EBD Editora Jovens Betel | 4° Trimestre De 2025 | TEMA: CARTA AOS ROMANOS – A Salvação pela Graça mediante a Fé | Escola Biblica Dominical | Lição 10: O amor fraternal
VERSÍCULO DO DIA
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros·. Rm 12.10
Texto de Referência: Rm 12.10-14; 1Ts 4.9
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Compreender o amor fraternal
Destacar que fomos separados para conviver em amor Fraternal
Reconhecer que Jesus ensinou o amor fraternal
VERDADE APLICADA
O amor fraterno é uma peculiaridade do caráter cristão que Identifica o discípulo de Cristo.
MOMENTO DE ORAÇÃO – Ore para que possamos viver e conviver segundo o padrão de amor com o qual fomos amados.
LEITURA SEMANAL
Seg | 1 Pe 3.8 Amem-se fraternalmente.
Ter | At 11.29,30 O socorro aos Irmãos necessitados.
Qua | 1Jo 4.11 Amando uns aos outros como Deus nos ama.
Qui | 1 Jo 3.218 O amor fraternal deve ser evidenciado.
Sex | 1Tt 4.9 Deus quer que amem uns aos outros com amor fraternal
Sáb | Hb13.1 O amor cristão deve ser praticado todos os dias.
INTRODUÇÃO
O Apóstolo Paulo exortou a Igreja de Roma sobre o amor fraternal, isto é, o amor entre irmãos, como em família: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal”, Rm 12.10. Com isso, aprendemos que a vida cristã inclui ter em nós a essência desse amor (1Ts 4.9), que se expressa de maneira sincera e familiar entre os irmãos. O amor fraternal não se limita às palavras, mas se revela em ações práticas de cuidado e apoio mútuo.
Ponto-Chave
“O cristão deve amar o próximo como a si mesmo, valorizando e honrando as pessoas e refletindo a Humildade de Cristo. Isso se refere, por exemplo, a ouvir com atenção; ceder, em vez de insistir em ter razão; reconhecer o valor alheio e assim por diante.”
1- O AMOR FRATERNAL
A expressão “amor fraternal” traduz o termo grego philadelphia (φιλαδελφία), que literalmente significa “amor de irmãos. O Apóstolo Paulo exemplificou esse tipo de amor ao falar sobre as Igrejas da Macedônia e da Acaia, que foram instrumentos de Deus ao ajudar os crentes necessitados de Jerusalém. Aquelas Igrejas evidenciaram seu amor pelos irmãos, o tipo de amor philos, que transmite afeição e companheirismo a quem queremos bem.
1.1. Perseverando no amor fraternal. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal…”, Rm 12.10a. Esse texto transcende a postura cristã no que tange ao cuidado, ao amor recíproco sem hipocrisia. Jesus nos ensina a seguir Seu exemplo: amem como Eu vos amei (Jo 13.34). Respeito e consideração são pilares relevantes para uma convivência saudável. Nesse aspecto, o cristão refletirá o amor que reside no seu interior, pois somos Templos de um Deus de amor.
1.2. O amor nos torna parecidos com Cristo. Na Carta aos Romanos, Paulo nos apresenta a base bíblica do chamado para sermos semelhantes a Cristo (Rm 8.29). Amar o próximo segundo os padrões bíblicos, amor philos, nos torna parecidos com Cristo, que nos amou incondicionalmente (Rm 5.8). E, para nos assemelhar a Cristo, é necessário andar em santificação. À medida que o Espírito do Senhor trabalha em nossa vida, somos transformados de glória em glória (2Co 3.18).
Refletindo
O amor entre os irmãos deve ser fraternal, cordial, afetuoso, que pertence ao coração. Amar o próximo é repartir o que temos, não dar tudo que temos.” Bispo Abner Ferreira
2- CHAMADOS A UMA VIDA FRATERNAL
Em um mundo cada vez mais individualista e egocêntrico, os cristãos são chamados a viver em amor fraternal (1Ts 4.9), ajustando laços afetivos e altruístas em suas relações interpessoais.
2.1. Não devam nada, a não ser o amor. Para o apóstolo Paulo, o cristão só deve ter uma dívida: o amor (Rm 13.8). Paulo faz uma afirmação lógica ao dizer que o amor é uma dívida que não cessa. Na prática, isso significa viver livre de compromissos que escravizam, mas sempre comprometidos em mostrar bondade, generosidade e cuidado ao outro, como uma expressão natural da fé. Esse amor não é um fardo, mas uma responsabilidade perpétua e alegre, que reflete o caráter de Deus.
2.2. O amor socorre os necessitados. O amor, a compaixão e o serviço andam de mãos dadas. A fim de socorrer os irmãos necessitados em Jerusalém, Paulo organizou uma coleta com os crentes da Macedônia e da Acaia. Essa iniciativa demonstra quão generosos e solidários eram os irmãos da Igreja Primitiva (Rm 15.26), vivendo de fato o Evangelho de Cristo, cuja base está firmada no amor (1Jo 4.7).
3- JESUS ENSINOU O AMOR FRATERNAL
Jesus ensinou o amor fraternal tanto por meio de Suas palavras quanto de Seus exemplos. “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”, Jo 15.12. Jesus estabeleceu o amor fraternal como um sinal distintivo de Seus seguidores. Ele próprio ensinou e viveu esse amor quando se entregou na cruz, o maior exemplo de amor pelos outros (Jo 15.13).
3.1. A Igreja Primitiva praticou o amor fraternal. Na Igreja Primitiva, a comunhão estimulava o exercício do amor fraternal. Entre os irmãos, não havia necessidade, pois os que tinham bens os vendiam e levavam o dinheiro para os Apóstolos (At 4.34). A fraternidade os unia. “Paulo cita vários Mandamentos do AT acerca da responsabilidade para com os outros, todos eles resumidos no Mandamento de Levítico 19.18: Ame o seu próximo como você ama a si mesmo” (Bíblia de Estudo NAA. SP: SBB, 2021, p.2066).
3.2. O amor fraternal hoje. O autor da Carta aos Hebreus nos exorta: “Permaneça o amor fraternal”, Hb 13.1. Portanto, o amor entre os irmãos deve permanecer em nosso meio até a volta de Jesus Cristo. O amor fraternal, amor philos, contribui para o companheirismo entre os servos de Deus, mas também para a generosidade de uns com os outros. Ainda hoje, as palavras do Apóstolo Paulo ressoam como um apelo ao amor que deve existir entre os crentes: “Amai–vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal”, Rm 12.10.
SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Os gentios tinham um apreço especial pelos Irmãos judeus de Jerusalém, e Paulo pensava nesta contribuição como demonstração de amor (Rm 15.31). Os irmãos, mesmo que estivessem passando pela prova da pobreza, contribuíram com alegria (2Co 8.2.3). […] Em Atos 2.44,45 e 4.32, vemos a atitude básica dos primeiros cristãos. Eles colocaram os fundamentos para a grande obra social da Igreja. Dessa maneira, a Igreja aprendeu vários métodos de contribuição (1Co 16.1,2). A Igreja Primitiva socorria os necessitados por meio do serviço dos diáconos (At 6.1-3), deixando para nós um grande exemplo. Os Apóstolos praticavam o amor distribuindo as ofertas entre os mais pobres da comunidade (At 6.1,2). Hoje, podemos continuar a grande prática do amor servindo os irmãos (1Jo 3.17,18), porque nisso consiste o verdadeiro amor. (Pr. Reginaldo S. Xavier. Revista Betel Dominical. 1º Trimestre de 2001. L.12.).
CONCLUSÃO
O amor fraternal ensinado por Jesus é o fundamento que sustenta a comunidade cristã, promovendo unidade, apoio mútuo e serviço desinteressado. Ele nos chama a viver além do egoísmo, priorizando o bem do próximo (Rm 13.8,9). O amor fraternal se manifesta em gestos concretos de cuidado e sacrifício, revelando ao mundo a presença transformadora de Cristo em nosso meio. Esse tipo de amor é mais que uma virtude, é a expressão viva do Evangelho, que nos conecta uns aos outros e ao coração do Pai
Complementando
O amor fraternal ensinado e exemplificado por Jesus, é a essência da vida cristã, unindo os crentes em uma comunhão marcada por cuidado, humildade e generosidade. Mais do que um sentimento é uma escolha ativa de servir ao próximo, refletindo o amor sacrificial de Cristo. Seja nas palavras de Paulo aos romanos (Rm 12.10) ou na prática de compartilhar com os necessitados (Rm 15.26), esse amor é o testemunho vivo da fé, cumprindo o Mandamento de amar assim como Cristo nos amou.
Eu ensinei que:
Jesus ensinou o amor fraternal tanto por meio de Suas palavras quanto por meio de Seus exemplos
Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você. Ajude-nos 🙏 Se desejar apoiar nosso trabalho e nos ajudar a manter o conteúdo exclusivo e edificante, você pode fazer uma contribuição voluntária via Pix: 346.994.088.69 (CPF) Seja um parceiro desta obra “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” Lucas 6:38
SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL: