tementes a Deus, que soubessem ensinar outros (2Tm 2.2). Embora Jetro oferece uma solução estrutural para a liderança, enquanto Paulo prioriza a formação moral e teológica dos ajudadores do líder, a verdade é que esses dois conselhos são bastante úteis para evitar o esgotamento das lideranças e promover uma boa organização ministerial ainda hoje.
A Bíblia de Estudo Pentecostal: “Procura homens capazes. O conselho que Jetro deu a Moisés sobre delegação de autoridade a homens de Deus, para maior eficiência e resultados na obra do Senhor, continua válido hoje. O texto menciona várias qualificações de líderes do povo de Deus, os quais devem ser: (1) pessoas capazes; (2) pessoas que temem a Deus; (3) pessoas instruídas na verdade é totalmente dedicadas à sua causa; (4) pessoas que abominam o ganho desonesto e que, por isso, estão livres da cobiça e do amor ao dinheiro”.
2.2. O melhor conselho está na Bíblia. Deus chama a atenção do Seu povo para Seus conselhos e repreensões, para que sejamos sábios em nossos últimos dias (Pv 19.20). Rejeitar os conselhos de Deus é como rejeitar o próprio Deus: “Antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão; também eu me rirei na vossa perdição e zombarei, vindo o vosso temor”, Pv 1.25,26.
Pr. Valdir Bícego: “Que a nossa vida possa sempre ser orientada, em todos os detalhes, pelos sábios conselhos da Palavra de Deus (Sl 73.24; Pv 19.21); bem como pelas orientações daqueles a quem o Senhor constituiu como líderes sobre o Seu povo, o que resultará sempre em bênçãos extraordinárias”:
2.3. A procedência do conselho. Assim como os conselhos de pessoas tementes a Deus nos abençoam, os conselhos que não estão alinhados com as Escrituras nos colocam em risco. É preciso ser prudente e avaliar se quem está nos aconselhando é uma pessoa idônea, fiel e temente a Deus. Vejamos o que devemos nos perguntar nesses casos: (1) O conselho é para edificação? (2) O conselho é para exortação? (3) O conselho é para consolação? (1 Co 14.3). Em caso de respostas positivas, podemos atentar para o conselho que nos está sendo transmitido; do contrário, continuemos a orar a Deus para encontrar a resposta que necessitamos.
O Antigo Testamento Interpretado (pág. 381): “Jetro iniciou suas sugestões acerca de mudanças garantindo que Moisés poderia prosseguir com seu trabalho espiritual, como sempre havia feito. Continuaria sendo o profeta-mestre-educador, e homem de Deus como sempre. Continuaria sendo o representante de Deus, procurado pelos israelitas para lhes administrar justiça. Ele nada sacrificaria do bem que estava fazendo, mas faria tudo isso melhor e com mais eficiência”
EU ENSINEI QUE:
É preciso saber ouvir e discernir os conselhos prudentes, que nos fazem vitoriosos.
3- Rejeitando os maus conselhos
Os cristãos não devem andar segundo o conselho dos ímpios, porque o caminho deles perecerá (Sl 1.1,6). Para ser felizes e prósperos em tudo, devemos ter prazer na lei do Senhor e andar com bons conselheiros, pois muitos querem nos atrair com conselhos enganosos (Pv 12.5).
3.1. Conhecendo o conselheiro. Conversas que não edificam tendem a contaminar as orientações que recebemos de Deus, corrompendo nossos bons costumes (1Co 15.33). Ceder aos conselhos mundanos, de pessoas que não têm comunhão com Deus, é abrir espaço para que valores como integridade, fidelidade e respeito, por exemplo, sejam desprezados.
Se precisar pedir conselho a alguém, tome alguns cuidados: procure conhecer a história de vida dessa pessoa; se ela é temente a Deus; se é fiel e idônea em seus relacionamentos; se outras pessoas têm referências sobre ela. Se possível, procure saber se ela já passou por alguma situação parecida com a que você está enfrentando. Sem dúvida, isso fará com que os conselhos dela sejam mais consistentes.
3.2. Analisando o conselho. Ao receber um conselho, procure não o colocar em prática de imediato: primeiro, busque a direção de Deus em oração; depois, confronte a orientação recebida com seus princípios. Jetro orientou Moisés a consultar o Senhor antes de tomar qualquer decisão, e é isso que devemos fazer sempre. Moisés sentiu firmeza na estratégia de seu sogro, Jetro, e fez tudo que ele lhe disse (Êx 18.23,24), sendo bem-sucedido em tudo que colocou em prática.
O Antigo Testamento Interpretado (pág. 381): “Deus seja contigo. A fim de dirigi-lo nas mudanças que Jetro estava propondo. Assim Moisés obteria pleno sucesso. Jetro deixou claro que só queria o bem de seu genro, mesmo que suas propostas provocaram mudanças radicais no tocante à maneira como Moisés deveria fazer o seu trabalho.
3.3. Cuidado com os maus conselhos. Há muitos tipos de pessoas negativas no mundo: ciumentas, invejosas, sabotadoras, e assim por diante. Por isso, seus conselhos podem nos levar a decisões erradas, capazes de causar perdas financeiras e pessoais. Portanto, observe, avalie, questione-se e, principalmente, consulte o Senhor.
Há certos caminhos que ao homem parecem perfeitos, direitos, mas quem segue por eles acabará encontrando a morte (Pv 14.12); por isso, todo cuidado ao receber conselhos é pouco. Muitas vezes é preciso dizer que estamos fazendo uma grande obra e, por isso, não podemos ouvi-los. Não vamos parar o que estamos fazendo para dar ouvidos a incrédulos e pessimistas (Ne 6.4).
EU ENSINEI QUE:
Eu ensinei que: Jetro orientou Moisés a consultar o Senhor antes de tomar qualquer decisão.
CONCLUSÃO
Todo conselho deve ser analisado à luz das Escrituras, em oração e na direção do Espírito Santo, desde sua fonte até a tomada de decisão. Avaliar os impactos positivos e negativos do que ouvimos é uma decisão sábia, que pode evitar danos e prejuízos mais adiante.
Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você. Ajude-nos 🙏 Se desejar apoiar nosso trabalho e nos ajudar a manter o conteúdo exclusivo e edificante, você pode fazer uma contribuição voluntária via Pix: 346.994.088.69 (CPF) Seja um parceiro desta obra “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” Lucas 6:38
SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL: