Esboço de Pregação Impactante em Números 11:1-3 – Tema: “Fujam Das Murmurações” [ Só aqui você encontra os melhores Esboço de Pregação ]
Fujam Das Murmurações
Texto Base: Números 11:1-3 ” E aconteceu que, queixou-se o povo falando o que era mal aos ouvidos do SENHOR; e ouvindo o SENHOR a sua ira se acendeu; e o fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial. Então o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao Senhor, e o fogo se apagou. Pelo que chamou aquele lugar Taberá, porquanto o fogo do Senhor se acendera entre eles.
Objetivo
Não Sermos Murmuradores.
Introdução
Existem pessoas que nunca estão contentes com nada. Toda hora é hora para murmurar!
a) Se chove reclamam porque gostariam de ver o sol, se faz sol reclamam porque gostariam de ter chuva.
b) Se estão empregadas reclamam do trabalho, se estão desempregadas reclamam da falta de emprego.
c) Se estão a pé reclamam que não têm carro, se tem carro reclamam que tem que conservá-lo.
d) Se estão sós reclamam da solidão, se estão acompanhadas reclamam do companheiro.
Não tem jeito, para o murmurador, qualquer situação é propícia para a murmuração. O que muitos murmuradores ainda não perceberam é que a murmuração age contra eles mesmos, pois ninguém suporta o murmurador, além do que ela é pecado. Por isso, fujam das murmurações!
1- Elas podem surgir no meio do povo de Deus
1.2. Este pecado não é exclusividade daqueles que ainda não conhecem ao Senhor. Murmurações podem surgir no meio do povo de Deus.
1.3. Percebemos isto no texto que lemos (11:1a).
1.4. Percebemos isto em outros textos da Bíblia (Ex 16:2).
1.5. Percebemos isto no dia a dia da igreja (Apresentar alguns exemplos).
1.6. Fujam das murmurações, inclusive, porque elas contaminam, se alastram no meio do povo de Deus.
2- Elas são o resultado da ingratidão
2.1. O murmurador, ainda que não perceba, está demonstrando a sua ingratidão.
2.2. Os israelitas, nesta passagem, estavam mesmo enfrentando dificuldades, a região para onde foram levados era bastante carente, mas a situação de escravos da qual foram salvos era muito pior.
2.3. Reclamar da situação atual era demonstrar ingratidão àquele que os havia livrado.
2.4. Nós também sabemos de onde fomos tirados, sabemos que tudo o que temos e somos vem de Deus e se, mesmo assim, não paramos de murmurar, estamos agindo com pura ingratidão.
2.5. Fujam das murmurações, pois elas demonstram claramente uma atitude de ingratidão!
3- Elas provocam a ira de Deus
3.1. A Bíblia mostra que Deus demora em ficar irado (Na 1:3), mas chega a hora que fica (Vejam o que diz, ainda, neste texto de Números: “ouvindo-o o Senhor, acendeu-se lhe a ira” – 11:1b).
3.2. Uma das coisas que provoca a ira de Deus é a murmuração (Parece que nem Deus aguenta isto).
3.3. O murmurador é irritante, mal agradecido e mais cedo ou mais tarde vai receber o troco.
3.4. O povo de Israel, murmurando, acabou por provocar a ira de Deus para prejuízo dele mesmo.
3.5. Fujam das murmurações, pois não há nenhuma vantagem em provocar a ira de Deus. Costumamos dizer de forma positiva: se Deus é por nós quem será contra nós? Pensemos no contrário também: se Deus for contra nós quem será por nós? (É melhor não provocar a ira de Deus).
4- Elas podem trazer castigo sobre os murmuradores
4.1. A verdade é que devemos fugir das murmurações, pois elas podem trazer sobre nós o castigo.
4.2. Israel não ficou impune por ter murmurado, ou se queixado, aos ouvidos de Deus.
4.3. Fogo do Senhor ardeu entre eles e consumiu extremidades do acampamento (11:1c).
Explicar o que pode ser o fogo: Fogo literal ou alguma espécie de praga. Seja como for, foi algo terrível. Inclusive, deram àquele lugar o nome hebraico de Taberá (11:3), que significa incêndio.
4.4. Não é sensato murmurar diante de Deus isto pode trazer castigo sobre nós.
Conclusão
Nós, como povo de Deus, não podemos viver murmurando como se esta vida e tudo o que Ele nos dá não passasse de um fardo. Isto é tão negativo que irrita até Deus. Devemos sim, fugir das murmurações, e viver alegres e contentes com aquilo que Deus está nos dando. Sabemos do bom futuro que nos aguarda e não temos motivos reais para continuarmos a murmurar. Se assim temos agido é hora de pedirmos perdão e mudar de vida, para o nosso próprio bem e para o bom desenvolvimento do Reino de Deus.
Só AQUI você encontra os melhores esboço de pregação impactante e esboço de pregação edificante sobre todos os temas, esboço de pregação expositiva, esboço de pregação textual, esboço de pregação temático, esboço para pregação, esboço de pregação motivacional, esboço de pregação sobre salvação, Esboço De Pregação, esboço de pregação sobre família, esboço de pregação sobre fé, esboço de pregação sobre libertação, esboço de pregação evangélica, esboço de pregação sobre Paulo, esboço de pregação para jovens, esboço de pregação sobre tempestade, estudo bíblico, estudo bíblico completo, estudo bíblico sobre fé, estudo bíblico para jovens, estudo bíblico evangélico, estudo bíblico online, temas para estudo bíblico, estudo bíblico grátis, sermão, sermões biblico, Esboço de Pregação Murmurações,
SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:
Lições Adultos – EDITORA BETEL
Esboço de Pregação Murmurações