EBD – Lição 12: Os Amigos e Cooperadores de Paulo | 3° Trimestre de 2024 | ADOLESCENTES

EBD Adolescentes | 3° Trimestre De 2024 | Tema: Apóstolo Paulo – Um Grande Missionário | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 12: Os Amigos e Cooperadores de Paulo

LEITURA BÍBLICA

A MENSAGEM

Devocional

Segunda » Rt 1.16,17
Terça » 1 Sm 20.16,17
Quarta » 2 Rs 2.1,2
Quinta » Pv 18.24
Sexta » Jo 15.15
Sábado » Rm 12.10

Objetivos

APRESENTAR os amigos e ajudantes de Paulo;
EXPLICAR que Paulo fez amigos em diversas cidades diferentes,
DEMONSTRAR que tanto os homens quanto as mulheres colaboraram muito para o crescimento da obra de Deus.

Ei Professor!

Ponto de Partida

Vamos Descobrir

Nesta lição, veremos mais informações sobre alguns dos amigos e conhecidos do Apóstolo Paulo. Eles eram homens e mulheres que contribuíram para o estabelecimento das primeiras igrejas cristãs. A Bíblia não informa detalhes de todos, mas poderemos ter uma ideia de quem eles eram, o que faziam e onde encontraram Paulo.

Hora de Aprender

O livro de Atos dos Apóstolos e as cartas paulinas mencionam muitas pessoas que Paulo foi conhecendo e encontrando ao longo do seu ministério. Algumas delas se tornaram companheiras até o final de sua vida, enquanto alguns nomes aparecem só uma vez.

I – OS HOMENS

A Bíblia cita diversos irmãos que colaboraram com o ministério de Paulo e o apoiaram em momentos difíceis. Destacamos para este estudo apenas sete cooperadores:

TIMÓTEO
Era um jovem de Listra, filho de mãe judia e pai gentio (At 16.1). Paulo o encontrou durante a segunda viagem missionária e rapidamente Timóteo tornou-se seu discípulo (At 16.2,3). Timóteo era dedicado e disposto a aprender. Ele ajudou Paulo até o final do seu ministério (Rm 16.21). O Apóstolo escreveu duas cartas para ele, onde podemos perceber uma forte mentoria e uma profunda confiança (1 Tm 1.1; 2 Tm 1.1). Timóteo, ainda hoje, serve de motivação para os jovens persistirem na vocação ministerial (1 Tm 4.12).

TITO
Como Lucas, Tito também não era judeu, mas grego (Gl 2.3). Paulo escreveu uma carta para ele. Apesar do seu relevante trabalho na equipe de Paulo (2 Co 8.16), seu nome não aparece no livro de Atos, somente nas cartas de 2 Coríntios, Gálatas e a que leva o seu nome. Mais tarde, Paulo o escolheu para organizar a igreja dos cretenses (Tt 1.5).

FILEMON
A igreja em Colossos começou, provavelmente, na casa de Filemom (Fm 1). Ele era dono de um escravo chamado Onésimo, que fugiu. Onésimo falhou com seu senhor, então Paulo, sendo amigo dos dois, encaminhou a reconciliação, através de sua carta (Fm 10-12). Através da história deles, vemos que a base do perdão é o amor, e esse é o modelo de comunhão entre os irmãos e irmãs (Fm 15,16).

TÍQUICO
Não temos muitas informações sobre esse amigo de Paulo. É descrito como “querido irmão e fiel servo no trabalho do Senhor” (Ef 6.21). Ele é mencionado diversas vezes, porque viajava com o Apóstolo e levava suas cartas e mensagens (At 20.4, CL 4.7, 2 Tm 4.12).

I- AUXÍLIO TEOLÓGICO

II – AS MULHERES

Diversas mulheres são mencionadas no livro de Atos e nas cartas de Paulo. De algumas não temos detalhes, só os nomes, tais como: Cláudia (2 Tm 4.21), Ninfa (Cl 4.15), Júnia, Trifena, Trifosa e Pérside (Rm 16.7,12). Lucas também destaca as mulheres da alta sociedade, que se converteram em Tessalônica e Beréia (At 17.4,12). Isso é o suficiente para notarmos que as mulheres foram atuantes nas primeiras igrejas cristãs. Elas foram alcançadas pela poderosa pregação do Evangelho e creram no Senhor Jesus. Da mesma forma que as mulheres apareceram no ministério de Jesus (Lc 8.1-3;At 1.14), elas continuaram servindo a Deus depois da ressurreição. Dentre todas as irmãs que se converteram e cooperaram com o ministério do Apóstolo Paulo, destacamos três:

DAMARES
O contato com ela aconteceu durante a segunda viagem missionária, no Areópago de Atenas. Ela ouviu o discurso de Paulo, em Atenas, e creu no Evangelho (At 17.34). Isso mostra que ela fazia parte da elite intelectual daquela geração e se tornou um membro do grupo de cristãos em Atenas.

FEBE
Ela cooperou com o Apóstolo Paulo em Cencreia, uma cidade portuária da região de Corinto. Ela também foi a portadora da Epístola aos Romanos. A irmã Febe hospedou em sua casa, tanto a Paulo, como a muitos outros obreiros do Senhor. O Apóstolo recomendou que os cristãos romanos a recebessem como alguém de confiança (Rm 16.2).

AUXÍLIO TEOLÓGICO

“A primeira questão dos assuntos finais de Paulo [na Carta aos Romanos] é recomendar Febe, a mulher que está Levando esta carta a Roma (não havia sistema de correios públicos). Presumivelmente, Febe apanhará a carta de Paulo em trânsito por Corinto […]. A recomendação de Paulo é importante porque abre as portas da hospitalidade e comunhão cristã para ela, o que também mitigará os perigos que confrontam uma mulher que viaja sozinha […]. Febe também é identificada como ‘protetora’ (ARA; a RC: ‘tem hospedado’), quer dizer, pessoas de certos haveres [recursos] que ofereciam influência e recursos financeiros a outros […]. Como protetora em Cencréia, seu trabalho beneficiou os crentes locais e os cristãos que viajavam por aquele porto corinto, inclusive o próprio apóstolo” (ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. Vol. 2. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.115).

III – O CASAL MISSIONÁRIO

O casal Áquila e Priscila foi expulso de Roma. O imperador Cláudio expulsou os judeus de Roma e, por isso, este casal foi para Corinto (At 18.2). Áquila e Priscila eram judeus e fazedores de barracas, como Paulo (At 18.3). Conheceram o Apóstolo e o acolheram em sua casa. Acompanharam Paulo em sua viagem e se tornaram membros atuantes na Igreja em Éfeso (At 18.19). Essa experiência de Paulo e do casal Áquila e Priscila é importante e influencia a obra missionária ainda hoje. Muitos fazem a obra no campo missionário se utilizando de sua profissão. Ou seja, pelo trabalho, comunicam o Evangelho às pessoas com as quais estão envolvidos.

III- AUXÍLIO DIDÁTICO

O ofício de fazer tendas “pode significar o tecer do tecido da tenda, a partir do pelo de cabras, ou significar o corte e a costura das tendas. É provável que esta última opção seja o que Paulo, Priscila e Áquila faziam. A província de Paulo, Cilícia, era famosa pelos tecidos de pelos de cabra, chamados cilicium, que eram usados na fabricação de tendas’’ (BEERS, V. Gilbert. Viaje através da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 382).

CONCLUSÃO

Paulo foi um grande missionário e impactou a vida de muitos. Foram muitas as pessoas que tiveram contato com o Apóstolo. Algumas se encontraram com Jesus pela sua pregação, outras se tornaram líderes, outras o acompanharam até o final de sua vida. Paulo é um exemplo para nós de como ser um bom amigo e construir relacionamentos sólidos com os irmãos em Cristo.

Gostou Do site? Ajude-Nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra.
( Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )

VAMOS PRATICAR

1- Correlacione as colunas:

a. Escreveu o livro de Atos.
b. Homem bom, que nasceu em Chipre.
c. Foi preso e chicoteado com Paulo, em Filipos.
d. Vendedora em Filipos.
(d) Lídia
(b) Barnabé
(a) Lucas
(c) Silas

2- Quais os nomes dos dois homens que Paulo ajudou na reconciliação?

( ) Apoio e Áquila.
( ) Barnabé e João Marcos.
(X) Filemom e Onésimo.
( ) Lucas e Timóteo.

3- Qual dos companheiros de Paulo não foi mencionado no livro de Atos, mas somente nas cartas?

( ) Timóteo
( ) Tíquico
(X)Tito
( ) Aristarco

Pense Nisso

Paulo construiu uma grande rede de relacionamento mesmo sem ter celular ou computador. Dá para imaginar uma coisa dessas?! E você, qual é a base das suas amizades? O que você faz para preservar seu relacionamento com as pessoas? Fortaleça sua amizade com as pessoas que compartilham da mesma fé que você.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL: