EBD – 1° Trimestre 2020 – ADOLESCENTES – Lição 1 – A Imagem do Deus Invisível – CPAD
Objetivos
Explicar que o único caminho pelo qual podemos ser salvo é por Jesus
Ensinar que Jesus possui atributos que evidenciam a sua divindade
Mostrar todas as características que evideciavam a humanidade de Jesus
Texto Bíblico
João 1: 1 – 14
Destaque
“Ele, o primeiro Filho, é a revelação visível do Deus invisível: ele é superior a todas as coisas criadas. […] Pois em Cristo, como ser humano, está presente toda a natureza de Deus. “ ( Cl 1:15; 2,9 )
Leitura Devocional
Segunda – Jo 1.1
Terça – Lc 1.35
Qua – Jo 1.14
Qui – Mc .61,62
Sex – Mc 6.3
Sab – Lc 10.21
Dom – Jo 11.35
Material Didático
Carolina, caneta hidrocor
Quebrando a Rotina
Prezado professor, estamos iniciando mais um trimestre de aprendizado da palavra de Deus. Neste trimestre, estudaremos sobre Jesus, nosso modelo. Para começar, você pode elaborar um cartaz que apresenta duas colunas: a primeira coluna refere-se às características de Jesus que evidenciam a sua plena divindade identificação com o Pai. A segunda refere-se aos aspectos humanos de Jesus. Mesmo sendo Deus, Ele era plenamente homem, sujeito as nossas mesmas limitações. Tais aspectos mostram a identificação de Cristo com a humanidade. Ele deixou a sua glória, a fim de se humilhar e fazer semelhante aos homens para nos mostrar que é possível obedecer a vontade de Deus e viver sem pecado. Ao final da aula converse com os alunos sobre as maiores dificuldades que eles encontram na adolescência para não fazerem o que é agradável a Deus. [ EBD – 1° Trimestre 2020 – ADOLESCENTES – Lição 1 – A Imagem do Deus Invisível – CPAD – Jesus Cristo O Melhor Modelo ]
Estudando a Bíblia
Professor, a aula de hoje apresentará aspectos da divindade e da humanidade de
Jesus Cristo. É de suma importância que seus alunos conheçam a dupla natureza de Cristo, a fim de que vejam como modelo a ser seguido. Vivemos um tempo difícil em que somos influenciados pelos filósofos de vida do mundo. Os sistemas de comunicação e as mídias sociais têm tentado inculcar na mente dos seus alunos comportamentos que não agradam a Deus. Infelizmente, para o adolescente nesta fase, tudo é novidade e parece bem legal. Por que não aderir a estes modelos de comportamentos, afinal de contas, as demais adolescentes “usam ou se veste assim “? Por esta razão, é importante que seus alunos conheçam a pessoa de Jesus e tenham intimidade com Ele. Explique que eles poderão encontrar em Cristo uma maneira de viver mais saudável e alegre sem copiar o comportamento mundano.
Introdução
Evangelho de João anuncia no começo aquele que é a palavra já existia. “Ele estava com Deus e era Deus” (Jo 1. 1,2 ). A palavra é a fonte de vida que trouxe luz para os homens. Jesus é a palavra e a todos os que creem nEle e o recebem é dado o direito de se tornarem filhos de Deus (Jo 1.11,12). Portanto, a presente lição nos mostrará o Deus que se tornou o ser humano e o ser humano que é Deus dois-pontos Jesus Cristo.
O Filho de Deus se fez carne
Quando Adão e Eva pecaram contra o criador, no Jardim do Éden, o Senhor Deus fez uma grande promessa: “Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimiga a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela “ (Gn 3.15). Jesus Cristo, o descendente dos nossos primeiros pais, viria ao mundo para aniquilar o pecado e trazer a redenção aos homens. Assim, o filho de Deus se fez homem. O anjo Gabriel apareceu a Maria ele disse: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder de Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus.” Em resposta, Maria aceitou o grande milagre de ser mãe do Filho de Deus. Após aquele encontro maravilhoso, a jovem engravidou e, depois de 9 meses, o menino nasceu na cidade de Belém, conforme havia profetizado o profeta Miquéias (Mq 5.2).
“A palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheio de amor e de verdade” (Jo 1.14). Nosso senhor se fez semelhante aos homens em tudo para que fosse o mediador de uma nova aliança entre Deus e os homens. Os seres humanos não tinha condições de, por si mesmo, reconciliar-se com Deus. Quando o Filho de Deus veio ao mundo, esse caminho começou a se abrir para a tão grande reconciliação entre Deus e a humanidade (Jo 1.29). EBD – 1° Trimestre 2020 – ADOLESCENTES – Lição 1 – A Imagem do Deus Invisível – CPAD
Auxílio Teológico
“ O Verbo
João começa seu evangelho denominando Jesus de ‘o verbo’ (gr.Lobos). Mediante este título de Cristo, João o apresenta como a Palavra de Deus personificada e declara que nestes últimos dias Deus nos falou através do seu Filho (cf. Hb 1.1). As Escrituras declaram que Jesus Cristo é a sabedoria multiforme de Deus (1 Co 1.30; Ef 3.10,11; Cl 2.2,3) e a perfeita revelação da natureza e da pessoa de Deus (Jo 1.3-5,14,18: Cl 2.9). Assim como as palavras de um homem revelem o seu coração e mente, assim também Cristo, como ‘o verbo‘, revela o coração e a mente de Deus (Jo 14.9). João nos apresenta três características principais de Jesus Cristo como ‘o verbo’:
- O Relacionamento entre o Verbo e o Pai.
a- Cristo preexistia ‘com Deus’ antes da criação do mundo (cf. Cl 1.25,19). Ele era uma pessoa existente desde a eternidade, distinto de Deus Pai, mas em eterna comunhão com Ele.
b- Cristo era divino (‘o verbo era Deus’), e tinha a mesma
natureza do Pai (Cl 2.9).
- O relacionamento entre o Verbo e o mundo.
Foi por intermédio de Cristo que Deus Pai criou o mundo e o sustenta (v. 3: Cl 1.17; Hb 1.2; 1Co 8.6).
- 3. O relacionamento entre o Verbo e a humanidade.
‘E o Verbo se fez a carne’ (v.14). Em Jesus, Deus tornou-se um ser humano com a mesma natureza do homem, mas sem pecado. Este é o postulado básico da encarnação: Cristo deixou o céu e experimentou a condição da vida e do ambiente humano ao entrar no mundo pela porta do nscimento humano ( Mt 1.23) ( Bíblia de Estudo Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.1569). EBD – 1° Trimestre 2020 – ADOLESCENTES – Lição 1 – A Imagem do Deus Invisível – CPAD – Jesus Cristo O melhor modelo
Jesus – o homem Deus
São muitos os relatos do novo testamento que confirmam a divindade de Jesus foto. Quando o senhor nasceu, os anjos e declararam que ele era o Cristo (Lc 2.11). Na ocasião em que a mulher samaritana foi buscar água no poço da idade de Jacó, Jesus mencionou que era o Messias( Jo 4.25,26 ). Após aquele encontro, entre os samaritanos, a mulher compartilhou a notícia de que havia encontrado o Messias, ou enviados de Deus, e muitos creram em Jesus alto. Reunido com seus discípulos, Ele mesmo declarou que Deus era o seu Pai ( Mt 10.32; Jo 15.24 ) e disse a Felipe que toda aquele que o vê está vendo o Pai (Jo 14.9 ). No momento em que seus inimigos aprenderam interrogaram sobre se Ele era o Messias, Jesus não replicou, mas confirmou “ Sou. E vocês verão o filho do homem sentado ao lado direito do Deus Todo-Poderoso e descendo com as nuvens do céu! ” (Mc 14.61,62 ). Seus discípulos Tomé, quando teve a comprovação de que Cristo havia ressuscitado, “exclamou: – Meu Senhor e Meu Deus! ” (Jo 20.28). E, por fim, no livro de Apocalipse, quando Jesus apareceu a João, Ele afirmou sobre si mesmo “ Eu sou o Alfa e o Ômega o Primeiro e o Ùltimo, o Princípio e o Fim (Ap. 22.13 )”. Por isso, não há como negar que Jesus é o Deus Bendito, o Messias esperado pela nação de Israel. Por esta razão, devemos crer e compartilhar esta fé com os nossos amigos e colegas. Você deve se lembrar dessa palavra e confessar a Cristo diante das pessoas, pois se você for fiel a Ele do mesmo modo, o Senhor Jesus declarará o seu nome diante dos anjos no grande dia da sua vinda (Lc 12.8).
Auxílio Teológico
” E o Verbo era Deus
Uma seita contemporânea, refletindo uma posição teológica adotada por hereges antigos, salienta que no grego o artigo definido ‘o’ é encontrada com ‘Verbo’, mas não com ‘Deus’. com base nisto os membros da seita argumentam que João ensina que Jesus era ‘um’ Deus, mas não ‘Deus. Uma divindade inferior, dizem eles, sim. mas o Deus da eternidade? Nunca.
A falácia deste argumento é que ele se baseia no inglês em vez de se basear na gramática grega. No grego ausência do artigo com ‘Deus’ enfatiza a qualidade. Portanto João está claramente declarando que o Verbo possui a mesma qualidade que Deus, e é Deus! Longe de abdicar de ter elevada visão da natureza de Jesus, João afirma fortemente a completa divindade deste homem que era o verbo encarnado ( RICHARDS,Laurence. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Ied. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, P.195 ). [ EBD – 1° Trimestre 2020 – ADOLESCENTES – Lição 1 – A Imagem do Deus Invisível – CPAD ]
Jesus – o Deus homem
Além de possui todas as qualidades divinas – como, por exemplo, os atributos divinos: onipotência (Mc 8.16; 10.8); onisciência (Jo 2.24,25; 4.16-19 ); onipresença ( Mt 18.20; 28.20); eternidade; (Cl 1.17; Jo 1.1) – , Jesus também era plenamente humano.
Nosso mestre Amado renunciou voluntariamente a glória perfeita que tinha no céus a fim de ser o salvador da humanidade, se sujeitando às mesmas limitações em que qualquer ser humano está submetido. Não pense que foi moleza para Jesus enfrentar as dificuldades da vida. Como ser humano, ele sentiu a necessidade do alimento diário como qualquer um sentir em seu lugar. Mas o nosso senhor foi fiel até o fim, guardando a palavra de Deus (Mt 4.4).
O nome filho do homem, frequentemente usado por ele mesmo, expressava tanto o seu estado de humilhação quanto o de glória quando vier julgar o mundo e reinar ( Mt 11.19; Mc 8.31; Mt 24.30). Outra informação importante é que Jesus de Nazaré também teve uma profissão. Seu pai era carpinteiro e ele aprendeu com o seu pai essa mesma profissão, e por isso as pessoas o chamavam “carpinteiro” (Mc 6.). Como cidadão de bem, Jesus pagavam seus impostos. Certo dia, ele demonstrou sabedoria quando perguntaram se era certo pagar tributo a Roma ou não, ao que respondeu: ” Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus ” (Mt 22.21). embora tenha adquirido as maiores qualidades humanas possíveis da sua época ou, a uma que o distingue dos demais homens: Jesus jamais pecou ele veio a este mundo em semelhança da carne, mas jamais conheceu o pecado, apesar de ter sido tentado em tudo ( Hb 4.15).
Portanto, caro adolescente, não pense que foi fácil para o nosso mestre atravessar todas as diversidades, assim como você, ele também foi adolescente e enfrentou muitas lutas. Quando você achar que não pode desistir alguma tentação, lembre-se do mestre Jesus! Ele te ama e sabe o que se passa dentro de você. Persevere Nele! [ EBD – 1° Trimestre 2020 – ADOLESCENTES – Lição 1 – A Imagem do Deus Invisível – CPAD – jesus cristo o melhor modelo ]
Auxílio Teológico
“O Ato Soberano de Deus
A humilhação voluntária de Jesus foi seguida de sua exaltação pelo Pai. Cristo não só foi ressuscitado dos mortos e restituído a posição apropriada a sua natureza; Deus `exaltou soberanamente’ a Cristo, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome ( Fl 2.9). A palavra grega é huperupsaem, uma palavra que só ocorre aqui no Novo Testamento, significa literalmente superexaltar. EBD – 1° Trimestre 2020 – ADOLESCENTES – Lição 1 – A Imagem do Deus Invisível – CPAD
Neste ato, Deus deu a Jesus o nome, Senhor ( 2.11), diante do qual todo joelho deve se dobrar, e que toda língua deve confessar (2.10). Portanto, a restauração de Jesus por Deus é a uma posição mais elevada – isto é, a uma posição de maior visibilidade do que aquela que ele desfrutava anteriormente.
Antes de Cristo voluntariamente escolher o caminho do auto esvaziamento ele existia como Deus; mas, na incredulidade, os seres humanos poderiam ignorá-lo, e assim fizeram o ponto agora, ressuscitado e exaltado acima de tudo e de todos, e com o nome recebido de Deus Pai de Cristo voltará em glória e naquele grande desfecho será reconhecido por todos – os crentes e incrédulo igualmente.
O crente reconhece a Jesus hoje e alegremente escolhe ajoelhar se diante dele. O incrédulo irá reconhecer a Jesus quando ele voltar, e contra sua vontade será forçado a se ajoelhar e confessar a Cristo como senhor de todos ( RICHARDS, Laurence Comentário Histórico Cultural do Novo Testamento. Ied. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 440).
Conclusão
A palavra de Deus os ensina que Jesus operou muitos sinais e maravilhas. Ele ressuscitou mortos, acalmou a tempestades, multiplicou pães e peixes, etc. Foram tantos o milagres realizados por Jesus, que João afirmou que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escreveriam sobre o seu ministério glorioso. Contudo, dentre todas essas obras, o maior milagre é sua morte e ressurreição. a morte de Cristo é o motivo a nossa eterna salvação. se não fosse o filho de Deus assumir o nossos lugar e pagar o alto preço pelo nossos pecados, estaríamos perdidos. Mas Jesus se manifestou para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. É muito bom saber que temos um Deus que sabe o que se passa conosco! Portanto, “agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus” (Rm 8.1). Você não precisa mais se sentir culpado por nada. agora você tem um advogado junto do Pai e Ele está à sua disposição para ajudá-lo a vencer qualquer pecado.
Há muitos adolescentes em nossas igrejas que não se sente perdoados por Deus, talvez pelas coisas erradas que já conheceram tão cedo. Mas a palavra do Altíssimo nos ensina que o sangue de Jesus Cristo nos purifica de toda injustiça (1 Jo 1.9). creia que você já foi perdoado por alguém que levou a culpa dos pecados em seu lugar. Seja o imitador dEle e siga as suas pegadas. Fazendo assim, você nunca se sem tirar sozinho EBD – 1° Trimestre 2020 – ADOLESCENTES – Lição 1 – A Imagem do Deus Invisível – CPAD
Recapitulando
Jesus é a imagem visível do Deus invisível. Um Deus que não se mostrou distante dos homens, mesmo quando estes pecaram e se distanciaram do seu amor.
Conhecendo bem as limitações humanas, o Pai proveu o meio pelo qual os homens pudessem tornar a se relacionar em comunhão com Ele. o pai enviou o seu único filho ao seu mundo para entregá-lo como sacrifício em favor dos homens. Mesmo tendo a natureza Divina, o filho de Deus assumiu a semelhança da carne e se humilhou a condição de ser um servo sofredor, mas obediente até a morte de cruz. Ele é plenamente Deus, mas também plenamente homem!
O Senhor Jesus está à destra do Pai intercedendo pelos homens, visto que conhece intimamente o que se passa no coração de cada um. seu exemplo nos leva a perceber que não estamos perdidos, mas a um Deus no céus que sabe o que se passa aqui na terra. Seu filho sofreu para nos dar o exemplo de que, mesmo limitados, podemos sempre contar com a sua presença para nos ajudar a vencer o pecado e o glorificarmos como filhos obedientes e fiéis seguidores da sua palavra.
Refletindo
- Você já se perguntou como Cristo poderia existir antes da fundação do mundo?
R: a ideia é de que o aluno reflita sobre a onisciência de Deus. Este já sabia que o homem após ser criado cairia em pecado, ficando sujeito a perdição eterna. Por essa razão, Ele preparou um caminho de salvação para a humanidade, pelo qual, o homem seria reconciliado com Deus.
- Você se considera um servo obediente e submisso à vontade de Deus?
R: Resposta Pessoal
- Você tem conversado com Deus sobre as coisas que se passam no seu coração?
- Resposta Pessoal
EBD – 1° Trimestre 2020 – ADOLESCENTES – Lição 1 – A Imagem do Deus Invisível – CPAD